Pages

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Eu sou corredora SUPER amadora!!!

Estou com saudades de fazer um bom treino. Sabe aquele treino que você termina com a sensação de missão cumprida?

Terça eu corri lá na USP. Não sei dizer quantos quilômetros percorri, mas foram aproximadamente 45 minutos de treino, contemplando a pistinha da Física e a rua do Matão. Tudo bem que eu caminhei um bom trecho da subida, mas eu subi.

Até hoje sempre treinei assim. Sem planilha, sem preocupação, sem "destino". E por este fato me sinto uma corredora SUPER amadora. NUNCA tive pretensão de troféus, colocações em pódios. Não que isso não deva ser gratificante. Claro que deve ser uma emoção tremenda, mas este jamais foi meu foco. Nunca me interessei em entrar em nenhuma assessoria esportiva. Em alguns momentos até pensei em fazer isso, mas foram raros momentos.

O fato de correr sem preocupação é que me faz bem, é que me dá prazer. Sei que com isso acabo sendo indisciplinada. Eu ter caminhado na subida do Matão é um exemplo disso. Eu poderia ter corrido toda aquela ladeira. Eu tinha condições de fazer isso, sem a menor dúvida. Afinal, eram apenas 800m (Descobri isso na terça! Sempre achei que tivesse pelo menos 1km, que decepção, rs). Enfim, eu fui preguiçosa. Pura indisciplina!!!

Mas muito em breve terei que viver uma outra realidade. Quero encarar a Maratona de Porto Alegre e sei que muita coisa na minha rotina de corredora SUPER amadora vai ter que mudar, caso eu queira concluir bem a prova.

É mais do que óbvio que continuarei sendo a "Jacke corredora amadora"... meu foco não irá mudar. Não corro para concorrer. Minha única concorrência sou eu mesma. Superar meus limites. Me disciplinar já será um dos limites superados. Mas quem sabe posso mudar um pouquinho, de SUPER amadora, para somente amadora.

Vou ter que entrar na linha. Seguir planilhas, seguir horários, claro, tudo dentro das minhas limitações.

Será tudo muito novo para mim seguir esta nova rotina. Tenho plena convicção que terei momentos que sentirei vontade de jogar tudo para o alto e largar mão de tudo! Mas minha paixão por correr superará tudo isso. E não tenho a menor dúvida que terei muitos amigos ao meu lado me apoiando para eu conseguir atingir mais este objetivo: CONCLUIR MINHA PRIMEIRA MARATONA!

QUE VENHA POA!!!

7 comentários:

Marcos Sanches disse...

Oi Jacke!

Eu concordo totalmente com o estilo super amadora. Na verdade eu acho que o ideal seria ser mais amadora ainda, sem nem participar de corridas. Aí sim seria correr pelo prazer de correr e pela saúde. Uma maratona, por exemplo, nao é saúde, é muito desgastante para o nosso corpo. Mas é difícil né, a corrida sempre tem uma lado social, de desafio, superação, que não conseguimos deixar de lado, e se deixarmos talvez correr perde a graça. Bem, minha sugestão é para treinar bastante e não se matar na maratona ok!

José Capela disse...

Olá, Jacke

Não é por seguir um plano de treinos que deixamos de ser atletas amadores. Atleta amador é aquele que corre por paixão, que testa o seu corpo, que compete com ele próprio. Um plano de treinos é apenas uma orientação, mas nada extremamente rígido. Quando preparo uma maratona sigo um plano, eu e outros amigos que também decidem correr a prova rainha do atletismo.Treinar em grupo é excelente. Como existem treinos bem longos dá sempre para conversar emquanto se treina, dá para socializar no inicio e no fim dos treinos escutando as sensações de cada um. Encaro sempre o treino com prazer, nunca como um sacrificio ou uma obrigação! É por tudo isto que sou atleta amador!

Beijokas

José Capela

Anônimo disse...

