Pages

domingo, setembro 30, 2007

Corrida CIEE - Troféu Mario Amato 2007


Hoje participei da Corrida do CIEE, que aconteceu lá na USP. Era uma prova, onde os inscritos podiam optar em correr em dupla (5 km para cada participante) ou individual (10km).

Bem, eu não estava inscrita. Participe de "intrusa". Acho que é a primeira vez que participo de uma prova sem me inscrever. Corri os 10km.

A prova tinha poucos participantes, mas estava muito bem organizada. Fazia tempo que não participava de uma prova tão pequena. Foi super tranquilo para estacionar o carro, não houve tumulto na largada, foi uma prova excelente.


A prova era muito propícia para quem quisesse baixar tempo. O percurso completamente plano e o dia estava com uma temperatura agradabílissima para correr.


Quando eu estava no km 9, olhei para o relógio... Fiquei abismada com o meu tempo! Pois estava correndo super tranquilamente, até porque estava usando aquela prova como um treininho.


Como estava fazendo um tempo legal, resolvi acelerar no último quilômetro. Fechei em 55'18''. Quase o tempo da minha melhor prova de 10km, que foi a Circuito das Estações (55'13'').


Outra coisa interessante, é que esta prova foi um estilo jovial... Foi bem para estudante mesmo! Haviam várias caixas de som no percurso, tocando umas super baladas... Isso animava ainda mais a galera correr! Eu curti bastante. Se ano que vem ocorrer esta prova novamente, pretendo me inscrever. Valeu a pena!


UPDATE
Hoje meu Pedrinho está completando 9 meses! Ele é uma verdadeira benção que recebi de Deus! Parabéns meu amorzinho!!! Que você continue crescendo lindo e esbanjando de saúde!!


sábado, setembro 29, 2007

Eu vou nadar!!!

DECIDI! Vou começar a fazer natação! Já comprei meu maiô, óculos e touca. Segunda-feira irei na academia fazer minha matrícula e se correr tudo bem, na terça-feira começo as aulas. Fecharei o plano mensal, para ver se me adapto, se gosto. Se eu ver que é isso mesmo que eu quero, eu fecho um plano trimestral ou semestral.

Hoje eu tinha planejado em ir fazer um longo de 16km. Levantei, tomei café. Humm... Me troquei. Olhei para cama! E voltei para ela, rs. Pois é, faz tempo que recuso um treino. Mas hoje fiz isso. Mas de verdade? Meu corpo agradeceu! Eu estava precisando dormir um pouco mais!

Daqui exatamente uma semana estarei enfrentando o Desafio Bertioga / Maresias! Irei com a equipe do Paulo (Nossa Turma - NT). Dos 6 integrantes da equipe, só não conheci ainda uma pessoa. O restante eu vi pelo menos uma vez. E ainda pela primera vez o Henrique vai participar de uma prova comigo. Tudo bem que ele irá de apoio! Mas vai ser fundamental para nós!

Amanhã haverá uma prova de 10 km, na USP - CORRIDA CIEE. Não fiz inscrição, mas acho que vou lá, como um treininho!

Aproveitando este post, gostaria de parabenizar minha amiga Mayumi, que ganhou a promoção da Running Show! Ela irá participar da maratona de Nova York... Que sortuda você menina! Mas com certeza você merece! PARABÉNS!

RECADINHOS:
Ana (Brasília): Já paguei a inscrição para a São Silvestre! Este ano a gente se conhece com certeza! Boa prova amanhã! Tenho certeza que você irá arrasar!

Lana: Eu farei o POSSÍVEL para ir correr a volta à Pampulha!

Reginaldo: Obrigada pela dica! Espero gostar e aprender nadar direitinho!



quinta-feira, setembro 27, 2007

quarta-feira, setembro 26, 2007

NATAÇÃO... Eu também quero!


NATAÇÃO

Tenho pensado muito em começar a fazer! Sei que são inúmeros os benefícios, além de ser um esporte relaxante. Fui até ver uma academia bem próxima ao meu trabalho. Fiquei muito empolgada quando vi a galera nadando.

Para mim será um total aprendizado, pois não sei nadar. Sei "brincar na água". As poucas braçadas que eu sei dar, eu aprendi sozinha, quando criança.

Teria duas opções de horário: Hora do almoço ou na hora da saída do trabalho. Mas vou pensar bem. Afinal tenho abraçado muita coisa. E sou uma só... Já levanto muito cedo TODOS os dias. Meu relógio toca às 5 da matina para encarar a corrida ou a academia. Não que não valha a pena, mas madrugar não deixa de ser puxado.

