Pages

quinta-feira, janeiro 31, 2008

Maratona é coisa de Forrest Gump

Pleno verão e o dia todo fechado. Embora eu não seja muito fã do calor, tempo chuvoso também não faz muito meu tipo, ainda mais nas férias. Estou prestes a voltar a trabalhar e pelo jeito vou voltar com mais cara de papel do que sai. Acho que o Sr. Sol resolveu tirar férias junto comigo!

Tudo bem que não tinha planos de viajar, mas sei lá... até que eu poderia fazer um bate volta no litoral, só para voltar com um "ar de saúde"... Mas até agora, não teve um dia que o sol quis colaborar comigo.

Tudo bem... Pelo menos para treinar é bem melhor assim. O treino é mais proveitoso e menos desgastante.

Ontem, estava conversando com a Karina (é ela na fota, juntamente comigo e com o Pedroca), uma amiga do trabalho e ela me perguntou. "Jacke, você continua treinando todo dia? Mesmo nesta chuva?!". "Sim", disse eu. "Faça chuva ou faça sol, eu preciso me preparar para a maratona".

"Pessoas de fora", sempre nos acham loucos. Outro dia mesmo, eu conversando com essa mesma amiga, ela me perguntou: "Jacke, quantos quilômetros tem uma maratona?". "42 Km." respondi.

Começa aí. A maioria das "pessoas de fora", não sabem quantos quilômetros tem uma maratona. Aliás, quantas vezes ouvi pessoas perguntarem: "Quantos quilômetros tem a MARATONA SÃO SILVESTRE?".

Para nós é engraçado ouvir isso. Não que seja vergonha não saber este tipo de informação.
Eu mesma não sabia de nada disso, antes de me interessar por corrida. A gente aprende, procura informação do que nos interessa. Ou por acaso isso é algo que aprendemos na escola? Pelo menos eu não aprendi ou então faltei nesta aula.

Enfim... depois da surpresa da Karina ela me faz outra pergunta: "Minha nossa Jacke, em quanto tempo você correrá 42km?". "Ainda não sei Ka, mas é bem certo que correrei para mais de 4horas".

Ela não se conformou... Disse: "Como uma pessoa fica correndo mais de 4 horas seguida". Nesta hora me senti uma verdadeira Forrest Gump...

Fiquei pensando no que ela me disse e achei totalmente cabível ela achar tal situação "extraordinária". Eu tenho certeza que se não tivesse "neste meio" também ficaria admirada.

Não preciso ir tão longe. Quando pessoas me diziam que já correram uma maratona eu achava um completo absurdo. Pensava: "para que tudo isso? Só louco faz isso".

Há menos de um ano atrás, uma maratona era algo que jamais pensava em fazer, mesmo já considerando a corrida uma paixão.

Agora, aqui estou eu. Na maior expectativa para conseguir concluir minha primeira maratona. Sem preocupação de tempo. De primeiro momento tempo não é tão importante. O meu ponto fundamental é concluir os 42 km! E de preferência INTEIRA...

Podem me chamar de louca, do que quiserem, mas este é um desafio que em breve irei conquistar!

6 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Boa noite corredora parabéns pela determinação de treinar para sua próxima maratona, gostei vc dizendo faça sol ou faça chuva tá la vc treinando é isso aí. Olha amiga vc relatou o que sua amiga Karina falou quanto tem Km tem uma maratona e vc disse 42 mais vc faltou a falar nos famosos 195 metros que falta para completar uma martona...rsss...mais não tem problema né...rsss...Outra coisa que vc disse que muitas pessoas perguntam quantos KM tem certas corridas e vc já pensou em convidar essas pessoas para correr...Quem sabe q através de vc da sua determinação em corridas as pessoas também não venham para o atletismo.
Bons treinos e bom carnaval e se for brincar, brinque com moderação hein.
Um abraço,
JORGE
www.jmaratona.blogspot.com

Anônimo disse...

Jacke,

Já que blogueiro maratonista Jorge, que tem uma tatuagem bonita em seu ombro direito citou a distânia total da modalidade eu lembrei de uma parábola.

Dizem: que o mais dificil de uma maratona não são os 42Km, mas sim, os 195 metros finais!

Anônimo disse...

Jacke que beleza sua determinação...mas nessa eu estou fora...risos Vou de novo na Meia Maratona de Praia Grande para ver se consigo faze-la com menos sacrificio que a do ano de 2007. Por enquanto busco motivação para voltar e não esta nada fácil... sinto muita preguiça e falta de vontade...essas férias estão me deixando muito mole...risos
Bem mas vamos ao que inteessa...me fala um pouco sobre esse teu relógio e se vc achar que pode me fala o preço tá...tô precisando comprar um.
Abraços de seu amigo
Marildo Nascimento

Anônimo disse...

Bonito texto Jacke. Depois de estar dentro, é dificil identificar a opinião e o conhecimento de quem é de fora.

Sobre a maratona, os ultimos 42, 195k são os mais fáceis. Dificil mesmo é o processo. Mas também é o mais prazeroso.

Bons treinos

Anônimo disse...

Muito bom jacke este texto. Acho engraçadíssimo o espanto das pessoas quando falo que pretendo correr uma maratona...Mas no fundo me sinto orgulhosa por pelo menos sentir essa vontade. Mas esse sonho acredito que virá mais pra frente, lá pra 2009/2010...
Tenho que me preparar antes de tudo psicologicamente...
De toda forma, contarei com o seu testemunho, o que poderá me dar forças ou retirá-la de vez da minha cabeça...rs..

bjk

Carlinha Salgueiro disse...

Ainda bem que você me entende. Você já foi do lado de fora, rs!