Pages

quinta-feira, janeiro 31, 2008

Vamos correr mulherada!!!


Mês de março, temos um dia especial para nós mulheres! E neste ano teremos uma corrida para este dia: Corrida para mulheres - CIRCUITO VÊNUS.

O Circuito Vênus contará com três etapas. A primeira será dia 09 de março em São Paulo. A segunda dia 21 de setembro no Rio e a última etapa novamente em Sampa, no dia 16 de novembro.

Eu já tive oportunidade de participar de uma prova só para mulheres. Foi a Tribuna Feminina no Guarujá em 2006. Ótimo percurso e excelente organização. Uma prova verdadeiramente "Cor-de-Rosa"... Foi minha última prova antes do Pedro nascer. Eu estava com 5 meses de gravidez.

Acredito que embora seja a primeira edição desta prova, será uma corrida que atrairá muito a mulherada, justamente por ser uma prova especial.

Desta vez os homens ficarão de platéia. A não ser que resolvam colocar uma peruca e uma saia... Mas tenho certeza que assistir uma prova dessa valerá muito mais a pena! Afinal uma corrida "cheirosa e charmosa" não acontece todo dia!

Maratona é coisa de Forrest Gump

Pleno verão e o dia todo fechado. Embora eu não seja muito fã do calor, tempo chuvoso também não faz muito meu tipo, ainda mais nas férias. Estou prestes a voltar a trabalhar e pelo jeito vou voltar com mais cara de papel do que sai. Acho que o Sr. Sol resolveu tirar férias junto comigo!

Tudo bem que não tinha planos de viajar, mas sei lá... até que eu poderia fazer um bate volta no litoral, só para voltar com um "ar de saúde"... Mas até agora, não teve um dia que o sol quis colaborar comigo.

Tudo bem... Pelo menos para treinar é bem melhor assim. O treino é mais proveitoso e menos desgastante.

Ontem, estava conversando com a Karina (é ela na fota, juntamente comigo e com o Pedroca), uma amiga do trabalho e ela me perguntou. "Jacke, você continua treinando todo dia? Mesmo nesta chuva?!". "Sim", disse eu. "Faça chuva ou faça sol, eu preciso me preparar para a maratona".

"Pessoas de fora", sempre nos acham loucos. Outro dia mesmo, eu conversando com essa mesma amiga, ela me perguntou: "Jacke, quantos quilômetros tem uma maratona?". "42 Km." respondi.

Começa aí. A maioria das "pessoas de fora", não sabem quantos quilômetros tem uma maratona. Aliás, quantas vezes ouvi pessoas perguntarem: "Quantos quilômetros tem a MARATONA SÃO SILVESTRE?".

Para nós é engraçado ouvir isso. Não que seja vergonha não saber este tipo de informação.
Eu mesma não sabia de nada disso, antes de me interessar por corrida. A gente aprende, procura informação do que nos interessa. Ou por acaso isso é algo que aprendemos na escola? Pelo menos eu não aprendi ou então faltei nesta aula.

Enfim... depois da surpresa da Karina ela me faz outra pergunta: "Minha nossa Jacke, em quanto tempo você correrá 42km?". "Ainda não sei Ka, mas é bem certo que correrei para mais de 4horas".

Ela não se conformou... Disse: "Como uma pessoa fica correndo mais de 4 horas seguida". Nesta hora me senti uma verdadeira Forrest Gump...

Fiquei pensando no que ela me disse e achei totalmente cabível ela achar tal situação "extraordinária". Eu tenho certeza que se não tivesse "neste meio" também ficaria admirada.

Não preciso ir tão longe. Quando pessoas me diziam que já correram uma maratona eu achava um completo absurdo. Pensava: "para que tudo isso? Só louco faz isso".

Há menos de um ano atrás, uma maratona era algo que jamais pensava em fazer, mesmo já considerando a corrida uma paixão.

Agora, aqui estou eu. Na maior expectativa para conseguir concluir minha primeira maratona. Sem preocupação de tempo. De primeiro momento tempo não é tão importante. O meu ponto fundamental é concluir os 42 km! E de preferência INTEIRA...

Podem me chamar de louca, do que quiserem, mas este é um desafio que em breve irei conquistar!

quarta-feira, janeiro 30, 2008

GOOGLE ANALITICS

Vocês conhecem, ou já ouviram falar do GOOGLE ANALYTICS? Até ontem eu nunca tinha ouvido falar.

Como uma boa Estatística, não poderia deixar de fazer propaganda desta interessante ferramenta que gera várias informações, estatísticas, em forma de relatórios, sobre os visitantes do seu blog ou site.

Eu sei muito pouco sobre os relatórios que são gerados, mas algumas das coisas que já vi que conseguimos verificar é quantas pessoas acessam o site, o local do visitante (país, cidade), tempo de visita ... até o tipo de navegador que o visitante está utilizando você consegue ver no relatório!

Achei um sucesso... E para utilizá-lo é super simples. Basta preencher um formulário no site e em seguida copiar o código que é gerado. Cole este código na estrutura do seu site e pronto. Em 24hs você já poderá acessar os relatórios. É bem simples mesmo, qualquer dúvida o próprio google explica o procedimento.

Bons treinos!!!

terça-feira, janeiro 29, 2008

Simples atitutes... Ótimos resultados...

Dormir... é algo que não tenho problemas. Toda vida fui de dormir cedo e acordar cedo. Aliás, sempre fui muito mais dorminhoca do que baladeira.

São raros os dias que próximo das 22:00 hrs eu já não esteja na cama, ou pelo menos me preparando para ir.

Uma boa noite de sono é fundamental para "recarregarmos as baterias". Embora muitos de nós procuramos ter uma boa qualidade de vida, é fácil encontrar muita gente com "a bateria arriada".