Bem na verdade, o meu interesse pela natação é para que eu possa participar de duathlons futuramente. Dia 27 de outubro vai ter uma prova organizada pela academia ACQUASPORT na Vila Mariana.
A prova pode ser feita individualmente (500m de natação e 3km de corrida) ou em dupla (800m de natação e 4,5km de corrida). A única coisa ruim da prova é que a dupla precisa ser mista. Mas a maioria das pessoas que eu conheço que nadam são mulheres. Aliás, elas nadam e correm. Ou seja, elas podem competir individualmente.

Hoje liguei para meu ex-chefito. Gente finíssima: o Daniel. O convidei para participar comigo, pois ele nada! Ele aceitou, com uma condição. Ele está participando de um campeonato de basquete. E parece que justamente no dia da prova será a final do campeonato. Se o time dele for para final, não tem jeito. Ele não poderá ir comigo. Ou seja, fico sem equipe :-((

Sou obrigada a torce contra o time dele... (brincadeira Dani!). Enfim, vamos ver se vai rolar!

E a prova de Bertioga/Maresias está cada vez mais perto. Faltam apenas 9 dias! Contagem regressiva.

Sábadão farei um longo de 16km. Mas quero tudo plano. Nada de subida!
É isso aí!

Ah...terminando este post, tenho uma boa leitura para deixar para vocês. O Rodolfo do blog "+ corrida", participou de uma ultramaratona de 50km, neste último domingo em Nova Friburgo – RJ. Ele colocou o relato da prova no blog dele. Vale MUITO a pena ler. Realmente emocionante. Um dia farei uma prova assim!

segunda-feira, setembro 24, 2007

SEGUNDA

Treino no Ibirapuera.

Ainda não tenho a planilha de treino, pois a minha treinadora pediu um ERGOESPIROMÉTRICO* para montar uma planilha bem personalizada. Enquanto isso, corro conforme "dá na telha". Hoje percorri a volta de Cerca (6km). No começo do percurso, logo nos 400m torci o pé. Senti uma dor muito forte.

Parei por alguns minutos e vi que a dor passou (doce ilusão). Então voltei a correr novamente. Corri os 6km tranqüilamente.

Agora estou com uma dor forte no pé esquerdo por causa da torção. Já tomei um antiinflamatório. Mas estou com dor ao pisar. Espero que amanhã já esteja melhor.
________________________________________________________
* Para que servem os teste ergométrico ou ergoespirométrico ?

• Diagnosticar as razões da intolerância ao esforço em indivíduos com doenças cardiorrespiratórias.

• Obter um quadro completo da capacidade de exercício do individuo.
• Fornecer informações a respeito da capacidade aeróbia máxima, o consumo máximo de oxigênio (VO 2 máx).

• Retirar informações úteis acerca do prognóstico em diversas doenças cardiorrespiratórias e metabólicas.

• Identificar a intensidade ideal de treinamento, a partir da obtenção não-invasiva dos limiares anaeróbios I e II.

• Oferecer ao atleta uma descrição detalhada do funcionamento orgânico no exercício, o que pode ser crucial para melhora da performance.

• Permitir o seguimento adequado do treinamento aeróbio, com critérios cientificamente embasados.


DOMINGO

Revezamento Pão de Açúcar
Dia de rever os amigos de corrida! Prova de revezamento é sempre legal, pois sempre junta bastante gente. Dá para conversar enquanto aguardamos nossa vez.

Prova muito bacana. Nunca tinha corrido. Este ano foi a primeira vez. Considerando o grande número de atletas participantes nesta prova, considero que estava muito bem organizada. Eu participei com uma galera do trabalho. Formamos uma equipe com 8 atletas e cada um correu cerca de 5km.

O dia estava muito quente e abafado. Eu fui a 5ª pessoa da equipe a correr.
O Paulo me acompanhou no meu percurso. No total ele correu 20km, pois correu com a namorada, comigo, com a Angela e mais o percurso dele!

Eu e o Paulo

Durante a corrida senti meu pé "pegar fogo". Estava um calor insuportável. Até que estava indo muito bem. Consegui dar uma puxadinha na subida da Rubem Berta. Mas chegando no final da subida não teve como. Precisei dar uma caminhada de uns 20 segundos. Isso é de praxe! Exagero no começo e depois preciso caminhar!

Mas tudo bem. Já vi que esta não é uma prova para se preocupar com tempo. É muita muvuca. Mas é uma prova que vale a pena fazer. Embora não goste do percurso desta prova, eu achei gostei de participar!

RESULTADO DA NOSSA EQUIPE - FILHOS DO GUIDE: 4h 7min 41s


SÁBADO

Pico do Jaraguá

No sábado fui encarar a subidinha do Pico do Jaraguá novamente.

Fomos em três pessoas: Nelson, Paulo e eu. Começamos subindo juntos. Depois que o Paulo aqueceu ele foi no ritmo dele. Super forte! O Nelson foi indo comigo. Aos poucos ele foi se distanciando e eu fui indo sozinha. Bem que eu tentei correr o percurso todo, mas não consegui.