Amei seu texto sobre "nosso amadorismo",jacke!
E, não pude deixar de ler os coments anteriores de nossos amigos e concordo com eles tbém...
Resumo sempre o meu amadorismo na seguinte frase: "AMO CORRER! FAZ BEM AO CORPO, À ALMA E, andei percebendo que tbém AO EGO...rs
Ano passado passei por um stress pq iria correr a minha Primeira S.Silvestre...Treinei de forma tão desgastante que estourei meu joelho... passei meses recuperando e, conclusão, não corri a minha primeira S.Silvestre...
Portanto, considere o fato de treinar com prazer tbém...Pra q não ocorra o msm com vc, pra maratona de POA, ok amiga?
Esse ano to indo pra minha primeira S.Silvestre..E, como dizem: "ó o tamanho da minha preocupação..." rs ..quero mais é ser feliz...Nem que seja a 20.000ª a chegar...rs Quero completar a prova e chegar inteiraça como sempre chego...Apenas realizando sonhos...
JACKE,
UM EXCELENTE FDS PRA VC... BONS TREINOS..E,EXCELENTES RESULTADOS DENTRO DO Q VC SE PROPÕE, OK???
Qdo der, passe no meu espaço...
bjus!!!
Angela (amo correr)

Andres Lopez disse...

Ola Jacke!

Pois eh! Vi as fotos nos Blogs do Jorge e do Wlad. Da para ver a qualidade da camisa. Vou pegá-la agora a tarde no Market Place.

Quanto a carta, sobre a Volta da Pampulha, infelizmente está começando a virar palhaçada, com as transmissões ao vivo. Para nós, mais importa as condições da corrida do que alguem nos filmando. É loucura correr com o sol rachando nossas cabeças, além da água quente que estavam distribuindo durante a prova. É uma vergonha!


Bjs!

Nadais disse...

Ilustríssima Senhora Jackeline,

Entendo ser pessoa habilitada a tratar do assunto "corredor amador".

Entretanto, data maxima venia, não vejo o porquê de tão afamada personalidade preocupar-se em, como em suas próprias palavras, "... entrar na linha...".

Foi Vossa Emérita Corredora que deu incentivo a esse pobre escriba e corredor "pré-iniciante" a continuar sua empreitada.

Aguardo efusivamente que complete a maratona de Porto Alegre, para nos deleitarmos com sua narrativa.

Termino essa missiva manifestando, como sempre, minhas estimas e consideração.

Humildemente peço que continue a ser a Sra. Jackeline.

Atenciosamente

nadais
P.S.: deixa de choro e vai treinar menina... (rsss)

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Bom amiga "Jacke corredora amadora"...Gostei do seu novo nome, corredora, amiga li o seu relato e iria escrever mais coisas aqui, mais me deparei com os amigos corredores acima lhe dando forças então faço a deles minhas palavras também...E gostei muito da msg do nosso amigo Nadais acima, caramba ele usou termos dificeis de se dizer hein, olha concordo com a msg dele no trecho final (P.S.: deixa de choro e vai treinar menina...(rsss), olha sobre o assunto que vc me falou sobre a doação dos meninos que vcs irão fazer eu te mandei um e-mail detalhado para vc e gostaria que vc me respondesse ok.
Desejo a vc um ótimo final de semana
Abraços,
JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Unknown disse...

Oi jacke..

Olha, eu estou contigo e não abro... Nunca tive grandes pretensões, mas é claro, que como vc mesma diz, um pódio é sempre muito gratificante. ainda lembro do meu 1º pódio, onde só fiquei sabendo que tinha ganahdo em 2º lugar pq fiquei para o sorteio d euma bicicleta..rs.. Até então.. eu corria e ia embora pra casa feliz e sorridente com a minha medalha d eparticipação. Tenho que admitir que depois disso, minha vida mudou. Nunc amais fui para as provas na intenção de só participar. no fundo eu sempre tinha uma esperançazinha de ouvir meu nome sendo chamado no microfone e graças a Deus isso se repetiu por muitas vezes mais depois.
Mas tb acho que isso atrapalha um pouco. Conheço amigos de corridas que ficam arrasados qdo não sobem ao pódio...mas acho isso chato...
De toda forma... conrtinue com seus treinos, sejam eles, leves ou não. O foco sempre é praticar a atividade e fazer novas atividades.
beijos