Quantas vezes ouço pessoas me dizer: "Nossa Jacke, isso é coisa de velha. Velho é que dorme com as galinhas!". É verdade, eu durmo com as galinhas sim!

Mas acredito que eles mal sabem, que quando dormimos, nosso organismo produz os hormônios do crescimento que proporcionam o rejuvenescimento e a renovação celular. Podemos concluir que, as pessoas que não dormem bem ENVELHECEM MAIS DEPRESSA.

Claro, se eu tivesse condições de dormir mais tarde e acordar mais tarde, ótimo! Mas minha vida é como a da maioria das pessoas. Logo cedo já tenho inúmeras responsabilidades, portanto, para que eu possa ter no mínimo 7 à 8 hrs de sono, eu preciso dormir cedo.

Vejam pelas crianças. Tenho dois exemplos em casa: Clara e Pedro. Tem uma energia foram do comum. Não param um minuto. Usam baterias alcalinas recarregáveis. E por que são assim? Por que dormem bem. Quando "a bateria" começa arriar, eles sabem como deixá-las novinha em folha.

E para nós corredores, que temos objetivo de melhorar o desempenho num treino ou numa prova, entre muitas coisas, dormir é fundamental. O sono no caso dos atletas, não se restringe somente ao caráter recuperativo, mas também a assimilação do organismo do atleta ao treinamento. É durante esse processo que o corpo realiza as adaptaões necessárias para que haja a melhora no condicionamento. Sem descanso, não há melhora.

Bons sonhos!

domingo, janeiro 27, 2008

CONCENTRAÇÃO É FUNDAMENTAL

5:30 da manhã, levantei da cama, fui para sala e quem encontro? Minha amiga Fê, que dormiu em casa, já prontinha da Silva para a prova.

A ansiedade de ir logo para prova era tanta que ela mal conseguiu tomar café. Aliás, ela não quis comer nada (loucura total, não façam isso).

Eu me aprontei, tomei café e lá fomos nós para a prova. Chegamos mais tarde do que o previsto na concentração, pois para variar acabei passando ponte que dá acesso para local da prova. Mesmo assim conseguimos chegar com horário folgado para a prova.


Retirada de chip e número de peito tranquilo, padrão de toda prova Corpore.

Participei do alongamento (bem franquinho, diga-se de passagem) da organização da Corpore. Pois bem, já acostumei com os alongamentos caprichados da professora Mônica.

Fui para a largada e às 8hs em ponto deu-se a largada.


Fiz o que tinha proposto fazer, me concentrar. Prestar atenção na minha respiração, passadas e movimentos. E não é que deu certo? Teve momentos que acabava me distraindo, mas assim que percebia, voltava para o foco.

Entre o 4°km e 5°km tinha um corredor que não parava de falar. Esse não teve como não prestar atenção. Dizia sobre o "poder da mente". Foi engraçado ouvir ele dizer: "Eu sempre trabalho minha mente, para mim nunca falta dinheiro". Outro corredor ouviu e gritou: "Então dá um pouco pra mim".

Aproveitei e usei o "poder da minha mente", tirei o foco daquele papo e acelerei para sair de perto daquilo que estava me desconcentrando.

Faltando menos de 1km, recebo um incentivo, ouço alguém dizer: "Vamos Jackelyne, falta menos de 1km". Não era o meu relógio mega ultra master, viu amigo Portuga, rs... Era o Nilton, da RFL que também estava na prova.

Aquilo me deu mais animo, pois realmente faltava pouco para completar o último quilômetro. Olhei para frente e apertei o passo para o sprint final e concluí a prova em 37'59''. Embora alto, este foi o meu melhor tempo até hoje. Tudo bem que não foram 10km, mas já percebi que tenho como melhorar e de qualquer forma, cumpri minha meta com 1 minuto de folga.

Óbvio que o clima, o percurso foram propícios para isso, mas eu tenho certeza que o mais fundamental foi ter conseguido dar mais atenção em mim durante a prova.

Quero parabenizar a Fer (é ela aí do lado), que também conseguiu melhorar seu tempo, que por sinal foi bem melhor que do meu. Conseguiu fechar os 7km em 32'28'' e ficou em 9° lugar em sua categoria. PARABÉNS QUERIDA!!! Quando eu crescer quero ser como você!

MINHA CLASSIFICAÇÃO:
GERAL: 1836/4209
SEXO: 191/1088
FAIXA: 31/225
RITMO: 5:25

sábado, janeiro 26, 2008

Seguindo os passos dos mestres

Ontem lendo o blog da RFL, achei muito interessante quando o professor Wanderlei mencionou o seguinte: "Todos tiveram o mesmo tempo para começar a correr. Agora o tempo de chegada é proporcional ao tempo que você se dedicou aos treinos."

Pois bem. Na vida nada vem de graça. Tudo tem seu preço. Não tem jeito, estou até sendo repetitiva, mas é preciso disciplina e dedicação. Mais ainda, MUITA CONCENTRAÇÃO!

Amanhã, irei participar da minha segunda prova do ano. Estou inscrita nesta prova desde o ínicio de dezembro. Ela não está na minha planilha de treino, mas a farei. Teoricamente teria 10km para percorrer num ritmo mais tranquilo. Pensei em completar a prova e correr mais 3km para que o treino fosse completo. Mas conversei com a prof. Mônica e ela recomendou que eu apenas concluisse a prova e nada mais.

Nesta prova quero aproveitar para trabalhar a concentração e prestar atenção nas minhas passadas, nos meus movimentos e não nos dos outros.

Minhas próximas provas deverão acontecer somente quando estabelecidas em minhas planilhas. Este ano serei mais ponderada nas provas. Não que eu não goste. Eu adoro participar de provas. Basta olhar o passado do meu blog. De quantas provas participei. Confesso que minha vontade é estar todo final de semana participando de alguma prova, seja ela de 5, 10 ou 15km.