Quase 3km de subida, minha garganta secou. Mas para minha sorte, passou um corredor desconhecido e caridoso e perguntou se eu queria água. Não pensei duas vezes! Aceitei na hora! Era tudo que eu precisava para conseguir terminar de subir até o topo.

Quando estava quase terminando a subida, os meninos estavam voltando. Eles voltaram e terminaram de subir comigo. Tomei água e voltamos... Aí foi só alegria. DESCIDA... eu amo!!! Como eles mesmo dizem, o que me motiva subir é o que vem depois: a descida.

No total (subindo e descendo) foram aproximadamente 9km. Completei 1’02’’, já descontando a pausa para água.


Próxima prova: Revezamento Bertioga/Maresias! Estou super contente, pois o Henrique (meu esposo) irá comigo nesta prova. Ele irá como apoio, levará a bike e vai pedalar alguns trechos enquanto corremos.

quinta-feira, setembro 20, 2007

BERTIOGA MARESIAS, vamos lá!


A Maratona de Revezamento Bertioga Maresias é uma prova para equipes de 9, 6 ou 3 atletas disputada em uma das regiões mais bonitas do litoral brasileiro. Este ano a prova será realizada dia 06 de outubro.

Faltam pouco mais de duas semanas! Eu eu estarei lá, para mais este desafio.

Desde que conheci o Paulo (amigo de trabalho e corredor), ele me fala desta prova. Me diz que tenho que participar desta prova de qualquer jeito, pois é maravilhosa.

Então tá, resolvi aceitar! Ele montou uma equipe com 6 corredores e eu estou entre os seis. Embora eu esteja bem animada, não estou tão ansiosa e tensa como a prova do Rio.

Eu irei correr dois trechos (veja na figura abaixo, clique para ampliar), totalizando 16,5km. Correrei o 3º trecho de 6,8km e o 7º de 9,7km. O primeiro trecho que correrei será tranquilo, mas o segundo será um pouco mais punk. Por isso os treinos no pico do Jaraguá será um bom para o preparo esta prova.

Mas estou confiante, embora não sei se deveria estar tanto, rs. O Paulo diz que eu faço tranquilo. Acho que ele confia demais em mim, rs. Aliás, ele é uma pessoa que me incentiva muitooooooo e me faz acreditar nas coisas que sou capaz, mesmo no fundo eu achando que não sou!Bom, então vamos nessa!
Bom o negócio é treinar bonito para não fazer feio né?



quarta-feira, setembro 19, 2007

São Silvestre


Qual brasileiro nunca ouviu falar da São Silvestre, não é mesmo? Prova super famosa aqui no Brasil.
Aliás, quando você diz que corre, alguém sempre te pergunta: "Você já correu a São Silvestre?"


Eu respondo à vocês: NUNCA.

Bom, como a maioria sabe, eu comecei a correr em agosto de 2005. Tem apenas dois anos. Comecei a participar de provas somente no ano passado.

Logo que entrei no neste mundo viciante de provas e corridas decidi fazer a São Silvestre. Minha meta de 2006 era correr a São Silvestre. Mas não deu! Fiquei grávida e na véspera da prova, nasceu o meu pequenino Pedro.

Então transferi esta meta para 2007. Já fiz a inscrição. Só falta pagar o boleto. Que por sinal estou morrendo de dó de gastar a grana. R$ 65,00!!!

Pois é. Todo mundo que faz essa prova, diz ser muito mal organizada (aliás, prova organizada pela YesCom é sempre uma porcaria. Fiquei até indignada com a maravilha da organização da meia do Rio!)

Enfim, de qualquer forma eu tenho vontade de fazê-la, pelo menos uma vez na vida. E se Deus quiser este ano estarei lá!

Sei que não é uma prova para pensar em tempo. E sim para curtir... e fechar o ano com uma prova festiva!

Bom, espero encontrar bastante gente por lá... principalmente alguns amigos corredores que ainda não tive oportunidade de conhecer pessoalmente. Aninha(Brasília), você é uma delas viu! Lana (BH), vc tbém!

E vamos curtir... dar risada... pois essa prova é para isso mesmo!
UPDATE
No treino de hoje tive uma grande surpresa. Encontrei meu amigo João da PlayTeam andando de bike... Na verdade foi ele que me encontrou! Valeu João...
Ah, aproveitando gostaria de divulgar mais um blog de corrida. É o blog do meu amigo João: http://www.correremaiscorrer.blogspot.com/. Ele começou há pouco tempo, mas com certeza vai embalar neste mundo da blogsfera! Vaiiiiiiiiii João!

segunda-feira, setembro 17, 2007

Subindo até o Pico do Jaraguá...

Domingão, sem prova interessante para fazer. Então fomos fazer um "treininho básico" no Pico do Jaraguá.


