Pages

quinta-feira, outubro 18, 2007

Estou de volta

Nossa! Faz uma semana que não passo aqui no blog. Ando na maior correria. Infelizmente não literalmente falando, rs. Estou em dívida comigo. Primeiro que comi que nem uma condenada no feriado. Não tem jeito, feriado para mim é sempre sinônimo de pisar na jaca. O céus, porque não consigo mudar isso? Todo final de feriado prolongado sempre acabo ganhando umas dobrinhas a mais no abdômen (vulgo pança!,rs)...

Além de tudo, não treinei praticamente nada esta semana. Está "punk" para levantar cedo. Acho que meu organismo ainda não se habitou com o horário de verão.

Mas amanhã é sexta-feira. Dia de correr no Ibirapuera! Vou madrugar! Tenho fé, rs.

Bom, novidades! Já peguei meu resultado do ergoespirométrico. Hãhãm! Já tenho o resultado do meu VO2!

Pois bem... meu VO2 máximo atingido foi 42,3 ml/kg/min (112 % do VO2 máx predito).

Bem, se eu entendi bem o que a Aline (minha professora da academia) me explicou, eu atingi 112% do que era predito "dentro do meu perfil", digamos assim. Ou seja, até que estou bem, rs.

Limiar Anaeróbico (LV1): O Limiar Anaeróbico ocorreu no VO2 de 24,8 ml/kg/min (59 % do VO2 máx atingido), durante o 5 min e 35 seg do exercício na freqüência cardíaca de 126 bpm e 9,0 km/h com 0% de inclinação.

A explicação deste 59% é a seguinte: a razão do VO2 no limiar anaeróbico e o VO2 máx (24,8 / 42,3) determina o meu grau de condicionamento físico. Essa razão abaixo de 40% indica uma provável patologia, abaixo de 50% sedentários, entre 50% e 60% ativos, entre 60% e 70% treinados, acima de 70% atletas bem condicionados. Ou seja, estou na classe dos ativos! Para mim está de bom tamanho.

Ponto de Compensação Respiratória (LV2): O ponto de compensação respiratória ocorreu no VO2 de 2,227 1/min, ou 38,4 ml/kg/min (91% do VO2 Máx atingido), durante o 9 min e 31 seg do exercício na freqüência cardíaca de 164 bpm e 14,6 km/h com 0% de inclinação

Achei um site que tem uma explicação bem detalhada sobre o VO2. Vale a pena ver. Cliquei AQUI para entrar no site. Inclusive o médico que escreveu a respeito, foi o mesmo que fez o meu exame.

Bom, a partir deste resultado a Aline já montou um treininho mais específico para mim. Ela disse que não vai ter moleza! Que medo! Mas vai ser bom aprender seguir planilha, assim me disciplino mais e quem sabe dessa forma surgirão bons resultados! O tempo dirá!

Bom, mudando um pouco de assunto, tenho uma coisa interessante para contar para vocês. Terça a noite foi o único dia que corri. Foi um treininho sem vergonha de 28 minutos, depois que sai do trabalho. Mas isso não vem ao caso. Neste dia, eu corri na USP e nos primeiros metros de corrida encontrei o Rui, um colega corredor que conheci na PlayTeam.

Aí corremos um pouco juntos e fomos jogando conversa fora. Ele me contou uma coisa interessante e que me impressionou. Comentei com ele que minha próxima prova será a VOLTA DA USP, no próximo sábado. Aí ele me disse que esta foi a primeira prova que ele fez na vida, em 1984! Pois é, ele corre há muitos anos.


O curioso foi que ele disse que nesta prova só havia um posto d'água. Bem, até aí tudo bem. O que me deixou de orelha em pé, foi que quando ele chegou no final da enorme subida da Rua do Matão, ele finalmente encontrou o posto d'água. Como ele estava cansado, resolveu dar uma paradinha para tomar água. Foi aí que uma das pessoas da organização disse, "Você não pode parar não, corre, corre!!!" O Rui contou que naquela época você não podia andar, muito menos ficar parado, senão os fiscais da prova tiravam o número do seu peito e você era desclassificado!! Vocês imaginam que situação!

Pois bem pessoas queridas é isso aí. Ainda bem que neste ano, quando eu chegar no topo da rua do Matão, eu vou poder dar uma espreguiçada, tomar uma águinha e voltar a correr, rs... E vamos lá!!! Espero encontrar uns de vocês por lá!

RECADINHOS:

Aninha, acho que este post te consolou, não? Ou você acha que só você pisa na Jaca e não treina como deveria, rs?

4 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

Oi Jack, quem vos fala é o Jorge do RJ, meus parabéns, pelo teste do VO2, mandou bem no teste hein...
Olha amiga um alerta cuidado com os delizes nos finais de semana, cuidado para não engordar hein, como vc disse no post, foi assim que a 7 anos atrás por dar bobeira eu cheguei a 100kilos e graças a Deus eu acordei antes e vim para o mundo da corridas e voltei a minha forma de antes...
Amiga o meu blog de corrida www.flogao.com.br/jmaratona não está entrando pq está em manutenção à vários dias é mole e não estou podendo postar lá...
Agora uma novidade em primeira mão para vc, criei um blog aqui no blogspot.com, assim que ficar pronto eu te digo o endereço tá, olha gostei muito do seu blog correr e viver se vc puder tirar uma dúvida minha vc tira, olha como eu disse acima que estou criando um blog aqu então me tira essa duvida: Como vc faz essas letras que estão no seu blog por exemplo: Me encontre aqui, Sobre Corrida, Correm comigo, como eu faço no blog aqui para personalizar elas se vc puder me responder por email jcmaratona@gmail.com eu agradeço.
Aguardo um contato e boas corridas garota.
Bjs
JORGE

Thiago Rolemberg disse...

Jacke, meus parabéns, está ótima!!!
Desse jeito vai passar dos 70% logo!!
Ah, repetindo, depois quero saber direitinho o esquema lá no HCor ok? Valeu!
bjs e bons treinos
Thiago

Unknown disse...

Oi Jackie !
hehehehehe parece mesmo que este post foi para mim, né? Pois é, depois de um feriadão "pé na jaca", também não tive como treinar muito essa semana....só corri 5 km na terça e 4 na quinta. Hoje fui nadar, porquê amanhã tenho prova de 9,5 km (Corrida das Pontes) aqui em Brasília, então vou me poupar um pouco !
Essa semana devo começar um treino específico para a São Silvestre, só não decidi ainda se vou seguir a planilha que saiu na última edição da O2, ou se vou entrar para um clube de corrida daqui...depois te falo, tá?
Um beijo grande e keep running !

António Almeida disse...

Olá,

como é gostoso vir aqui, seu blog continua em alta, excelentes textos, excelentes fotos, com muitas e boas participações em provas.
Continue assim...
Coloquei o seu blog nos meus links, espero que não se importe.