Mas agora estou mais "consciente", estou aprendendo muita coisa e quero fazer tudo direitinho para chegar bem na maratona. Este o objetivo deste semestre.

O importante é fazer bem, mas sempre como muito prazer... como sempre fiz... correr é um prazer extremo para mim. É algo que me deixa em paz, de bem comigo, de corpo e alma.

META PARA A PROVA: 39 minutos

sexta-feira, janeiro 25, 2008

TROFÉU CIDADE SÃO PAULO

25 de janeiro

Troféu Cidade São Paulo. Primeira prova do ano. Primeira prova com a Run for Life. Estamos no início de tudo... ano novo, vida nova.

Hoje iniciei uma prova muito bem, como nunca tinha iniciado antes. Com um belíssimo alongamento e aquecimento.

Fui para largada por volta das 7:45. Procurei o perdido do Harry, mas nada. Achei que ia ter um marcador de ritmo particular... um incentivo para me arrastar, rs. Mas não foi desta vez.

Acabei ficando bem atrás.. na muvuca. Como sempre.

Mas teve suas vantagens. Encontrei várias pessoas que adoro: Nadais, PA, Fernandinha, Marco Antônio, Mayumi... E claro.. rolou muita risada antes de começarmos a correr. Uma das piadinhas antes da prova foi a gozação do Mr. Nadais com o meu pequeno trambolho, meu pequeno reloginho...

Ganhei um FORERUNNER, um relógio com gps e estreei hoje. Papos do Nadais: "Olha o relógio desta menina. Você aperta o botão e sai água. Aperta o outro e sai o gel. O relógio ainda incentiva: Vai Jacke!" Para completar o Laércio diz: "E no final o relógio bate palmas pelo término da prova".

Só sei que me divirto muito.

Início da prova. Depois de aproximadamente 5 minutos consegui passar no tapete da largada. Tentei manter um ritmo constante, mas as subidas são um tormento. Mesmo assim tentei lembrar dos treinos em rampas ensinados pelo prof. Wanderlei. E achei que funcionaram bem. Realmente o trabalho dos braços em subidas são muito importantes.

Nesta prova me dei conta que não me concentro quando corro. Eu começo olhar muito a minha volta: as pessoas correndo, as conversas. Talvez não haja concentração da minha parte por que sou lenta. Ou será que sou lenta porque não me concentro, rs? Só sei que quando percebo, estou correndo no ritmo da pessoa do meu lado.

Enfim, tenho uma lição de casa: APRENDER ME CONCENTRAR!

Depois de muitos sobes e desces (eita percurso chatinho), cheguei no 9km. Sempre quando falta pouco para acabar uma prova me dá um desgaste. Deve ser mais psicológico do que físico. Mas neste momento procurei me concentrar para conseguir atingir minha meta.

Faltando 200 metros para terminar a prova apertei bem o passo e fechei a prova com 57'13". Missão cumprida, quero dizer, quase cumprida. Precisava ter diminuido 13 segundos... Fico devendo para uma próxima prova. Estarei melhor preparada e mais concentrada!

Hoje foi dia de recorde pessoal da minha amiga blogueira Yara... Conseguiu fechar em 53 minutos. Parabéns amiga. Daqui a pouco estará nos tão sonhados 50. SUCESSO GAROTA!


ORGANIZAÇÃO DA PROVA: Gostei muito. Retirada do kit tranquila e água gelada a cada 2 km
A única coisa é que poderia ter melhorado, é o que o Harry já postou algumas vezes no seu blog: entrega da medalha fora do saco plástico. É tediante recebê-lá desta maneira!

quarta-feira, janeiro 23, 2008

2008 - PROVA N°1

Depois de uma semana brigando com a Telefônica para consertar o problema da nossa conexão do Speedy, FINALMENTE estamos conectados novamente.

Sexta-feira, ANIVERSÁRIO DA NOSSA QUERIDA SÃO PAULO, participarei da minha primeira prova de 2008. São 10km, percorrendo a redondeza do parque do Ibirapuera. De verdade? Este é um dos percursos que menos gosto! Correr a 23 de maio, sem um pingo de sombra é bem exaustivo.

Ainda bem, que apesar do verão, o clima por aqui está bem ameno nesta semana. Se continuar assim será muito bom.

DESCOBERTAS:

Vocês acreditam que até duas semanas atrás eu acreditava ter pisada supinada? Pois bem. Lá estava eu, olhando preços de tênis pela internet e notei que existem pouquíssimos modelos de tênis para pisada supinada e muitos para pronadas. Logo pensei, no mínimo a maioria das pessoas tem pisada para dentro...

Resolvi ir numa loja especializada para ver os tênis pessoalmente. E lá fiz o teste, numa esteira, tudo bonitinho. E foi então que veio a descoberta! Descobri que 80% da população tem pisada pronada!!! E eu faço parte desta estatística.

O teste da pisada que eu havia feito há um tempão atrás, tinha identificado que eu tinha a pisada para fora. O teste não era tão preciso quanto este que fiz agora.

Enfim, fiquei feliz, pois assim tenho mais opções de modelos e preços para comprar tênis.

Nós corredores, bem sabemos que tênis não é nada barato. Então vou aproveitar para dar um dica! Fui na WORLD TENNIS esta semana e eles estão com bastante tênis em liquidação. Um ASICS GT2120 que custa R$399,00 na maioria das lojas (eu paguei isso há menos de duas semanas!), na World Tênis está R$199,00!

META PARA A PROVA N°1: 57 minutos
Bons treinos!

domingo, janeiro 20, 2008

Que saudades!!!

Que saudades de postar. Escrever aqui virou um vício, tanto quanto correr! Mas estou com problemas na internet de casa, (uso Speedy, dá-lhe porcaria de Telefônica!) desde terça-feira passada. E não tem previsão de volta.

