Pages

segunda-feira, setembro 24, 2007

SEGUNDA

Treino no Ibirapuera.

Ainda não tenho a planilha de treino, pois a minha treinadora pediu um ERGOESPIROMÉTRICO* para montar uma planilha bem personalizada. Enquanto isso, corro conforme "dá na telha". Hoje percorri a volta de Cerca (6km). No começo do percurso, logo nos 400m torci o pé. Senti uma dor muito forte.

Parei por alguns minutos e vi que a dor passou (doce ilusão). Então voltei a correr novamente. Corri os 6km tranqüilamente.

Agora estou com uma dor forte no pé esquerdo por causa da torção. Já tomei um antiinflamatório. Mas estou com dor ao pisar. Espero que amanhã já esteja melhor.
________________________________________________________
* Para que servem os teste ergométrico ou ergoespirométrico ?

• Diagnosticar as razões da intolerância ao esforço em indivíduos com doenças cardiorrespiratórias.

• Obter um quadro completo da capacidade de exercício do individuo.
• Fornecer informações a respeito da capacidade aeróbia máxima, o consumo máximo de oxigênio (VO 2 máx).

• Retirar informações úteis acerca do prognóstico em diversas doenças cardiorrespiratórias e metabólicas.

• Identificar a intensidade ideal de treinamento, a partir da obtenção não-invasiva dos limiares anaeróbios I e II.

• Oferecer ao atleta uma descrição detalhada do funcionamento orgânico no exercício, o que pode ser crucial para melhora da performance.

• Permitir o seguimento adequado do treinamento aeróbio, com critérios cientificamente embasados.


DOMINGO

Revezamento Pão de Açúcar
Dia de rever os amigos de corrida! Prova de revezamento é sempre legal, pois sempre junta bastante gente. Dá para conversar enquanto aguardamos nossa vez.

Prova muito bacana. Nunca tinha corrido. Este ano foi a primeira vez. Considerando o grande número de atletas participantes nesta prova, considero que estava muito bem organizada. Eu participei com uma galera do trabalho. Formamos uma equipe com 8 atletas e cada um correu cerca de 5km.

O dia estava muito quente e abafado. Eu fui a 5ª pessoa da equipe a correr.
O Paulo me acompanhou no meu percurso. No total ele correu 20km, pois correu com a namorada, comigo, com a Angela e mais o percurso dele!

Eu e o Paulo

Durante a corrida senti meu pé "pegar fogo". Estava um calor insuportável. Até que estava indo muito bem. Consegui dar uma puxadinha na subida da Rubem Berta. Mas chegando no final da subida não teve como. Precisei dar uma caminhada de uns 20 segundos. Isso é de praxe! Exagero no começo e depois preciso caminhar!

Mas tudo bem. Já vi que esta não é uma prova para se preocupar com tempo. É muita muvuca. Mas é uma prova que vale a pena fazer. Embora não goste do percurso desta prova, eu achei gostei de participar!

RESULTADO DA NOSSA EQUIPE - FILHOS DO GUIDE: 4h 7min 41s


SÁBADO

Pico do Jaraguá

No sábado fui encarar a subidinha do Pico do Jaraguá novamente.

Fomos em três pessoas: Nelson, Paulo e eu. Começamos subindo juntos. Depois que o Paulo aqueceu ele foi no ritmo dele. Super forte! O Nelson foi indo comigo. Aos poucos ele foi se distanciando e eu fui indo sozinha. Bem que eu tentei correr o percurso todo, mas não consegui.

Quase 3km de subida, minha garganta secou. Mas para minha sorte, passou um corredor desconhecido e caridoso e perguntou se eu queria água. Não pensei duas vezes! Aceitei na hora! Era tudo que eu precisava para conseguir terminar de subir até o topo.

Quando estava quase terminando a subida, os meninos estavam voltando. Eles voltaram e terminaram de subir comigo. Tomei água e voltamos... Aí foi só alegria. DESCIDA... eu amo!!! Como eles mesmo dizem, o que me motiva subir é o que vem depois: a descida.

No total (subindo e descendo) foram aproximadamente 9km. Completei 1’02’’, já descontando a pausa para água.


Próxima prova: Revezamento Bertioga/Maresias! Estou super contente, pois o Henrique (meu esposo) irá comigo nesta prova. Ele irá como apoio, levará a bike e vai pedalar alguns trechos enquanto corremos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Jackie !!!!
Vi que você também correu uma prova de revezamento este final de semana, o astral é muito legal, né? Ontem eu e meus colegas de trabalho fizemos a Super 40 aqui em Brasília, e foi MUITO legal !!
Estava muito calor e seco, mas ainda assim conseguimos fazer tempos relativamente bons e, dentre as 308 equipes que competiram, ficamos em 115o. lugar ! Legal, né?
Agora está todo mundo super animado, eu e mais alguns colegas vamos correr a Track & Field no próximo domingo. Eu vou fazer o percurso de 10 km, pegando 4 subidas fortes, para já ir treinando para a São Silvestre...será que em três meses consigo chegar aos 15 km?
Beijos e keep running !

CORRERemaisCORRER disse...

Oi Jack..

Outro dia que vc falou que correu em volta da cerca eu ia falar para vc tomar cuidado, é muito legar correr por lá, eu adoro, mas tem que prestar a atenção nas raizes e buracos encondidos pela grama.

Outra coisa, um médico me flaou que não éaconselhável correr tomando anti-inflamatório, pois ele pode inibir a dor e vc achar que esta bem. Sei lá é só uma dica.

Não vejo a hora de poder treinar com vc, nunca corremos juntos, faço questão de quando melhorar poder quem saber treinar com vc.

beijos e se cuida.