Pages

terça-feira, maio 13, 2008

Profissionais que correm...

Depois de mais um dia de trabalho, voltando para casa me deparei com um grande caminhão que recolhia o lixo do bairro onde eu moro. Enquanto aguardava o semáfaro abrir, fiquei observando o trabalho dos coletores de lixo.

Fiquei admirada com tamanha rapidez e destreza com que realizavam seu trabalho. Na hora me perguntei 'quantos quilômetros estes homens devem correr por dia?'. Acreditem se quiser, tamanha curiosidade, pesquisei na internet e o que encontrei é que eles correm entre 30 e 40km diários!!! Verdadeiros maratonistas!!!

Analisando friamente acho que correr é a parte fácil desta profissão. O difícil mesmo é recolher em média 4 toneladas de lixo, por jornada de trabalho! Além de ter que enfrentar forte sol, chuva, frio e calor.

Embora muitas vezes seja uma profissão pouco valorizada, garanto que não é qualquer um que suportaria um dia com esses! (Eu me incluo nesta lista).

Confesso que hoje comecei a ter uma visão diferente. Precisamos prestar mais atenção em pequenos momentos que a vida nos apresenta, pois são destas pequenas minúcias que recolhemos os melhores frutos.

"NA ESCOLA VOCÊ RECEBE A LIÇÃO E DEPOIS FAZ A PROVA. NA VIDA VOCÊ FAZ A PROVA E DEPOIS RECEBE A LIÇÃO"
(Desconhecido)

BONS TREINOS!!!

8 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

Olá Jacke bonita homenagem que fizeste a esses cidadãos que faz tornar a nossa cidade um pouco limpa e eles são uns verdadeiros herós mesmo, aqui no RJ conheço alguns garis que correm comigo nas competições e um deles se chama RONALDO o cara é fera, eu não sei ao certo mais acho que a duas ou tres semanas atras, passou no globo reporter na sexta feira falando dos garis e tambem os km que eles percorrem catando lixo, tente ver no site da globo essa matéria.
Vc disse que vc não incluia para ser um deles eu também a profissão deles é muito ardua, mais eles são uns verdadeiros herois.
Um abraço,
JORGE
www.jmaratona.blogspot.com

Anônimo disse...

Ola Jacke

Muito interessante seu relato. Vc escreveu que não se inclui no perfil de um coletor de lixo, mas sabe q as vezes, olho pela janela do trabalho, e ao ver akele dia lindo lá fora, preferiria estar fazendo qq outra coisa a estar na frente do computador. Apesar da minha profissão não ser tão monótona assim (sou eng), tem dias q gostaria de estar correndo ou pedalando por ai, nem q fosse atrás de um caminhão... mas só alguns dias do mês, rs.

Já tive a oportunidade de ver os coletores de lixo dos USA e sabia q eles andam na maior tranquilidade recolhendo o lixo, e o caminhão um pouco a frente, numa velocidade baixissíma.

É... os brasileiros são bem mais raçudos mesmo!

Bjos e até +

Treinar e viajar disse...

Jacke,
Legal a sua mensagem de hoje. Lembro-me que, um pouco antes da Maratona de Paris deste ano, li que a Prefeitura de Belo Horizonte patrocinou alguns garis-maratonistas e levou-os para Paris. Achei o máximo. Uma recompensa e tanto para esse pessoal que trabalha duro, quase sempre sem reconhecimento, e ainda treina.
Beijos!

Mayumi disse...

Oi, Jacke:
Tudo bem? Legal esta frase em destaque: faz a prova para depois receber a lição! Rsrs. Realmente, falou tudo! Vc sabe se tem corrida dos lixeiros? Tem aquela dos carteiros, né? Mas nunca ouvi falar na dos lixeiros. Bem que podia ter, não acha? E se tivesse premiação exclusiva para a categoria deles, seria melhor ainda. Até mais! Bjs.

prazeremcorrer disse...

interessante essa sua abordagem Jacke..
Nem me imagino correndo e trabalhando no pique deles..
Meu irmão tinha essa profissão..Mto dígna como tantas outras porém,tão pouco valorizada não é?
Esses dias Breno, meu filho caçula, disse: QDO CRESCER QUERO SER LIXEIRO..Qdo perguntei o pq, ele me respondeu: PRA AJUDAR A SALVAR O MEIO AMBINTE... Este meu filho vai looongeee não é msm amiga?
Bom, passei msm pra rforçar meu carinho e apreço por vc e dizer que FALTAM APENAS 17 DIAS PRA NÓS DUAS CORRERMOS JUNTASS
ebaaaaaaaa
bjoks e força nas pernocas!!!
Angela

Fabi ♥♥♥ disse...

Amei seu post, são os pequenos detalhes que fazem a grande diferença em nossa vida!As vezes olhar um pouco em volta e ser um pouco mais educado com as pessoas,faz com que nossa vida seja um pouco mais leve.
A um tempo atrás vi uma reportagem com eles e acho que são dignos de muito respeito e carinho.
Abraços,

Branquinha disse...

Oi Jacke,
Quanto tempo!!!
Muito legal seu post... te admiro muito, por sua personalidade, sensibilidade e capacidade de fazer seu dia render!!! Como estão os pequenos? Saudade grande!
Bjos,
Isis

Anônimo disse...

Oi Jacke tudo bem? Espero que sim...
Olha estive passando por problemas de saúde... uma indesejável sindrome metabólica... mas que me fizeram entender que correr é mais do que prazeroso... é vital para a melhoria da Qualida de Vida e para conquista de muita saúde.
Espero ver vc em breve correndo novamente pelas ruas da capital e quem sabe num futuro qualquer em nossa equipe de amigos.
Um grande abraço