Pages

quarta-feira, abril 16, 2008

Por isso eu corro!

Ontem recebi de uma colega do trabalho uma reportagem publicada pela revista Isto é. O título é bem chamativo: CORRER DÁ BARATO.

O texto não mostrou nenhuma novidade em relação ao que nós corredores já estamos carecas de saber, ou seja, o texto relata que os picos de endorfina no cérebro provocam alterações notáveis no humor e na percepção corporal dos esportistas.

Agora o interessante da reportagem é que para alcançarmos “o barato” são necessários alguns requisitos. Um deles é o tempo da atividade. O corpo aumenta a produção de endorfina após meia hora de atividade física.

Outro ponto FUNDAMENTAL é que só é possível chegar ao “clímax” se a pessoa gostar do que está fazendo. A endorfina só aparece se atividade for confortável. NÃO HÁ LIBERAÇÃO da endorfina quando o exercício provoca dor ou sofrimento.

Lembro-me do prazer que senti quando conclui minha primeira Meia Maratona. Fui super tranquila e terminei num ritmo extremamente confortável. Quem acompanhava meu blog nesta época deve-se lembrar o quanto me senti realizada. Acho que aquele dia foi meu ápice de endorfina! Mas outras meias e maratonas virão... e esses ápices serão superados muitas e muitas vezes!!!

BONS TREINOS e "MUITOS BARATOS PELA FRENTE"!!!!

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá Jacke!!!
Então tá explicado o meu "barato" qdo corro longas distâncias...Puro prazer e saio revigorada ao invés de destruída..rss
Sábado corri 32k e mtos corredores se admiravam qdo eu dizia q estava tdo bem e q não sentia dores..rss Teria q estar morrendo??? kkk
E, acabei de crer que corro por prazer realmente...
POST PERFEITO SEU JACKE..PARABÉNS!!!
E, estou aqui em pensamentos positivos junto com vc viu???
bjus de boa noite e tenha um amanhecer iluminado

Anônimo disse...

Jacke, o comentário aí em cima é meu..Deu erro aqui qdo cliquei..
bjus
Angela

Regis..."amocorrer" disse...

Oi Jacke, é realmente, correr é td de bom mesmo, logo estaremos nessa de novo né,amobs...vamos correr uns km juntos que dar boas risadas dessa fase que estamos passando, mas ja te disse na vida tudo passa, a vida passa, banana passa e ate uva passa...abrços.Regis

Paulo Massa disse...

Jacke,

isso é verdade!

nunca corri uma meia, mas dentro dos meus limites, os 10k já me produzem um sentimento de realização muito bom.

Por isso vicia e vc quer "doses" (kms) cada vez maiores! rsrssr

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Realmente vc está certissima amiga Jacke, e não é mesmo que essa tal de ENDORFINA é boa D+++.
Um abraço,
JORGE
www.jmaratona.blogspot.com

Mayumi disse...

Jake! Agora eu tenho uma resposta para uma colega que trabalha comigo e fica se perguntando porque todo mundo que corre fala desta liberação de endorfina e com ela não acontece isto! É que, primeiramente, ela vai forçada (por ela mesma, diz ela que é para tentar emagrecer) para a academia, ela não gosta de musculação e correr, segundo ela, é monótono! Rsrsrs. Depois, ela faz apenas 30 minutos de exercícios. Desta forma, ela não consegue nunca atingir o "barato"! Eu disse que era para ela procurar algo que gostasse, que desse prazer. E ela disse que gostaria de fazer aulas de dança, que talvez conseguisse ficar bastante tempo praticando sem achar monótono! A minha vizinha faz dança de salão e diz que já emagreceu 5 kg e agora, não consegue parar de ir aos salões! Acho que ela tb já atingiu o climax! Obrigada pela "resposta" que eu estava procurando! Bjs.

Ricardo Hoffmann disse...

Concordo plenamente Jacke. Tanto que acabo de postar sobre essa dependencia :)

Thiago Rolemberg disse...

Pois é, quem usa substãncias químicas proibidas não sabe o qto é bom esse tipo de "droga".
Sou um drogadão então, porque tudo isso é muito bão! rs
bjs e coragem

Anônimo disse...

saudade demais daqui, amiga.
como vc tá?
sempre correndo..isos é ótimo..hj corri 1km...sei q é pouco, mas é o começo.


...... @@ ......... um abraço
....@(`;`)@........e um ótimo
0==/--\\\\==0.....fim de semana
...../___\\\\...........
....._| |_...........beijossss