Pages

sexta-feira, abril 25, 2008

Compra-se tempo




Uma das coisas que me irrita na vida é o trânsito infernal de São Paulo. O fato de ficar no “lenga lenga” faz meu sangue ferver.

Na última terça-feira por exemplo, demorei absurdas 2 horas para percorrer 30k (percurso do trabalho até em casa). Condições como esta fazem com que eu tenha picos de devaneios!

Primeiro, se o trânsito de São Paulo fosse perfeito (este é o devaneio nº
1), em duas horas eu poderia realizar inúmeras coisas. Meia hora seria suficiente para eu chegar em casa e ainda restaria 1h30m para qualquer outra atividade!!!

Agora vem o segundo devaneio. Porque o dia não tem 48hs ao invés de 24??? Deveria existir uma loja que pudéssemos comprar “tempo”. Com certeza o dono seria trilhonário!

Percebo que comecei a valorizar cada “minuto perdido” à medida que fui
ficando mais velha. Minha primeira filha fará 6 anos na semana que vem! Nesta semana, organizando meus arquivos de fotos, estava revendo as fotos de seus primeiros aninhos de vida. Fiquei emocionada em ver como ela cresceu e esta cada dia mais linda. Mas ao mesmo tempo me entristeci, pois 6 anos se passaram e não os aproveitei como deveria!

Das 24 h do meu dia, acho que fico com ela
efetivamente, menos de 3 h! Colocando na ponta da caneta, apenas de 12,5% do meu tempo é para ela. Nós trabalhamos arduamente para termos uma vida digna e darmos o melhor aos nossos filhos... Será que vale a pena tanto sacrifício?

Sacrificamo-nos para trazer tudo do bom e do melhor para casa, mas o mais valioso raramente conseguimos levar: NOSSA PRESENÇA!

Pregamos tanta qualidade de vida, mas com essa louca rotina acabamos indo
na direção contrária!

Essa semana para mim foi de muita reflexão... E o que concluí é que temos que dar prioridade às coisas mais importantes da nossa vida, no meu caso: minha família e minha saúde!

É. Este post fugiu totalmente do intuito deste blog: A Corrida... Mas por outro lado, nós que corremos sempre pensamos em qualidade de vida, então acredito que vale este momento de reflexão. De qualquer forma, desculpem os devaneios!

Para finalizar, deixarei uma mensagem que recebi tempos atrás e que
infelizmente é a nossa realidade!

ÓTIMOS TREINOS!

Perguntaram a um sábio:

"O que mais o surpreende na humanidade?"


E ele respondeu:


"Os homens, que perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde; por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro; vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido..."



8 comentários:

Regis..."amocorrer" disse...

Ola Jacke, lindo esse pensamento, mas concordo plenamente com vc o tempo principakmente aqui em SP esta cada vez menor, e vc com esta?tnho certeza que daqui a um"tempo" estaremos correndo de novo.Regis

Ricardo Hoffmann disse...

Jacke, muito boas reflexões. Oportunas demais! Valeu mesmo!

Nilton disse...

Um dos meus temas favoritos é o tempo. Eis alguns para refletir:

O tempo não tem vida,
mas a vida tem pouco tempo,
para ser vivida.

EU PRECISO DE TEMPO,
PARA ENTENDER O TEMPO,
QUE O TEMPO ME DÁ,
ANTES QUE O MEU TEMPO SE VÁ.

Cada segundo é único, mesmo que ele se repita infinitamente...

É duro perder tempo se locomovendo, mas o mais importante é não deixar ele passar em vão, como fazer isso, tentando encontrar um jeito para refletir sobre o próprio tempo, ouvindo uma música, observando a natureza, meditando..., buscando a paz e não a irritação. Fácil dizer, mas aí está mais um desafio, vencer superar, o que todo atleta busca dentro de sí.

Dona Farta disse...

Acho que talvez o maior problema seja o mau aproveitamento do tempo... mesmo... talvez as 24 horas diárias fossem suficientes, se realmente conseguíssemos ter a sensatez de priorizar as coisas certas... Mas somos criados pra trabalhar mais pra ganhar mais o tempo todo, e no fim das contas a tendência é grande de acabar acontecendo o que diz o pensamento citado... Triste mesmo, mais triste quando temos filhos e pensamos na preciosidade de cada momento perdido...

Beijo, Jacke! E Feliz Aniversário pra linda Clarinha!!!

Anônimo disse...

Jacke,

Você postou no meu blog que não é superticiosa, certo? Falou mal trânsito sexta e no sábado o que aconteceu com seu carro?

Como é uma coisa pessoal sua cabe a você revelar ou não!

Harry

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Bom minha amiga Jacke vc disse que o assunto do post fugiu do assunto mais eu não acho vc desabou e isso é bom e mesmo vc gastando 2 horas de casa até o svc vc fez fez sim exercicios e queimou calorias, vc fez também exercícios mentalmente, mais amiga a solução para vc fugir desse caótico trânsito só é uma vc tem que trocar de cidade, pq SP o transito é caótico mesmo e aí não foi no treino da mizuno ai em SP sei que vc não esta podendo correr mais no treino poderia caminhar. Eu mandei email a todos os corredores falando desse treinão da mizuno.
Um abraço e se acalme hein amiga
JORGE
www.jmaratona.blogspot.com

Anônimo disse...

Jacke,

Tem um filme chamado Click, nao sei se já viu, mas fala bem disso que vc comentou, vale a pena.

ahh, Acompanho seu blog por indicação do meu amigo e xará Namiuti de S.José dos Campos.

Fabio

Nadais disse...

jackelinda,

espero que esteja forte e firme logo logo.

saudades,

valeu!

nadais