Mas para matar a saudade de "blogar" e matar a saudades de vocês, estou na casa da minha mãe para não deixar o blog à merce das teias de aranha.

Vamos dar uma pincelada rápida sobre minha semana.

QUARTA-FEIRA

Foi o dia do teste dos 3.000m. É um teste realizado na pista de atletismo, onde precisamos percorrer 3km e dar o "melhor de si", ou seja, tentar fazer no menor tempo possível. Fechei os 3000m em 15'05'', equivalente a 5'02''min/km.

Sei que para muitos esse tempo pode ser "quase trotar". Mas para eu conseguir fechar esse tempo me custou muito. Fiquei bem esgotada, mas feliz com este resultado, pois nunca tinha conseguido correr nesta velocidade numa distância desta.

Passado uns minutos após o teste eu já estava bem recuperada (aliás, eu achava que estava). Somente no dia seguinte me dei conta que não estava recuperada coisa nenhuma, rs.

QUINTA-FEIRA

Fui para o parque do Ibirapuera pecorrer mais 10km. Não aguentei correr os 10. Estava extremamente cansada e com dores nas pernas. Sinceramente fiquei impressionada com isso, pois eu que achei que os treinos técnicos é que poderiam me deixar neste estado. Que nada! Mesmo com eles eu tenho acordado super disposta para treinar no dia seguinte.

Confesso que pensei em dar um cano no treino de quinta feira. Estava com sono, cansada e com preguiça...Tá pensando que a Jacke aqui é de ferro? Mero engano. Acho que esse foi o primeiro dia de treino para a maratona em que estava indisposta.

O que me fez levantar não foi pensar na maratona em si (que é um GRANDE motivo)... Graças ao meu amigo Paulo eu fui correr. No dia anterior, eu tinha combinado com ele de corremos juntos. E se eu furasse ia ficar muito chato.

Devido meu cansaço acabamos percorrendo apenas 9km. Antes 9 do que não ter ido...

SEXTA-FEIRA
Foi o dia da "YOGA RUN". Foi ótimo para relaxar. Tivemos uma "senhora" série de alongamentos (acredite se quiser, estou começando a gostar de alongamentos!!!) e depois 40 minutos de uma corrida bemmmmmm leve.

Para terminar, caminhamos 10 minutos descalços na grama. Acho que essa é a melhor parte!!

SÁBADO

Cheguei na USP e fui encontrar a equipe para iniciar os "longuinhos". Não achei ninguém. Já era 7hs e e decidi correr sozinha. Mas só de pensar que teria que correr 18k sozinha "me deu pânico". Correr longas distâncias sozinho é muito chato.

Então peguei o carro e comecei percorrer algumas ruas da USP, que já estavam cheias de corredores e ciclistas. Finalmente encontrei um pessoal da equipe correndo. Assim que consegui, parei o carro.

Encontrei a professora Mônica e corremos juntas cerca de 11km. MARAVILHA... Ela foi uma excelente companhia para correr. Depois, os 5km que faltaram eu corri sozinha. (Como não fiz os 16km na semana passada, a professora recomendou que eu fizesse apenas 16 para não sobrecarregar demais).

Nos dois últimos km eu já estava sentindo minhas pernas muito pesadas. Isso mostra como eu preciso ganhar resistência. Mas tudo bem. Estou treinando justamente para isso!

Agora a boa do dia: ESTOU DE FÉRIAS!!!

"No papel" já estava de férias desde o começo da semana passada. Mas como estamos com muito trabalho acumulado, fiquei mais uns dias para "dar uma mãozinha". Serão pouquíssimos dias de férias, mas o suficiente para descansar um pouco.

Uma maratona de beijos para vocês!!!! E ótimos treinos!!

terça-feira, janeiro 15, 2008

Os primeiros 10km de Tábata

Hoje o clima estava excelente para percorrer 10km. Às 6:15 da manhã, os termômetros marcavam em torno de 21º.

Mas ainda melhor que o clima foi a companhia adorável que tive para correr nesta manhã no parque do Ibirapuera. Harry, me desculpe, mas desta vez não estou falando de você (rs). Estou falando da Tábata, a Cocker linda do nosso amigo Harry, rs.

Pela primeira vez a Tábata correu 10km. E foi muito bem! Não fez feio não. Deu um show de disposição... uma verdadeira atleta de primeira linha!

Foram 10km tranquilos. Acho que tranquilo até demais. Completamos 10km em 1hora (6min/km).
Amanhã teremos um teste na pista para verificar qual o nosso atual nível técnico para aprimorar a qualidade do nosso treino e priorizar nossos objetivos.

Então preciso estar descansada para tentar dar o melhor de mim. Depois conto para vocês como foi.

Bom final de terça feira!

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Inscrição para maratona


As inscrições para a Maratona de Porto Alegre iniciam dia 02 de abril e vai até 10 de maio no site do Ativo.

Vamos treinar que já está aí!
-----------------------------------------------------------------------------------------
Fico muito chateada quando não cumpro "meus deveres". Não que treinar seja um dever. Eu faço porque gosto. Acho que se um dia correr for uma obrigação, algo que não me dê prazer de fazer, com certeza eu mudo de esporte. Enfim, estou feliz, pois hoje a rotina de treinos voltou ao normal.

Após o alongamento, fomos trotando até o parque do Ibirapuera e lá tivemos uma série de exercícios educativos.

Depois da série puxada, mas sempre muito divertida com a descoordenação do pessoal (inclusive minha, é claro!), fizemos tiros em rampa (50m). Foram 5 tiros.

Neste mês de janeiro os treinos estão focados em exercícios para correção da nossa "postura na corrida". A partir de fevereiro o treino será voltado mais para velocidade.

Achei bem interessante hoje o professor Wanderlei explicando a importância do trabalho dos braços na corrida. No momento dos tiros, realmente percebi a melhora da corrida quando bem trabalhado este movimento.

