Pages

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Alimentação x Corrida


Desde que comecei a correr, eu nunca procurei adequar minha alimentação aos meus treinos, embora eu sempre soubesse da importância.

Agora com os treinos mais puxados, resolvi “tomar vergonha na cara” e me policiar mais neste aspecto. Eu tenho percebido que a cada semana os treinos tem ficado mais desgastantes e sei que o meu corpo precisa repor todos estes gastos.

Antes que eu quebrasse de uma vez, fui até uma nutricionista especializada em esportes e lá comprovei que estava fazendo tudo errado!

Ela me deu uma senhora aula sobre alimentação x treinos.

Primeiro puxão de orelha que levei foi por não comer bem antes do treino. Eu simplesmente não sinto fome logo cedo, então encarava apenas uma fruta e olhe lá!

Segundo puxão de orelha, foi por não jantar. Sempre (como) comia qualquer “tranqueira”.

Enfim, num contexto geral minha alimentação estava próxima de uma catástrofe! ESTAVA!!! Hoje comecei adaptar minha vida com a nova dieta.

Embora muitos de nós estejamos carecas de saber, vale ressaltar algumas dicas:

Nunca vá ao treino em jejum
Faça uma refeição com antecedência, para não prejudicar no treino. Os músculos precisam de energia e o jejum diminui a capacidade de manter o exercício.
Se não consumirmos carboidrato antes do treino, podemos fazer com que o corpo venha utilizar a proteína muscular como combustível levando a perda de massa muscular e a uma hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), provocando tonturas e desmaios.

Recupere a energia gasta
Acostume a comer na primeira hora após o exercício.
Após os exercícios, o alimento que ingerimos será desviado para recuperação muscular, ou seja, a finalidade desta refeição é para que preservemos a massa magra e adiantemos a recuperação para o próximo treino.
Depois do treino, a proteína ajuda a restaurar o carboidrato, estimula a liberação de insulina e previne a destruição da massa magra. A proteína precisa justamente do carboidrato para que isso aconteça. Portanto, o ideal é consumir os dois juntos.

Hidratação

Se hidrate sempre e reponha os nutrientes durante a atividade. Com o exercício, o corpo se aquece e o resfriamento é realizado pelo suor. Precisamos repor a água perdida e ter reservas para a produção de suor. Durante atividade de longa duração não perdemos só água, mas carboidratos, proteínas e sais minerais. Reponha com os suplementos. A desidratação também diminui a capacidade de manter ritmo no exercícios. Procure se hidratar logo após a atividade.

A consulta de um nutricionista, principalmente para nós que praticamos atividade física é muito importante! Vale a pena!

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Treino de hoje: Rodagem de 10km no parque do Ibirapuera. Foi uma rodagem tranqüila junto com os colegas Reinaldo e Karine da RFL.

BONS TREINOS!

8 comentários:

Ms Harkins disse...

Oi Jacke,

bom dia. Tocasse num assunto que me deixa louca. Se come muito antes do treino, passa mal. Se não come, passa mal... Se come logo depois do treino (e vc quer emagrecer), não adianta. Tem que se ter cartilha para se alimentar quando a gente quer treinar legal. Voltei das férias e já cortei: arroz branco, pão branco, refrigerantes, meu muzzarella (buáaaaaaaa)... Se te vale de consolo e estímulo, saiba que eu também passo pelo mesmo aperto.
Bom treino!

Angela(www.flogao.com.br/amocorrer disse...

Bom dia Jacke!!
Como vc diz, estamos cansadas de saber e fazemos errado não é???
Tá aí um(a) especialista q não procurei desde q comecei a praticar esportes(correr e academia) há um ano e meio...
Ainda mais eu q já tenho quadro de hipoglicemia..
Como te disse dias atrás, como igual uma doida..E, como ERRADO...rs..Tenho certeza disso...Sem contar que perco peso com mta facilidade...
VOU FAZER COMO VC: CRIAR VERGONHA NA CARA E PROCURAR UM(A) NUTRICIONISTA...
Tenho acompanhado seus treinos e vc vai fazer uma excelente MARATONA...Com toda certeza!!!
Rodei 12km hoje ..A gnt parece que fica até leve né??? Oooo coisa boa sô!!! rsssssss
Aproveito pra agradecer suas visitas em meu flog e orkut sempre que pode...
Falando nisso, postei lá esses ddias sobre BIOTIPO respondendo a sua pergunta sobre meu corpo de "20 aninhos"(kkkkkkk)..Vc viu lá???
bjus
tenha um fds maravilhoso...
Angela

Carlos Lopes disse...

Ola Amiga

Bem que você podia fazer um plano de boa Alimentação para mim, :)

Wladimir Azevedo disse...

Deletei o comentário anterior porque tinha erro grosseiro de portugues... que vergonha :(

Olá Jacke,


realmente esta questão da alimentação é igual ou mais importante que o tenis.

Eu estou fazendo um acompanhamento sério, desde de jan/08.

E tudo por dois motivos :
1) sou alérgico a Gluten, ou seja, não como massas, pão, aveia e mais um monte de tranqueira;
2) a anemia me persegue a alguns anos.

E fora a questão de trabalhar e viajar o tempo todo.

PS: Obrigado pelo comentário sobre o Duathlon. Com certeza é impressionante a sensação de alcançar um objetivo desenhado... você passará por esta sensação na sua Maratona.

Abcs

Marildo Nascimento disse...

Jacke como vai?
Estou muito feliz de ver seu esforço e seu progresso. Ele serve de apoio para nós mortais...risos
Olha continue firme vc vai conseguir correr a Maratona muito bem e sem sacrificio só não queira ser a primeira...afinal na sua idade só o fato de completar sem andar é uma grande vitória. Esqueça o tempo ele só serve para a gente envelhecer....risos

Jorge disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
É amiga muito interessante mesmo esse seu relato sobre alimentação. Parabéns...Apesar que neste anos de corrida. Eu já vi muita gente falando que quando vai correr, também não se alimenta. Amiga sei que fui criticado por um anonimo aqui no seu blog, mas amanhã tem um amigo corredor nosso que está ANIVERSARIANDO e gostaria que vc fosse no meu blog e visse quem é.
Bom final de semana.
Um abraço
JORGE
www.jmaratona.blogspot.com

Micha disse...

saudade daqui, saudade de correr.
tenho maior vontade de ir a nutricionista...qdo o plano de saúde liberar (agora é lei, né?), eu irei.


/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_.................

Harry disse...

Jacke,
Além de boa escritora, daria pelo visto uma boa nutricionista.
Harry