Já fazia tempo que o Paulo que trabalha comigo tinha convidado a galera da área para ir correr lá, mas nunca dava certo. Sempre aparecia algum compromisso que impossibilitava o passeio.

Este final de semana não tinha nenhuma prova legal para fazer e então topamos ir. Já que era um treininho diferente achei legal convidar a galera da PlayTeam. E até que rendeu bastante gente! No total deveríamos estar em 25 pessoas.

Nos dividimos em dois grupos. Um grupo que subiu pela trilha e outros pela pista de asfalto. Eu fui pelo alfalto.
Comecei a subir num ritmo bom (para mim era muito bom,rs). Foi subindo eu, a Cintia (amiga do Paulo) e o Ricardo. Mas conforme mais corríamos, mais íngreme ia ficando. Até que deixei os dois irem e caminhei um pouco. Depois fui intercalando caminhada com corrida. Aliás, caminhada com trotes, rs.

Quando estava chegando, acho que faltavam uns 700 metros para a chegada, almas caridosas me ajudaram terminar. Vívian, Márcio e Marco Antônio me buscaram para terminar essa aventura! Foram aproximadamente 4,3km de subida. Que embora puxada, para mim foi um vitória. Fechei em 35 minutos.


A galera já lá em cima

Lá em cima a vista é muito bonita. Podemos ver São Paulo e sua poluição, rs.

Na volta algumas pessoas voltaram pelo asfalto e a maioria resolveu voltar pela trilha. Eu fui com a maoria. Foi um experiência boa. É sempre bom conhecermos lugares novos.

Na chegada do estacionamento, tinha uma baita surpresa para nós... O Márcio e o Beto levaram melancias, bananas e laranjas. Humm, estava uma delícia!

Hoje acordei achando que poderia ter ido melhor! E com vontade de quero mais! Sábado estarei lá de volta. Mas agora pretendo subir sem parar.. sem caminhar. Vamos ver se conseguirei!

Essa subida vai ser um ótimo treino para a prova de revezamento Bertioga/Maresias que farei no dia 06 de outubro. Terei dois trechos para fazer. Um deles é um pouco desafiador! Estou curtindo esses desafios... é uma motivação para que os treinos não se tornem monótonos!

Bom, sábado o pico que me aguarde! E domingão terá a prova de revezamento do Pão de Açúcar. Irei participar com a galera da empresa. Com certeza será no mínimo divertido. Pão de Açúcar que nos aguarde... os ESTATÍSTICOS estão na área!



Amigos MUITO ESPECIAIS: Mari e Maurício





Amigas do trabalho: Ivone, Ka Okuta e Ka Angelica



E chegamos no topo: Patty, eu e Ka


sábado, setembro 15, 2007

CORPORE KIDS


Hoje a vez foi da criançada. Em toda prova infantil a Clara fica super ansiosa para o momento da vez dela! Bom... ansiedade... acho que ela tem a quem puxar, rs!

Como sempre a prova da CORPORE muito bem organizada. A retirada do kit foi super tranquila e não teve nenhum tulmuto para a vez da largada da bateria da Clarinha.

A PlayTeam Kids estava em peso como sempre! É muito bom ver nossos pimpolhinhos felizes correndo. Claro que para eles é tudo festa, mas com certeza isso serve de grande estímulo para que cresçam praticando algum tipo de esporte.


Bom, como sempre a Clara não é daquelas que sai correndo com um furacão. Ela corre rindo à toa, olhando os "super heróis". E para ajudar, desta vez o boné dela estava querendo cair da cabeça e ela parava toda hora para que ele não caísse. Mas não teve jeito, o boné caiu e até o cara que fica animando a festa da criançada gritou... "Corre, corre, pega o boné depois"... e ela foi embora.

Para mim ela correndo é um grande orgulho... Aliás, ela é um grande orgulho para mim sempre, independente disso. É uma menina inteligente, simpática e muito linda. Coruja, só um pouco né?

Realmente eu fui muito abençoada. Tenho dois filhos maravilhosos. O que mais eu poderia querer?

Daqui a pouco o Pedrinho também estará nas pistas com a Clara. Hoje ele só foi para prestigiar a ídolo dele, sua maninha. O Pedrinho já é meu pequeno corredor, afinal, correu comigo em diversas provas ainda na barriga! Grande Pedrinho...meu parceirinho!




Bom... amanhã é dia de queimar as coxas, rs. Vamos para o pico do Jaraguá? Tá afim, vamos com a gente! 8hs no estacionamento do parque!

quarta-feira, setembro 12, 2007

Volta da Cerca

Por volta da 6:40 da manhã, cheguei no Ibirapuera com mais duas amigas para correr. Elas ficaram na pista de cooper e eu resolvi fazer a volta da cerca (6km). Fazia muito tempo que não corria este percurso. Acho que tem mais de um ano!

