Pages

sábado, março 01, 2008

Escutando a voz da Experiência


Existem decisões na vida que são difíceis de serem tomadas. Decidir fazer uma maratona é uma delas. Pelo menos foi para mim. Lembro da minha empolgação quando de fato decidi e postei aqui para quem quisesse ler.

Mas o mais difícil que decidir realizar uma maratona é decidir deixá-la de fazê-la. E hoje findo minha decisão de não realizar minha primeira maratona neste ano de 2008.

Criei uma grande expectativa para que isso acontecesse. Tenho sido "fiel" nos treinos, tenho mudado meu hábitos alimentares, estou procurando seguir a planilha a risca. Mas tudo isso não é suficiente.

No treino de ontem, o professor Wanderlei me deu vários argumentos para eu não me precipitar em realizar a maratona, mas no fundo eu não queria ouvir nada daquilo. Entretanto, como um ótimo e experiente profissional que é, sei que falou aquilo para o meu bem.

Ele poderia ser hipócrita e dizer "vai lá, você consegue", mas ele preferiu ser coerente e dizer que é preciso MUITO preparo físico até chegar a uma maratona. "O que eu mais prezo é a saúde e maratona machuca", este foi o termo que ele usou. O corpo precisa estar muito bem condicionado para poder enfrentar 42,2 km. "Eu recomendo dois anos de preparo", disse ele.

Quando ouvi isso, pensei: "Meu Deus, restam apenas 3 meses para o dia D."

Confesso que saí do treino muito desmotivada, mas pensando em cada palavra "do grande mestre" que já realizou 22 maratonas.

Hoje, após o longo que acabei não concluindo, por falta de condições físicas e psicológicas, conversei com a professora Mônica. Ela foi muitíssimo sincera comigo a dizer as mesmas coisas que tinha ouvido ontem do Wanderlei. Me explicou que a dor do meu joelho, por exemplo, é o meu corpo dizendo para eu ir com calma. E que é necessário dar tempo para que o corpo "acostume" com a nova rotina de treino.

Falei que iria pensar e tomar uma decisão.

No caminho para casa, lembrei de quando era mais nova e recebia conselhos dos meus pais. Quantas vezes "dei de ombros" e depois ouvi: "Eu avisei!"

Eu confio plenamente na experiência do Wanderlei e da Mônica e por isso tomei a decisão de ADIAR minha maratona.

Eu cheguei em casa tão chateada e contei tudo ao Henrique. Falei que estava "dando um passo para trás". Ele olhou para mim e disse "Muito pelo contrário. Você está dando um passo à frente! Está seguindo o conselho de pessoas competentes que prezam pela sua saúde".

A decisão está tomada. Meus treinos continuarão para que eu esteja preparada de verdade para uma próxima, que ainda decidi qual será.

Este ano vou me preocupar com provas menores e quem sabe melhorar meu tempo nos 10k.

E assim vamos indo. A vida continua e os treinos também. Como diz meu amigo Harry: "Bola pra frente".

18 comentários:

Anônimo disse...

Jacke,

Caraca... Como é difícil tomar essa decisão. Eu também ouvi um monte de coisa sobre correr uma maratona e depois do que li aqui também acho que devo rever meus conceitos. O duro é administrar a ansiedade. Lembro que chorei quando a minha treinadora disse q eu não poderia correr a São Silvestre em 2006 por causa da lesão na tíbia. Mas veio 2007 e veio a São Silvestre, emocionante. É duro adiar sonhos. Ainda mais mulheres tão corajosas como nós. Vamos marcar um treino juntas...
Beijo
Yara

Regis..."amocorrer" disse...

Jacke,foi a melhor notícia sua que recebi ou melhor post seu que ja li,pois saiba eu temia pela sua primeira maratona de verdade, nunca quis te dizer nada a respeito pois sua impolgação contagiava, mas isso nãoleva ao final de uma prova com a maratona, veja em sua vida de corredora vc fez apenas uma meia do Rio não é? e fez os 18km da pampulha meio que como um treino, veja pra se chegar a prova mestre(42KM) é preciso um pouco mais de bagagem de rodagem, desculpe a sinceridade, mais temia que sua estreia em POA fosse frsutante. Olha faça mais meias, 25km(no dia de POA tem os 25 km da Corpore, pq não?)já é um bom paramentro, ja fiz algumas maratonas e posso te dizer com certeza, precisa estar bem treinado e com bagagem...fica a dica...e saiba seu dia chegará. e será inesquecivel, tenha certeza disso...abraços..Regis

