Pages

domingo, fevereiro 24, 2008

Os primeiros 20km que não aconteceram

Sábado - A planilha já mostra os 20km que devem ser percorrido. Os dias estão voando. Faltam apenas 3 meses para minha primeira maratona.

Além de eu estar com grande disposição, o dia estava ótimo
para correr: nublado e fresco. Não havia nada que poderia estragar meus primeiros 20km de treino para a maratona.

Mas como tudo na vida, nem sempre sai como planejamos, nos treinos não poderia ser diferente. Quando eu estava perto de completar o km19, comecei a sentir uma dor no joelho esquerdo (nunca senti isso antes). Continuei, afinal faltava muito pouco. Mas a dor foi se agravando e foi então que percebi que não tinha jeito de completar os 20km.

Enquanto caminhava (com muita dor) até o local que eu havia deixado meu carro, comecei a pensar qual motivo poderia ter causado aquela dor. Embora não tenha encontrado nenhuma resposta conclusiva, acredito que exagerei com as cargas na musculação. Talvez seja excesso de treino, não sei.

A única coisa que eu sei, é que o treino de ontem me mostrou algo que tenho procurado não pensar. "E se eu quebrar no dia D?". Embora eu ter ficado chateada por não ter completado os 20km, tive algo para refletir. É fundamental ter consciência que isso pode acontecer seja num treino, numa prova de 10km ou mesmo no dia da tão esperada maratona. E se isso acontecer, bola pra frente, pois outras maratonas virão!

Como tudo na vida não é perfeito, além de não conseguir correr os 20km, após o treino precisei trabalhar. Ok! A noite compensou tudo... me diverti com minha família e alguns amigos numa batataria. Já valeu o sábado!

BONS TREINOS!

8 comentários:

Nilton disse...

Deixar de correr 1km de 20km é pouco, mas um grande exemplo para não se machucar e depois ter que ficar parado dias, até mesmo meses para se recuperar. Não é para ficar chateada, mas orgulhosa por ter feito a escolha certa. A melhor coisa a fazer agora é esquecer, ou melhor apagar essa frase da sua memória:"E se eu quebrar no dia D?" e trocar por "Eu vou correr o melhor que posso no dia D!" A 1º vitória está no pensamento positivo,acredite sempre, que é possível e os seus sonhos impossíveis se realizarão no presente do seu dia a dia.

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Bom minha amiga Jacke, as vezes nós planejamos algo e as vezes dá errado, que pena que vc sentiu dores no joelho e não pode completar os 20km, mais acho uma coisa de errado em que vc pensou no seu relato dizendo assim:

"E SE EU QUEBRAR NO DIA D?"

Vc nunca deve pensar assim, vc tem que treinar o seu psicológico para não ficar pensando coisas negativas e sim positivas, já que está treinando fisicamente para a sua primeira maratona, também está na hora de treinar o psicológico e não sei se vc já fez se não converse com seu técnico para rever os treinos de musculação. Olha hj domingo eu e minha equipe treinamos no aterro do flamengo e eu e mais um corredor fizemos quase 21 km, tinha km que ele puxava e noutro ia eu puxando, so que quando estava no final do treino eu também comecei a sentir uma dor no quadril e não parei diminuir o ritmo da corrida e fui até o final e logo imediatamente eu lembrei de um amigo de Equipe o Ultramaratonista Márcio Villar ele me disse o seguinte A DOR É TEMPORÁRIA, ELA PODE DURAR 1 MINUTO, UMA HORA, MAIS VAI TER UMA HORA QUE ELA VAI PASSAR isso me ajudou muito o meu psicológico eu até pensei parar o treino de hj mais repensei e diminuir o ritmo e acabei o treino. Então minha amiga pense sempre POSITIVO que tudo dará certo...OK...
Ahhh fiquei sabendo que pelo menos as 3ª e 5ª feiras o parque do ibirapuera principalmente a noite está começando a ficar engarrafado com os treinamentos dos atletas hein...
Tenha uma boa semana e cuide-se hein...
Um abraço,
JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Mayumi disse...

Oi, Jacke:
Acho que o pessoal que postou já disse tudo, mas olha só: você já chegou a correr 21 km na meia do Rio. Por que razão não haveria de correr isto outras vezes? Acho que esta dor no joelho foi momentânea, não foi? Eu estou com um treino parecido, mas tenho trocado bastante idéia com pessoas que já correram a maratona. Vamos ver se marcamos algo para "tirarmos as minhocas da nossa cabeça" (em bom português) com as pessoas que já correram uma maratona. Acho que vai ser muito bom! Que tal? Rs. Vamos lá! Vamos treinar! E como diz o cobrador de ônibus baiano: uma coisa de cada vez, uma coisa de cada vez! Rsrsrs. (Uma amiga pegou um ônibus em Salvador e como já estava com o dinheiro trocado, queria deixá-lo com o cobrador e passar pela catraca. Mas, o cobrador estava contando dinheiro e se recusou a pegar o dinheiro dela, dizendo: peraí, moça, uma coisa de cada vez! Para nós que estamos acostumados a fazer várias coisas ao mesmo tempo, isto parece um absurdo, mas acho que de vez em quando, temos que parar e refletir para não nos atropelarmos!) Bons treinos. Até mais.

Anônimo disse...

Oi Jackie !
Poxa amiga, não desanime, como a Mayumi disse, você já correu 21 km, então não deve se assustar com o que aconteceu no treino de sábado....tem dia em que a gente não está bem mesmo, daí o importante é ser sábia como você foi, e saber ouvir os recados que o corpo está mandando....afinal de contas, não é menos de 1 km que vai definir quão boa corredora você é! O importante é curtir a corrida sempre, e correr por prazer, afinal foi você mesma que me ensinou isso !
Um beijo e keep running

Ana disse...

Quando reflito sobre sua meta de correr uma maratona, fico pensando... nossa, 42km, essa garota é corajosa. Confesso q isso nunca passou pela minha cabeça e admiro a sua coragem e determinação. Não deixe q 1 ou 2 kms a menos do q o previsto te coloquem p/ baixo. Pense pelo lado positivo, "já corri 19". Vc já é uma vencedora.

Bons treinos

Nacatko, Inc disse...

Jack,

Que show parabéns !!!

Menina você fez um baita treino, por favor não exija tanto da máquina. Você fez 19km, isto é bastante coisa, 1km não é nada, ou seja, você não deixou nada para trás.
E a melhor coisa que você fez, foi exatamente atender ao pedido do seu corpo, pois ele lhe avisou e você escutou. Com isso, você evitou problemas maiores.

Parabéns e ficamos na torcida... Bons treinos...

Abcs

Alison G. Altmayer disse...

Jacke,

entendo com te sentes, afinal 19 não são 20... 1/2 gianechini não é 1 gianechini... mas.... são mais de 90% dos kilômetros que tinhas que atingir :-)

Abraço

Anônimo disse...

Jacke acabei de ler uma reportagem da Folha do domingo que fala sobre os problemas no joelho de quem corre principalmente nas mulheres e agora após ler o seu texto conclui que realmente correr não é só colocar o tênis e sair por aí. Acho que já te falei de um livro que me emprestaram que fala sobre o corpo... que ele fala o tempo todo e a gente por incrivel que pareça não sabe ouvi-lo.
Presta atenção no que o teu corpo te fala e não insiste em contraria-lo pois o preço disso é muito caro. O autor Olavo Avallone vale a pena ler!
Cuidado com os joelhos...se eles derem problema...acabou tudo...
Boa sorte nos treinos!
Vou começar a me preparar para correr a Meia da Corpore...se a preguiça deixar...risos