Foi um percurso curto, mas muito gostoso de fazer. Agora meus treinos de corrida voltarão acontecer direitinho. Segunda, quarta e sextas estarei no Ibirapuera.

Ah... hoje tive um almoço especial. Almocei com a corredora, blogueira e amiga Yara. Tivemos um almoço bem agradável e descontraído. Conversamos bastante! Sobre corrida claro, rs. Mas trocamos bastante figurinhas sobre outros assuntos também. Até tentamos tirar uma fotinho para postarmos no blog, mas a bateria da máquina acabou... Isso só acontece com a gente mesmo né? rs

É amiga... precisamos repetir a dose mais vezes!!! E domingão espero que você possa ir com a gente no treininho do pico do Jaraguá... será um treino ótimo e com certeza com muitas risadas!

terça-feira, setembro 11, 2007

Planejando o domingo...



Neste domingo eu ia participar da corrida da Paz. Mas houve mudanças de planos. Vamos fazer um treininho diferente, vamos correr lá no Pico do Jaraguá.

Faz muitos anos que não vou lá. Acho que fui quando tinha uns 6 ou 7 anos. Realmente muito tempo.
Deixo aqui um convite para quem quiser ir conosco. São aproximadamente 5km de subida. Tentarei ir correndo, será um ótimo treino!

Para título de curiosidade, segue abaixo mais informações sobre o Pico do Jaraguá:


O Parque estadual do Jaraguá é de importância histórica, cultural e turística para a cidade de São Paulo, mas muito mais do que uma reserva ecológica, traduz a cidade na fauna e flora que coabitam em harmonia e refletem a cidade vista do alto.

Assim como a cidade de São Paulo, o Jaraguá é um convite a tranquilidade, a prática de esportes radicais e ao mergulho na natureza em pleno cenário urbano.

Na área do Pico do Jaraguá, além de Belvederes (pequenos mirantes), existem lanchonetes e sanitários. As opções de lazer incluem ainda trilhas, pátios, decks, locais para piqueniques, lanchonete, playground, anfiteatro, feira de artesanatoe pavilhão de uso múltiplo.


Jaraguá em Tupi significa: Senhor do Vale
Jaraguá em Guarani significa: Por onde a gente passou
FONTE:
http://www.picodojaragua.com.br/pico.html


RECADINHO:
Ana (Brasília), fico feliz que tenha voltado aos treinos... E fiquei contente em saber que vai correr a super 40 aí em Brasília!!! Eu participei da super 40 no ano passado aqui em São Paulo... Foi uma prova super gostosa... Aproveite bastante!

segunda-feira, setembro 10, 2007

Voltando a realidade

Acabou a mamata do feriadão. Voltei de viagem hoje pela manhã. Até pensei em correr ontem, mas o calor da cidade onde eu estava era insuportável. O tempo estava seco demais. E não deu.

Mas agora estou de volta a realidade. Amanhã minha treinadora estará com o chicotinho na mão (brincadeira!), me aguardando para o treino.

É muito engraçado, mas a meia maratona fez com que eu me animasse mais para treinar. Já tenho meta de correr uma maratona no próximo ano.

Mas irei escolher uma prova com muita cautela. Quero uma prova escolhida a dedo, pois tem que ser um lugar motivador para que seja mais prazeroso.

Aceito dicas e sugestões dos meus amigos mais experientes no assunto. Enquanto isso vou treinando para as provas tradicionais mesmo. Que para mim é sempre motivante. Por incrível que pareça não enjoo, rs.

Próximo sábado será a prova Infantil da Corpore. A minha pequenina vai participar... ela não vê a hora. Adora correr tanto quanto a mãe... Espero que ela cresça com este pique e não perca nunca. Pois sei que isso fará muito bem à ela.

sábado, setembro 08, 2007

Primeiro treininho pós meia maratona


Depois de quase uma semana da meia maratona, só hoje fui correr. A semana foi muito conturbada, com milhões de coisas a serem feitas, feriado e viagem programada.


Mas hoje, aproximadamente 550 km de São Paulo, aqui em Presidente Prudente, fui até o PARQUE DO POVO, corri cerca de 40 minutos. Que delícia!


Correr me faz pensar em muitas coisas. Coisas que quero fazer na minha vida. Coisas que ainda não tive oportunidade de fazer. Coisas que já passaram e poderia ter feito melhor. Surgem muitas idéias.
Hoje correndo, estava pensando numa conversa que tive com meu amigo Paulo. Ele me fez a seguinte pergunta: "Jacke, vc já parou para pensar, se vc descobrisse que tem alguma doença que te impossibilitasse correr?"


Realmente eu procuro nem pensar nisso. Mas sei lá. De repente essas coisas podem vir acontecer. Sinceramente, eu acho que procuraria outra modalidade esportiva para fazer. Não seria nada fácil deixar de fazer algo que tenho uma paixão muito grande. Mas temos que estar preparados para tudo.