Em pouco tempo vejo que tenho aprendido bastante coisa. É bom ter um profissional bem de perto para corrigir nossos erros e "manias" que acostumamos fazer, muitas vezes sem perceber.

A cada treino conheço mais pessoas. A equipe é grande e cheia de pessoas divertidas, dispostas e amigas.

Amanhã é dia de 10km. VAMOS CORRER...

domingo, janeiro 13, 2008

Weekend - Sem treinos

SAUDADES DE CORRER... Correr longas distâncias. Esquecer de coisas ruins que aconteceram e pensar em coisas boas que irão acontecer.

Este final de semana eu fiquei em dívida comigo. Precisava ter corrido 16km e não o fiz. Não por falta de vontade, por falta de tempo ou por pura preguiça. Mas sim pelo fato de ser mãe.

Este final de semana ficamos em casa somente eu e o pequeno corredor. Meu braço direito, o Henrique viajou e não tive com quem deixar o Pedro para que eu pudesse treinar.

Eu até pensei em levantar bem cedinho, deixar o Pedro dormindo e ir treinar. Mas como o treino ia ser longo, não tive coragem de deixá-lo sozinho. Se tivesse ido, não teria acontecido nada, pois ele acordou tarde, mas é apenas um bebê e não tem como não se preocupar.

Outro dia estava conversando com minha amiga Yara e ela dizia. "Nós mães já fazemos uma verdadeira maratona para conseguir dar conta do trabalho, casa, filhos e ainda treinar. Não é fácil." E eu concordo plenamente com ela. Aí vem mais uma vez a história da disciplina.

O Henrique não gosta de correr e ponto. Isto é fato consumado. Mas sempre me apoiou e sempre me dá a maior força para que eu possa treinar.
Pois bem, é verdade, muitas vezes não dei valor a isso. Agora que estou tendo que pegar sério nos treinos é que me dou conta que sem sua ajuda não conseguiria fazer o que eu faço.

Enfim, amanhã a rotina volta ao normal e às 6hs da manhã estarei no Ibirapuera para mais um treino.

Aproveitando, vejam só a arte do pequeno corredor. Flagra que mereceu foto...


Boa semana à todos.

Relato de uma maratonista

Hoje vou deixar o relato da Cláudia Marchetti, uma amiga carioca que conheci no blog e que por acaso acabamos nos conhecendo pessoalmente num jantar de massas quando fui para a meia do Rio.

Este relato me motivou muito na decisão de fazer a Maratona. Mostra toda a dificuldade da preparação, mas mostra também a satisfação da "conclusão do projeto final".

Meu nome é Cláudia, tenho 47 anos. Em 2003 conheci meu marido, Marcius, Prof. de Educação Física e corredor. Na época eu corria pouco, meu objetivo era perder alguns quilos pois estava acima do peso. Marcius me mostrou um novo mundo, o “mundo das corridas de rua”, que nem imaginava que pudesse ser tão maravilhoso! A partir daí pus um objetivo em minha vida: Correr uma Maratona.

Minha primeira prova foi a Maratona de revezamento da Petrobras, onde corri 5,25km. No mesmo ano de 2003 corri minha primeira Meia-Maratona, junto com Marcius e Maria Bolinha, nossa cadela vira-lata que já havia corrido 4 Maratonas e mais de 20 Meias. Nesta altura dos acontecimentos meu treinamento já era bem puxado perto do que eu fazia anteriormente.

Em 2004 iniciei o treinamento para a Maratona do Rio, com seis meses de antecedência.

Foram dois meses de trabalho de base, seguidos de fartlek, tiros e muitos treinos longos, chegando até 32 km. Nestes seis meses acordava muito cedo, 5h já estava na rua treinando com Maria Bolinha e Marcius. Treinar para uma Maratona requer tempo, força de vontade, dedicação, muito suor, bolhas nos pés, perdas de unhas, fora as dores musculares. Depois de todo este treinamento veio a parte principal, o grande dia, vou correr minha 1ª Maratona!

Em 27 de junho de 2004, às 8h, foi dada a largada, com início no Recreio dos Bandeirantes e término no Aterro do Flamengo. Foi tudo muito emocionante, minha família torcendo no percurso. Os amigos também foram para dar uma força. Esta ajuda contou muito, é muito legal saber que as pessoas que você mais gosta estão ali para te prestigiar. Fiz todo o percurso ao lado do Marcius, completei a corrida em 4:40 e nem parecia que tinha corrido tanto. Estava tão feliz que nem parecia que tinha corrido tanto tempo! Em 2007, também corri a Maratona do Rio e hoje posso dizer que sou uma Maratonista!!!

----------------------------------------------------------------------------------------

Este tipo relato me motiva muito... fico feliz em ver relatos como este pois faz com que eu não desista da minha decisão.

Aproveitando este post, lembram que dias atrás eu comentava aqui sobre fazer uma maratona (ou meia) internacional?
São muitos lugares maravilhosos e a escolha fica difícil. Mas já tenho 4 lugares alvo... Vamos ver em qual eu acerto!!!


sexta-feira, janeiro 11, 2008

Início de dia BOM, Fim de dia RUIM

Comecei um dia excelente bem. Com treino relax, ou seja, para começar o dia com o pé direito.

Tudo correu muito bem. Tivemos um almoço super agradável numa churrascaria, despedida de um amigo que irá mudar de emprego. Tudo perfeito.

Tudo perfeito até a hora de eu voltar para casa.

Saí do trabalho por volta das 18hs e fui pegar meu carro que estava estacionado do outro lado da avenida da empresa que eu trabalho.

Acionei a chave do carro e vi que tinha deixado o carro aberto!!! Na hora pensei. "Minha nossa, que cabeça, esqueci de fechar a porta do carro!"