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Jacke olha só amiga, se o seu técnico disse isso para vc adiar a maratona vc deve sim seguir as dicas dele, pq foi como vc mesmo disse né ele tem uma bagagem de 22 maratonas nas costas e já viu de acontecer de tudo então amiga vai devagar eu sei quanto é duro planejar e na hora ter que adiar a maratona é boa de se concluir mais deve ser treinar muito para isso, outra coisa o mundo não vai acabar por isso, bola pra frente que muitas maratonas virão, mais uma vez eu digo é chato isso mais o Wanderley é técnico e olha quando eu completei a minha 1ª maratona eu não treinava com técnico e depois que comecei a treinar eu vi que estava fazendo tudo de errado. Amiga eu lhe desejo a vc bons treinos e também espero que não fique chateado comigo pelas minhas palavras acima, mais é para o seu bem.
Um abraço e bom final de semana.
JORGE

Alison G. Altmayer disse...

Jacke,

como tu sentes teu corpo? Quais os sinais que ele está te mandando? Te fortalece fisica e mentalmente primeiro, daí manda ver em uma maratona. De repente, relaxando tu consegues melhores resultados nos treinos...

Bom começo de semana.

Abraço

Anônimo disse...

Grande Jacke! Sábia decisão!
Logo logo a hora chegará e você irá curtir com muito prazer a sua primeira maratona ao invés de terminar sofrendo.
Saiba que estou junto de você e quem sabe não estreamos também juntos.
Força amiga e muito treino e agora sem ansiedade e pressão.
Beijos

Anônimo disse...

Oi Jackie !
Parabéns pela coragem de tomar essa decisão tão sábia....hoje em dia as pessoas fazem muito "por fazer", apenas para dar satisfação aos outros, e esquecem de ouvir o próprio corpo e suas necessidades. Tenho certeza que, após essa decisão, sua estréia em maratonas será muito mais consciente e consistente, e aí sim você vai poder curtir todo o momento !
Bom, já que você está procurando meias legais para correr esse ano, te convido para a Meia do Rio, dia 29/06 (www.maratonadorio.com.br). Quem sabe é um bom treino, mesmo você já tendo feito o percurso? Eu já estou inscrita, e vai ser um prazer te encontrar por lá !!!
Beijos e mais uma vez parabéns pela sabedoria !

José Capela disse...

Olá, Jackie...

Acho que foi uma boa decisão!

Para se poder enfrentar uma maratona sem problemas é necessário ter alguns anos de corrida e muitas meias-maratonas nas pernas. Depois disso e com um treino adequado fazer uma maratona já pode ser encarado com normalidade. Até lá é preciso muitos quilómetros para adquirir condição física.

Não desanimes e continua a correr....e daqui a um ano talvez possas tomar a decisão de correr a maratona!

Beijoka

José Capela

Mayumi disse...

Êta, Jacke:
Treinador 10 e aluna 10, tb! Parabéns por ter chegado a uma conclusão sábia! Vamos com calma, né? Estou aqui tb bem na minha... quando digo que pressão comigo não funciona, estava falando destas decisões, tb. No ano passado, eu queria participar da meia-maratona da Corpore e o treinador disse: "Não, este ano só vai o Alberto!" E eu e mais um senhor que treina conosco, corremos 6 km. De qualquer modo, corremos meia: meia dúzia de km! Rsrsrs. E agora, eu vou fazer a minha primeira meia de verdade. E tb tenho que fazer pé de meia pois no final do ano... tem a inteira! É isto aí, bola pra frente e bons treinos! Vou indo tb... devagar e sempre, devagar e sempre, no stress...

Anônimo disse...

Oi Jacke, nossos amigos corredores já postaram suas impressões então não quero ser repetitivo...apenas dizer que com essa vontade, essa garra e esse amor pelas corridas tenho certeza que irei te ver correndo uma maratona, não sei daqui há quanto tempo, só sei que esse desafio você vai superar...bons treinos amiga...bjaum!

Carlinha Salgueiro disse...

Mais complicado que tomar a decisão é acertá-la, mas como saber antes de fazer... Há casos que só ouvindo nossos mestres e confiando em quem gosta da gente.
Força nas pernas, bola para a frente, que seu dia de maratona vai chegar, com você inteira e pronta para quem sabe vencer.
Beijinhos!

Ana disse...