Lembro quando descobri que estava grávida do Pedro. A primeira coisa que perguntei ao médico, era saber se poderia continuar correndo. E ele disse que não haveria problema algum, já que eu já corria há algum tempo. Corri até o 5º mês de gravidez. E isso me deu muita disposição. Tanto que neste período não tinha engordado praticamente nada.


Mas depois deste período, por conta própria resolvi parar. Não que eu não conseguisse mais correr. Mas eu realmente fiquei preocupada, se de repente eu caísse, etc. Pura besteira que eu fiz. Pois fiquei extremamente ansiosa. Troquei a corrida pela comida. E no final da gestação, tinha 23 absurdos quilos!


Mas como na nossa vida tudo são fases, após dois meses do nascimento do Pedrinho, lá estava eu de volta as pistas. Com muita dificuldade...bem mais gorda, mas aos poucos fui recuperando minha resistência. Perdi todos os horríveis 23kgs em aproximadamente 5 meses.


É engraçado, vejo no meu trabalho muitas pessoas, principalmente meninas, dizendo que tenho muita disposição. Que querem aprender a correr. Acho que pelo fato de ter tanta paixão pela corrida, acabo transmitindo isso no ar, rs. De verdade, não me sinto referência. Eu simples faço com amor uma coisa que gosto muito.


A partir da semana que vem, voltarei a treinar no Ibirapuera e levarei comigo algumas amigas. Isso para mim é muito gratificante. Espero que elas aprendam a gostar da corrida tanto quanto eu gosto.
Bom, acho que hoje eu viajei muito neste post. Estava inspirada para escrever, mas sem um assunto específico. Bom, volto na semana que vem.


OBS: Se tiverem oportunidade, vejam a Revista O2 deste mês. Saiu uma reportagem da empresa que eu trabalho. Estou na foto com a galera. Vale a pena dar uma olhada!

quinta-feira, setembro 06, 2007

No post do relato da meia maratona, em nenhum momento eu mencionei uma das pessoas mais responsáveis por eu ter conseguido atingir meu desafio: completar minha primeira meia em apenas um mês de treino.

Mas não foi por falta de lembrança! De verdade não! É que eu queria deixar um post especial para ela! Um post para minha treinadora da academia, a Aline. Cheguei no finalzinho de julho dizendo que tinha resolvido fazer a meia maratona do Rio e ela ficou super empolgada e feliz com a minha decisão e se prontificou em montar um treino de um mês para este propósito.

Foi um mês puxado. Foram treinos de tiros fortes alternados com outros exercícios. Acho que nunca suei tanto, rs.

Neste mês de treino eu realizei apenas um longo de 18km. O restante foi somente na academia junto da Aline me acompanhando bem de perto.

E o hoje o resultado está aí. Uma PRIMEIRA meia maratona terminada bem, sem nenhuma lesão e com um tempo satisfatório para o meu perfil de corredora amadora. Agora que meu atingido foi alcançado, ela começou um novo treino de musculação para mim. O treino começou hoje. Um treino puxado, mas que eu adorei. (Até aprendi gostar de musculação!). E além de tudo, nos dias de corrida, seguirei uma planilha orientada por ela. Tenho certeza que meu rendimento será muito bom!

Aline querida, muito obrigada por tudo. Você realmente me ajudou a conquistar algo que eu almejava muito. E quero que saiba, que se algum dia você duvidou de que eu não acreditava na sua alta capacidade profissional, digo claramente que acho você uma profissional excepcional. Falo isso independente do meu resultado da meia maratona, pois sempre achei. Te acho uma pessoa especialmente dedicada no que faz e que faz excelentemente bem! É muito claro a paixão e o amor que você tem pela sua profissão!

Parabéns querida! Serei sempre muito grata à você!

Aproveitando, gostaria de deixa um MUITO OBRIGADA para os treinadores da academia Rodrigo e Théo, que também me apoiaram muito!


Eu e o Rô


Théo e Aline

segunda-feira, setembro 03, 2007

O GRANDE DIA!

SIMPLESMENTE INESQUECÍVEL (Post muito longo)



É muito bom quando em nossa vida conseguimos realizar coisas ESPECIAIS. Mas é ainda melhor quando realizamos coisas MUITO ESPECIAIS!
E foi isso que aconteceu comigo ontem. Minha primeira meia maratona foi simplesmente MUITO ESPECIAL!

Chegou a hora de compartilhar esse momento inesquecível e maravilhoso, que ficará registrado para sempre em minha vida.

A semana que precedeu a viagem para o Rio me deixou muito tensa e ansiosa. Coisas realmente desnecessárias, pois embora o pouco tempo que tive para me preparar para a prova, me dediquei o máximo que pude.

Enfim, mas ansiedade faz parte da minha natureza e já sabia que isso iria acontecer.

