Pages

sábado, abril 19, 2008

Tudo correndo para o bem


Ontem participei da minha sexta aula de deep running. O grau de satisfação entre minha primeira e a segunda semana de aula aumentou muito! Se eu tivesse apenas uma semana para avaliar se continuaria ou não com as aulas, com certeza agora estaria procurando outra atividade para substituí-la.

Uma semana é pouco para reconhecer o "quanto é bom". As aulas têm sido mais puxadas e mais satisfatórias (ao menos para mim!).

Durante a corrida tenho percebido minha coxa queimar, além de sentir trabalhar muito os braços, o que não sinto tanto na corrida terrestre. Fora isso, ainda noto o quanto tenho exercitado a parte respiratória. Sendo assim, acredito que quando eu "desaposentar" meu amigo par de tênis, a perda de condicionamento não será tão ingente.

Nesta fase de recuperação toda ajuda é bem vinda. Desde o repouso necessário até a uma alimentação nutritiva. É um trabalho em conjunto.

Na última quinta feira, estive em consulta com minha nutricionista e ela reforçou a importância de uma boa alimentação para o progresso da minha recuperação.

É muito interessante como a "máquina humana" é inteligente e perfeita! Eu havia comentado com ela que além de realizar o deep running de manhã, nestes mesmos dias eu praticava 30 minutos de transport ou bike, no horário do almoço.

Ela me vetou fazer isso! E por quê?

Segundo sua explicação, todos os nutrientes da nossa alimentação são distribuídos para as partes de nosso corpo. Entretanto, eles são direcionados "com uma quantidade extra"
às regiões que mais necessitam deles. No meu caso por exemplo, a tíbia que está lesionada. Desta forma, para que ela se recupere, grande parte destes nutrientes é encaminhados para lá.

Agora, se eu realizo outro tipo de atividade física, consequentemente
outra região do meu corpo sofrerá "micro lesões", que serão recuperadas após um período de repouso e uma alimentação adequada.

Portanto, quanto mais esforço eu submeter o meu corpo, mais lento será o meu processo de recuperação, uma vez que minha tíbia não receberá os nutrientes integralmente, mas "será obrigada" a dividir com as outras regiões do meu corpo.

Lições como estas mostram a importância de um acompanhento com profissionais especializados. As vezes achamos que só porque estamos com um "peso ideal", o acompanhento com um nutricionista é indispensável. A cada consulta com minha nutricionista, vejo o quanto é importante e quanto eu aprendo.

Aprender nunca é demais! Aliás, é a única coisa que ninguém pode tirar de nós!

BONS TREINOS e ÓTIMO FERIADO!

É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe. (Epíteto, filósofo grego)

OBS: Gostaria de desejar uma ótima prova para o nosso amigo Harry, que irá participar amanhã, da sua 13ª Maratona em Florianópolis. BOA SORTE!

6 comentários:

Nacatko, Inc disse...

Jacke,

com estes seus relatos sobre o seu deep ruuning, esta começando a dar vontade de associa-lo aos meus treinos, se eu tive tempo$$. Com certeza, pelo jeito você nem notará estes dias fora das corridas de rua.

Concordo plenamente com você sobre a importância do acompanhamento profissional, mesmo que isto inclua um inve$timento. Mas sem dúvida, tudo isso vale muito a pena.

Bjs

Ricardo Hoffmann disse...

Vivendo e aprendendo né Jacke?? Essa dica da sua nutricionista foi muito boa. Não havia pensado nesse lado caridoso de nosso organismo em partilhar igualmente os nutientes. Muito legal! bjs

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Parabéns amiga pelo novo treino. Também gostaria de informar que nasceu mais um blog de um corredor daqui do RJ, se puder de uma forcinha lá no blog do Roberto Brunner que muitos chamam de Corredor X.

www.vivacorrendo.blogspot.com

Bom feriado amiga.
JORGE

Ana disse...

Ola Jacke, td bem?

andei meio sumida do meu blog, mas saiba q continuo acompanhando o seu religiosamente.

também estou afastada das corridas, devido a uma lesão na canela por esforço. Aqui onde moro não temos muitas novidades, mas se tivesse, e eu dispusesse de tempo$$$, tbm iria investir nesse tal de deep running.

Mas logo, logo, nóis tá de volta, rs

bjos

prazeremcorrer disse...

Parabéns Jacke pelo desempenho rumo à plena recuperação.
Concordo com vc com relação ao aprendizado e repito:
"Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de uma dos maiores prazeres da vida: APRENDER!!!"
Ótima semana e excelentes resultados
bjus

Nadais disse...

jackelinda,

menina voce tá fazendo tudo que é treino existente nesse planeta.

daqui a pouco vai pra nasa treinar sem gravidade.

eita garota porreta (rsss).

boa sorte e volta logo.

valeu!

nadais