Admiro sua decisão de adiar algo, que c/ certeza, vc trazia grande expectativa p/ q acontecesse. Tenho certa dificuldade de ouvir conselhos desse tipo, q tentam nos fazer ver nossas limitações... pois adoro superar os meus limites, mas temos q ter consciencia que não somos MULHERES-MARAVILHA.
Parabéns, vc tomou uma decisão bem dificil p/ vc, mas q lhe trará em breve, recompensa maior.

bjos e boa semana

Anônimo disse...

Parabéns garota!
Bela decisão, ótimo post!
E bola para frente que atrás vem gente!

Nacatko, Inc disse...

Jack,

depois de tudo isso que li neste excelente relato, só tenho o seguinte a dizer...

Menina, que maturidade e discernimento... atribuições que poucas pessoas possuem.
A recompensa virá em breve.

Saude e bem estar acima de tudo

Bola para frente...e que venham as próximas corridas de 10km, Pampulha, Meias-maratona.

Um grande abraço e parabéns

Anônimo disse...

Acho que tem alguma coisa errada nisso tudo, Jackie. Vc. deveria trocar de treinador, personal, diabo a quatro; evidente que o treino estava exagerado, que vc. estava fazendo longões com velocidade e não bem lentos, como devem ser, a ponto de não conseguir terminá-los, ou conseguir mas com dores. Falha de planejamento e orientação, deles, nada mais...o resto é papo furado. Mas vc. chegará lá, com certeza.

Anônimo disse...

Ow, minha querida.

Isso se chama maturidade!!
Com toda a certeza você colherá frutos maravilhosos dessa decisão!!!

beijos!!

Anônimo disse...

Olá Jacke!!!
Não poderia deixar de dizer algo sobre essa sua decisão...
De tudo q li nos coments anteriores ainda ENXERGO VC INDO PRA POA...
´passei a tarde pensando no q dizer a vc do alto de minha inexperiência...rs
E só pensei isso..
E, agora li o coment "anônimo" e era exatamente o q pensei...
Já passei por isso e perdi oportunidade por treinamento excessivo...
Lembro de ter dito logo no início pra vc cuidar pq passei por treinos mto fortes e ESTOUREI MEU JOELHO...
Penso q vc tem q sentir se dá ou não... Sentir o q seu corpo diz... Sua resitência, etc...
E, ACREDITO AINDA Q VC VAI REVER ISSO E POA TERÁ VC POR LÁ...
Desculpe aqui os EXPERIENTES...Mas, penso q é cedo pra vc DESISTIR...
Ainda mais q vc disse q continuará treinando...
TENHO OUVIDO MTO O MÁRCIO VILAR ( ULTRAMARATONISA), DINHO ( MARATONISTA) e tenho treinado de outra forma pra Maratona do Rio e/ou Sampa...
E, da mesma forma, eles me disseram, eu irei dizer se vou ou não...Mas, qdo tiver treinado o suficiente e qdo chegar a hora...
HOJE É CEDO PRA DIZER NÃO MINHA AMIGA...

REPENSE...
Mas,penso q é cedo d+

Ahhh e assino todos meus comentários aqui pq não sou de esconder o q penso... SEI Q SEREI CRITICADA POR FALAR ISSO A VC, AINDA MAIS Q NEM TENHO EXPERIÊNCIA...
*
POA A AGUARDA.. E SÓ ACEITO SEU NÃO QDO, DE FATO, CHEGAR A HORA E VC SENTIR Q REALMENTE NÃO DÁ...
e não será vergonha nenhuma concluir q não deu...
MTAS MARATONAS NOS AGUARDAM!!!
Sou sua fã,e gosto de vir aqui pq gosto de ter contato com pessoas q usam o cérebro... VC É UMA DELAS...

Thiago Rolemberg disse...

Que pena Jacke, eu tenho certeza de que você completaria a maratona numa boa. E para falar a verdade, estou pensando seriamente no meu caso. O duro é que já desisti ano passado pois achei que não era a época, e justo esse ano que queria enfrentá-la, começo a sentir também essas dores no joelho. Pior é que nem longão fiz ainda. Não passei de 14 Km nos treinos. Nem vou treinar essa semana para me avaliar melhor.
Só sei que, desistindo ou não, tenho a absoluta certeza de que nossa hora vai chegar. Seremos maratonistas cedo ou tarde! Temos de ser persistentes.
É isso aí.
bjão
Thiago

deh disse...

apesar de ser iniciante no mundo das corridas, me senti na sua pele por ter que parar de correr por orientações médicas, e por um bom tempo... talvez por uns bons 2 anos.

mas acredito que é melhor ter saúde e alcançar aos poucos, qualquer que seja o objetivo.
[sem saúde não se faz nada!]