Na sexta feira saí da empresa na maior euforia para o encontro do pessoal que ia na viagem conosco. A viagem foi muito tranqüila, descontraída e com ALTAS risadas.

Chegamos no hotel por volta de 1:30 da manhã e fomos descansar para aproveitarmos bem o sábado. Para variar, estava muito ansiosa para o grande dia, sendo assim não consegui dormir direito.
O sábado amanheceu muito bonito. Tomamos café e fomos buscar o kit da meia maratona. A retirada estava muito bem organizada. Foi tudo muito rápido e tranqüilo.

Depois disso aproveitamos para conhecer uma das "7 maravilhas do mundo", o Cristo. Realmente é um ponto turístico do Rio muito impressionante. A visão que temos de lá de cima é simplesmente esplendida!

E para completar o dia, à tarde ficamos na praia de Copacabana. A noite eu e o Paulo fomos ao jantar de massa especial para os corredores e o restante do pessoal foi assistir uma partida de futebol no Maracanã.

Voltando ao hotel fui dormir, pois o grande dia estava muito próximo. "Tentei" dormir cedo. Mas a senhora ansiedade me dominou novamente. Demorou, mas peguei no sono.

Bem antes do despertador tocar eu já estava acordada e conferindo se não faltava nada. O tempo estava completamente fechado. Não sabia se aquilo era bom ou ruim. Afinal queria um tempo bonito para apreciar cada paisagem do Rio, mas ao mesmo tempo, muita gente havia dito que o calor era o que quebrava muito corredor nesta prova.

Fomos tomar café e eu não conseguia comer absolutamente nada! Lembrava dos diversos conselhos que recebi do pessoal que deveria me alimentar bem, pois o desgaste é grande, mas meu psicológico não ajudava muito.

Comi menos da metade de um pão e dois goles de café.

Por volta das 8:00 hs, já estávamos no carro indo para o momento mais esperado do mês! Quando o táxi chegou na largada, a ficha começou a cair. Foi engraçado, pois passou um milhão de coisas na minha cabeça. Lembrava de todos os conselhos dos meus amigos experientes e não experientes em provas longas.

A hora da largada estava se aproximando e fui tentando relaxar. Não tinha motivos nenhum para aquela tensão, já que aquela hora era algo que eu tinha esperado muito!

Meus amigos preferiram ficar bem na frente para largada. Eu preferi ficar um pouco mais afastada da "muvuca". Não queria ficar no empurra-empurra da largada. Queria aproveitar tudo sem stress nenhum.

9:17 no meu relógio e a prova começou. Demorei aproximadamente 15 minutos para eu conseguir passar no tapete de largada. E lá fui eu, feliz da vida, parecendo que estava recebendo aquele brinquedo que você esperou o ano todo do Papai Noel.

Iniciei a prova num ritmo extremamente lento. Várias pessoas começaram a me ultrapassar. De verdade, aquilo estava me incomodando. Na hora pensei em apertar o passo, mas logo lembrei de inúmeros conselhos e que deveria ir no meu ritmo. Neste momento lembrei muito da Aninha (amiga blogueira e corredora de Portugal). Ela me alertou que muita gente iria me ultrapassar, mas que isso não deveria ser motivo de desespero...

Fui indo. Passei no 1km com quase 7 minutos. Na hora que vi achei alto, mas para que se desesperar não é? Afinal, ainda restavam 20 km pela frente!

Começou a subida, onde temos uma vista maravilhosa para o mar. Embora o tempo estar bem nublado, a paisagem era maravilhosa! Fui subindo na paz. Eu detesto subida, mas esta era não muito íngreme. Estava tudo indo a meu favor!

Os quilômetros foram passando e eu estava indo muito tranqüila. Quando dei conta, percebi que já tinha apertado um pouco (só um pouquinho) o passo.

No primeiro posto d’água lembrei da importância da hidratação, embora não tivesse sol, peguei três copos. Tomei um e os outros dois foram para o corpo.

No 5º quilômetro avistei o Paulo um pouco a minha frente, tirando umas fotos (sim, ele correu com a câmera fotográfica). Gritei, mas ele não me ouviu. Apertei o passo para alcançá-lo, mas ele já estava muito forte e já não tinha condições alguma de chegar até ele.

Cada passo que dava era uma vitória alcançada. Cada passo era um flashback de várias situações que tinha acontecido na minha vida de corredora.

Lembrei da minha prova. Foram apenas 5km e quanta dificuldade! E naquele momento estava completando os meus primeiros 21km. Realmente para mim foi uma grande realização.

O percurso da prova era realmente fantástico. Os termômetros marcavam apenas 19º/20º, mesmo assim estava um pouco abafado. Realmente o clima do Rio de Janeiro é diferente do clima de São Paulo.

Mas neste ponto o meu psicologico estava bem e não tive problemas. Para mim o clima estava perfeito!