Mero engano. Eu tinha fechado a porta sim! Outra pessoa muito da sem vergonha que fez o favor de abrir e roubar meu rádio e tudo que eu tinha dentro do carro!

Na hora que abri a porta vi o painel do meu carro todo estourado. Na hora comecei a tremer. Sentei no banco e comecei a olhar. Meu carro estava "pelado". Ele está sempre cheio, bagunçado.

Abri o porta luva e não tinha nada... só papéis sem importância. Meus CD´s foram todos!!! TODOS!!! Não me conformo...Tinha até o meu CD de estimação do Roxette que eu adorava(o primeiro cd que comprei na vida, em 1995).

Aí pensei. Tá faltando mais coisa. Cadê minha mala com as minhas coisas da corrida? NÃO ACREDITO... Levaram!!!

Tinha deixado no banco de trás "meu kit corrida". Estava a mala com as coisas que eu tinha usado na manhã para treinar: Tênis, roupas, um agasalho novinho que usei pouquíssimas vezes. Dois relógios (um timex e um polar). O timex eu tinha ganhado de aniversário do Henrique logo que comecei a correr. Embora ele estivesse com a cinta do frequencimetro quebrada, o relógio em si funcionava perfeitamente e eu tinha um carinho especial por ele. Fora que custou quase R$500,00!

O polar era novo e estava com a cinta do frequencimentro junto. Foi completo.

Levaram minha pochete que ganhei da minha amiga Karina no meu último aniversário. Eu tinha adorado aquela pochete... era ótima para correr. Aliás, roubaram a outra pochete que tinha ganhado na quarta feira do Harry e tinha usado apenas uma vez!!!

Liguei o carro e fui dirigindo em direção a minha casa. Como eu tinha esquecido meu celular em casa, parei num orelhão e liguei para o Henrique para contar o que tinha acontecido. Já liguei em prantos e ele com a maior mansidão pediu para eu ficar calma. Falou que infelizmente todos nós estamos sujeitos à isso e que graças à Deus eu estou bem e não aconteceu nada comigo. Me acalmava dizendo que tudo que levaram eu irei recuperar aos poucos.

É verdade. Ele tem razão. Nossa vida é o que vale de verdade. Mas eu ainda NÃO ME CONFORMO com este roubo. Puxa vida. A gente trabalha que nem um condenado, rala pra caramba e vem um FDP, na maior safadeza e faz uma coisas dessas. É de deixar qualquer um desgostoso mesmo.

Engraçado, o meu agasalho por exemplo. Não paguei barato. Lembro que quando comprei eu pensei. "Puxa, não é barato, mas o custo benefício é bom. Vai durar um bom tempo." Aí vem um desgraçado desses e leva... Maldito!

Desculpem amigos. Sei que meu blog não é voltado para isso. Mas acaba sendo um escape, uma maneira de eu desabafar.

E sirva de lição. Não deixar nada dentro do carro. Talvez se eu tivesse deixado minha mala no porta mala o prejuízo (que eu estimo por volta de R$ 1300,00) tivesse sido menor. Enfim, já foi.

O negócio agora é correr para desestressar.

Tá nervoso? Vai pescar.

Já ouviu está frase? Pois bem. A minha é: Tá nervoso? Vai correr. Neste momento cai como uma luva para mim...

Para deixar este post um pouquinho mais alegre, vou deixar uma foto do nosso almoço de hoje que foi muito agradável.

Daniel (ex chefe), Júnior (amigo que está "nos abandonando"), eu e minha amigona Karina

Bons treinos!

Sessão Relax

ONTEM:
Por volta das 18:15 de ontem percorri 10km, na USP com meu amigo Paulo, que assim como eu é corredor e estatístico (trabalhamos juntos). O diferencial é que ele é ultramaratonista.

Para se ter idéia, vejam as ultras e maratonas que ele já fez:


Ultramaratonas:
  • 24Horas de São Caetano 2005 (revezando em quarteto): 77,336km acumulados
  • Supermaratona do Rio Grande 2007 (50km): 4h27min
  • 6 hrs de São Caetano 2007: 63,043Km
  • 12 hrs de Curitiba 2007: 100,4Km (1º lugar!!!)

Maratonas:

  • Maratona de São Paulo 2004: 3h40min
  • Maratona de São Paulo 2005: 3h50min
  • Maratona de São Paulo 2006: 5h40min (como treino; maior parte caminhando)
  • Maratona de Blumenau 2006: 3h27min
  • Maratona de Curitiba 2007: 3h38min

Eu, Paulo e Lucina na Meia do Rio

O Paulo é uma pessoa pela qual tenho muito carinho. Sempre me apoiou e acreditou em mim. Na minha primeira meia (e única, rs) ele esteve ao meu lado para agüentar minha explosão de ansiedade. Foi um super amigo mesmo.

Agora ele está se preparando para os 100km de Cubatão que será em abril/08. Inclusive ele está procurando alguém que também vá fazer esta prova. Quem sabe possam treinar juntos ou trocar experiências. Se alguém for fazê-la ou souber de alguém, mande um email para ele: paulons@gmail.com

Voltando ao treino de ontem.

Aquecemos com uma caminhada de 10 minutos e depois começamos a jornada da corrida, num ritmo super tranqüilo. Completamos os 10km em 1hora (6min/km). No final encontramos alguns amigos da Playteam que iam começar um treino de 12km.

HOJE:
6:08. Cheguei 8 minutos atrasada para o alongamento, que começou pontualmente às 6hs.

Hoje tivemos um diferente, tivemos um "treino zen". Corremos, ou melhor, trotamos cerca de 40 minutos na pista. Após o trote, fizemos uma caminhada na grama DESCALÇOS...

Claro, teve algumas pessoas que estavam com resistência para fazer o treino. Mas no final todos participaram. Que gostoso sentir a grama fria, quase gelada. Muito relaxante. Uma experiência diferente do que estamos acostumados.