Entre o quilômetro 12 e 13 encontrei meu amigo Nelsão. Foi um grande incentivo para continuar a correr. Realmente a presença dele me deu um "up" para continuar a correr sem desistir!

Lembro dele dizendo: "Vamos Jacke, daqui a pouco já completamos a São Silvestre"!

E lá fui eu. A prova era realmente uma grande festa. Tínhamos platéia do começo ao fim. As pessoas aplaudindo e parabenizando era muito gratificante.

Quando cheguei no quilômetro 17 nem acreditei. Só faltavam mais 4 km. E o que são 4km? É... são 4 kilômetros desgastantes. Pois é gente. Nesta hora muitos atletas já estavam andando. Mas eu continuava super bem! Embora o cansaço estava começando a chegar, não tive vontade nenhuma de andar.

Encontrei meu amigo Nadais do outro lado da pista. Ele já estava quase completando a prova, mas parecia um pouco cansado. Deveria estar próximo do quilômetro 20. Fiquei feliz em vê-lo e o chamei. Me acenou e continuou!

No quilômetro 18 lembrei do meu 1º e único longo que tinha feito na vida, em treinamento para esta prova. Só faltavam 3 quilômetros. Faltava pouco. Só conseguia pensar na linha de chegada.

No quilômetro 19 lembrei do amigo Rogério Tavares, colega que me deu um super apoio e incentivo para a meia. Ele havia dito "Quando chegar no quilômetro 19, vai ser a hora do sprint, pois faltará apenas 2 km para concluir essa vitória".

Infelizmente o sprint foi impossível nesta hora. Mas meu ritmo não tinha diminuído. No quilômetro 20 me deu vontade de chorar. Não estava acreditando. Faltava muitíssimo pouco para concluir o meu grande desafio!

Faltando uns 300 ou 200 metros para a chegada, o Paulo estava voltando para me dar um apoio e incentivo para concluir a prova. Em seguida veio o Cleber e o P.A.

Do outro lado da grade ouvi de longe alguém gritando o meu nome. Era o Ricardo. Acenei e continuei. Faltava muito pouco.

Não agüentei e dei um tiro nos últimos 100 metros. Lembrei dos meus treinos que me fizeram suar a camisa, mas que foram fundamentais para realizar esta prova!

Olhei para o relógio e marcava 2:10:35. O Paulo me deu um super abraço de parabéns. Ele parecia bem feliz por eu também ter concluído a prova. Afinal ele me acompanhou o mês inteiro de preparação e já não agüentava mais eu falando desta prova, rs.

Peguei minha medalha tão suada e esperada! Sentei no chão para retirar o chip e quando vi já tinha chorado.

Posso garantir à vocês que esta foi a prova mais linda e gratificante que já fiz até hoje. Sem dúvida será impossível esquecer a emoção que senti ao cruzar a linha de chegada!

Hoje eu posso dizer com convicção, que tudo que é feito com força de vontade e determinação pode ser realizado!

Eu queria agradecer TODO mundo que me apoiou. Com certeza vocês foram fundamentais para que conseguisse essa conquista!

Em especial gostaria de agradecer minha família, que de certa forma se sacrificou para que eu pudesse realizar esta prova. VOCÊS SÃO MUITOS ESPECIAIS PARA MIM. AMO VOCÊS!
Também não posso deixar de agradecer meus amigos de viagem. Sem vocês a viagem não teria sido tão gostosa, divertida e perfeita!

IVONE: Valeu Kurahara! Amiga de trabalho e corredora... Foi ótimo viajar contigo! Com certeza iremos participar de muitas outras!!

PAULO: Amigo de trabalho e corredor. Você foi fundamental incentivador para que eu completasse a prova! Em nenhum momento você deixou de acreditar no meu potencial! Obrigada!

NELSÃO: Amigo de equipe. Não tem tempo ruim para ele! Me apoiou no longo que fiz em preparação da prova e me incentivou em vários trechos da prova! INCENTIVO TOTAL!

RICARDO: Cuidadoso. Preocupado. É uma pessoa que pensa em todos os detalhes para que tudo seja perfeito. Muito obrigada por todo incentivo e preocupação que você teve para que tudo fosse maravilhoso!

NADAIS: Não existe melhor ouvinte que você! Agüentou todos os meus xiliques e chorumelas com muito bom humor! Obrigada por você ser tão paciente comigo, rs!

As fotos e mais alguns detalhes sobre a prova colocarei em breve.
Um beijão à todos e obrigada por tudo!
Retirada do kit, Eu, Ricardo, Lucina e Nelsão


Visita ao Cristo Redentor


Aproveitando o calor na praia, Nadais, Nelson, Ivone, Ricardo e eu


O grande dia


Paulo, Eu, Nadais, Nelsão e Lucina


Término de prova.. Olha a cara de felicidade!
Laércio, Clebão, eu, Paulo, PA e Nadais