Segundo a professora Mônica Peralta é importante este tipo de treino, para "ativarmos" a sensibilidade dos pés. Este é um modo de trabalharmos os músculos dos pé, que dão sustentação para o nosso corpo.

Para finalizarmos, completamos o treino com uma aula de yoga. Foi bem diferente do que o habitual. Foi um ótimo treino para dessestressar e começar bem a sexta-feira.


AMANHÃ:
Tem treino com a RUN FOR LIFE, às 6:30 na USP. Quero muito ir, mas como o Henrique, meu "braço direito" estará fora este final de semana, não sei se conseguirei ir por causa do Pedrinho. Mas de qualquer forma tenho que percorrer 16km.


PROVAS:

25 de janeiro – TROFÉU CIDADE SÃO PAULO – 10km


Eu vou! Minha primeira prova do ano.

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Sessão descoordenação – Parte II


Hoje tive mais uma confirmação da minha repleta falta de coordenação. Após o alongamento comandado pelo professor Wanderlei, tivemos uma seqüência de exercícios de biomecânica do movimento.

São exercícios difíceis, exaustivos, mas ao mesmo tempo muito divertido. É gostoso começar uma manhã descontraída, regada de muita risada.

Depois realizamos o circuit training. Entre os exercícios realizados dentro do circuito tivemos o famoso polichinelo e flexão de braço. Acho que o circuito não passa de 6 minutos, mas cansa tanto ou mais que treinos de tiros.

De verdade? Sei que cada treino tem seu intuito, mas embora o cansaço, prefiro treinos deste tipo do que tiros.

Hoje o Wanderlei enfatizou muito a importância de termos metas de curto e longo prazo. Elas podem nos motivar a levantar cedo para ir num treino e não treinar somente por treinar.

Eu acho que é realmente isso que tem me feito sair da cama sem "aquela" preguiça. Quando olho para o relógio e vejo que são apenas 5hs da manhã, penso que preciso correr contra o tempo para conseguir atingir meu objetivo de concluir os 42km no dia 25/maio.

Talvez eu esteja enganada, mas acho que a jornada de treino para a maratona deve ser muito mais difícil que correr propriamente os 42km. Penso que a sensação é semelhante a que ter um filho de parto normal (eu já passei por esta experiência). Você sofre horrores. Chora, acha que não vai suportar todo aquele incômodo, toda aquela dor que parece não ter fim. Mas depois de tudo suportado com determinação (às vezes entre muitas lágrimas) vem a recompensa. Você pega o filho nos braços e diz: Valeu a pena!

Daqui pouco mais que 4 meses espero poder dizer à vocês: NASCEU MAIS UMA MARATONISTA!!!

Bons treinos!
--------------------------------------------------------------------

PS: Quer um motivo para você correr? Leia esta frase que ouvi no treino hoje:
"O que te faz feliz? Acordar 4:30 da manhã para treinar e depois subir na balança e ver que perdi 500 grs."

Talvez esse seja um bom motivo para deixar a preguiça de lado, não?

segunda-feira, janeiro 07, 2008

De vento em popa


Segunda semana do ano. 5hs da manhã tocou o alarme do celular... Me dei de presente os famosos "5 minutinhos". E desta vez foram somente 5 mesmo!

6:03 no meu relógio e o alongamento já havia começado. Pensei: "Eita povo pontual". Ou entro na linha, ou eu entro na linha. Não tenho escolha, aliás, esta é minha escolha! ENTRAR NA LINHA.

Foram exatos 20 minutos de alongamento. Vida dura! Não gosto de alongar. Acho que nunca me alonguei tanto. Devo ter alongado mais nestes poucos dias com a nova equipe do que nestes dois anos de corrida, rs.

Na vida não podemos fazer tudo que gostamos não é? Aos poucos eu começo a gostar, ou pelo menos me acostumo.

Após o alongamento, fomos trotando até a praça da Paz no parque do Ibirapuera para fazermos o tão esperado (pelo menos por mim!) treino técnico.

Eu já tinha participado de uns dois ou três treinos técnicos com o pessoal da Playteam. Mas hoje confirmei a minha total descoordenação. Como é difícil! Olhando o Wanderlei fazer parece a coisa mais simples do mundo. Dá impressão que até meu Pedrinho de um ano faz. Mas vai lá dar a cara pra bater pra ver com dói!

Tenho certeza que é um treino muito importante, mas que dá pra dar boas risadas de ver os outros fazendo, isso dá. Tá pensando que sou a única descoordenada? Eu sei que dou um senhor show de descoordenação, mas tem gente ali que compete bem de perto comigo neste quesito.

Depois realizamos o famoso Fartlek*. Alternamos 10 vezes 1 minuto forte por 1 minuto fraco.

O resultado dos exercícios de hoje já estão visíveis no meu modo de andar (estou parecendo uma mula manca). Que dores nas pernas!!! Mas como já disse outras vezes, é aquela dor de "corredor masoquista", dor de satisfação de ter cumprido o dever de casa.

A professora Mônica me deu umas dicas hoje. E amanhã tenho 10k para percorrer. Confesso que devo demorar um pouco para me acostumar com essa nova rotina de treinos, mas eu já esperava que seria puxado. O negócio é não desistir!

______________________________________________________
*Fartlek: é um termo sueco que significa "brincar de correr". Esse método de treinamento foi desenvolvido no início dos anos 30 pelo técnico sueco Gosse Holmer, que percebeu a necessidade de trabalhar num único treino a velocidade, resistência anaeróbia, potência e resistência aeróbia.

RECADINHOS:

Maratona Internacional: Portugal... sou louca para conhecer! Não seria uma má idéia... Colocarei na minha lista de opções (mas acho que isso não acontecerá tão já, pois preciso de um planejamento familiar e financeiro. Preciso guardar money - muito por sinal, rs).

O Pedrinho já está bem melhor! O "pequeno corredor" é forte que nem touro... já está correndo pela casa! Obrigada pelos recadinhos de melhora à ele!

 

domingo, janeiro 06, 2008

METAS 2008


Pensei em diversas coisas que pretendo cumprir em 2008. Tenho muitas metas pessoais, mas apenas duas para o lado das corridas.


1 - Completar Maratona de Porto Alegre em maio (tempo ainda não é meta)

2 - Melhorar meu tempo nos 10km - 52 minutos (meu melhor tempo foi 55'13'')

Ainda quero fazer uma meia ou maratona internacional, mas essa é uma meta que terá que ser mais para frente. Quem sabe 2009?

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Lidando com imprevistos

No último post comentei que uma boa noite de sono é importante para que possamos ter um bom rendimento. Ainda mais eu, que preciso de pelo menos 8 horas de sono para passar o dia bem!

Pois bem, meu corpo não autorizou que eu fosse treinar hoje. Meu pequeno corredor está doentinho. Pegou uma bela catapora (das bravas!) e nesta noite não conseguia dormir. De tabela a mãe dele também não, ficou de plantão até 3 horas da manhã.

Eu estou tão disposta em seguir bem os treinos, que pensei seriamente em ir ao treino mesmo assim. Mas tinha dormido apenas 3 horas. Qual seria o rendimento? Não apenas do treino, mas de todo o dia. Se não descansasse iria ter um péssimo dia de trabalho.

Confesso que fico bem preocupada, pois faltam menos de 5 meses para a maratona. Mas tenho que estar preparada para estes e outros casos inopinados. De certa forma foi bom isso acontecer, pois mostrou que não posso me dar o luxo de faltar nos treinos por pura preguiça. Como estamos sujeitos à imprevistos, as faltas devem ficar restritas somentes para estas situações.

Bom, em paralelo a isso, gostaria de compartilhar uma coisa à vocês. Fiquei feliz em receber hoje um email do professor Wanderlei, questionando pelo não comparecimento ao treino. Isso mostrou que não somos números e sim alunos.

Algumas pessoas já comentaram comigo sobre sua "fama de sargentão" mas que é um professor adorável, que está sempre ao lado do aluno, conhece pelo nome (acho isso fundamental!).

O que mais me chamou atenção é que ele treina com "seus pupilos". Exatamente! O Harry já postou isso dias atrás. Pensa que ele fica só dando puxões de orelha na gente, enquanto suamos a camisa? Que nada! Ele corre, sua a camisa com os alunos. Acho que isso é uma das coisas que fazem com que muita gente esteja com ele a muitos anos.

Enfim, apesar de eu não ter comparecido ao treino por "forças maiores", hoje eu sei que perdi um treino que estava na expectativa de que acontecesse: os educativos. No site da RUN FOR LIFE o Wanderlei comenta sobre o treino e dá uma explicação técnica sobre os exercícios. Vale a pena dar uma olhada!

Bons treinos!

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Começando bem 2008



Disciplina é a ponte que liga nossos sonhos às nossas realizações.


Dias atrás postei esta frase. A frase é de Pat Tillman, um jogador de futebol americano que ninguém "botava fé" mas era tão determidado que sempre ficou entre os títulares.

Pois bem, DISCIPLINA é algo que quero deixar em destaque na minha vida. E nada melhor que um novo ano para colocarmos determinadas coisas em praticas. Quero fazer esta frase realidade na minha vida. EM TUDO. Seja ela na minha vida pessoal, familiar, trabalho e vida de corredora.

Dia 02 de janeiro, segundo dia do ano, fiquei com a maior preguiça de levantar às 5hs da manhã. Está aí. PREGUIÇA. Palavra que quero riscar do meu vocabulário. Então vamos começar bem o ano de 2008: PREGUIÇA.
Sacríficio sempre vai existir. Nada nesta vida é de graça. Vencer requer esforço, perseverança e muitas vezes sacríficio.

Para mim, dormir é uma das coisas que mais tenho prazer de fazer. Mas embora fosse meio sacrificante, às 5:25 consegui levantar.

Ok. Deveria ter levantado às 5hs. Esses 25 minutos resultaram 10 minutos de atraso no treino. Com a maior cara de sono, cheguei na metade do alongamento. Mas fiquei feliz, pois cheguei!

Treinar com a assessoria vai ser uma grande escola para me disciplinar. E tenho certeza que isso me ajudará não somente na minha performance nas corridas, mas na minha vida como num todo.

Após o alongamento, recebemos ótimas recomendações do prof. Wanderlei para começarmos bem 2008. São coisas que estamos cansados de saber, estamos "carecas de ouvir", mas que nunca é demais ressaltar.

......
- Se você pretende ter um bom desempenho nas corridas, mas não trabalhou bem em 2007, esqueça 2008. É necessário pelo menos um ano de treino para que os resultados comecem aparecer. Ou seja, plante, cultive em 2008 para colher bons frutos em 2009.

- Você é aquilo que você come - Embora muitos de nós saibamos que esta frase é verdadeira, muitas vezes desleixamos nesta etapa (eu me incluo!).

- Dormir bem é muito importante - o sono é uma necessidade física primordial para uma boa saúde e uma vida saudável, na qual há uma restauração física que protege o ser do desgaste natural das horas acordadas.

......

Depois das instruções do Wanderlei, fomos para "o batente" e fizemos uma rodagem leve. Corremos no parque do Ibirapuera. Juntamente com o Harry, corri cerca de 7,5km, totalizando 42'50''.

Hoje fui trabalhar com a sensação de ter começado o ano bem, além de ter revigorado mais ainda o desejo de completar minha primeira maratona neste ano de 2008! Que venha POA!