Pages

segunda-feira, dezembro 10, 2007

DESABAFO - VOLTA DA PAMPULHA

Recebi um email de uma amiga, sobre um "desaba" de um amigo dela e faço questão de compartilhar com vocês, pois concordo com cada vírgula colocada aqui.

Obs: Esta carta foi encaminhada para uma revista de corrida.

Resolvi escrever pela primeira vez a essa conceituada revista que há tantos anos prestigia o esporte que mais cresce no momento , com milhares de praticantes , perdendo talvez apenas para o futebol, este que a cada campeonato nos decepciona mais, taí a queda do Corinthians , sem planejamento , sem estrutura, onde os cartolas só pensam em desviar dinheiro e fico me perguntando após os problemas vistos na IX Volta Internacional da Pampulha se a corrida de rua também irá pelo mesmo caminho do futebol, desorganizado e com interesses pessoais.

O que poderia se tornar um exemplo internacional, virou uma decepção nacional, não bastasse os acontecimentos ocorridos na última maratona de chicago, no qual foi excepcionalmente interrompida e de maneira corretissíma pela organização devido ao forte calor e ausência de àgua aos atletas, vimos na Volta Internacional da Pampulha (já que querem dar esse nome a uma prova que de internacional só tem alguns poucos quenianos que por cá aparecem) desrespeito total aos inscritos realizando a largada debaixo de um sol escaldante de 33ºC na hora da largada ás 10:00 da manhã e que durante a prova tenham certeza aproximou dos 36ºC .

Largada às 10:00 da manhã? Mas no regulamento não tava escrito 09:40 e nas vésperas nos comunicaram que seria 09:50, ah! Tudo bem , em 2006 também seria 09:40 mas em cima da hora deram a largada às 09:30 pegando vários atletas desprevinidos ainda fora da grade de isolamento na largada.

Que mal tem então no ano seguinte largar às 10:00 ?

Regulamento é para ser cumprido ou para beneficiar a quem de bem ou de mal interessa?

Esse ano até inovaram colocando pelotões de ritmo como forma de organizar a largada, mas quem disse que os atletas conseguem chegar ao seu local pré-determinado? Pular a grade para largar no bloco certo , nem pensar, pois o regulamento não permite e fiscais estão lá para impedir.

Só esquecerm que em provas "internacionais" não é assim que funciona, simplesmente colocar a faixa indicando o ritmo e pronto, algumas provas o número de peito tem cores diferentes ao atletas , em outras pulseiras de cor diferente para determinar o ritmo e local de largada e por aí vai.

Tudo bem, largada às 10:00, 10:02, 10:04.......,como eu estava lá na largada e não em casa como a maioria do brasileiros sentando em frente a telinha, talvez não tenha percebido que houve um break no voleibol transmitido pela TV e aí sim era hora de largar a corrida em BH.

Festa total, alegria, música , fogos , buzina de largada e lá vamos nós até os primeiros postos de àgua morna!!!. Morna não ,estava quente , afinal com 9.800 atletas, fora os bicões, como divulgado pela imprensa durante a semana, tinha gelo pra todo mundo, não tinha? Tinha nada, na chegada então foi um espetáculo vendo a organização abrindo caixas atrás de caixas de papelão lotadinhos de àgua que deviam estar lá corando desde os primeiros raios de sol do dia.

Nesses 22 anos que tenho de provas descubro que cada corrida é uma surpresa ! Essa então foi ingrata surpresa, ver macas e mais macas socorrendo os desidratados, exaustos e sons de ambulância na chegada , durante a prova e até na volta pra casa, será que eram ainda participantes da prova sendo levados a hospitais?

Dou meu palpite para o ano que vem , se tiver jogo do Corinthians pela série B em 2008 no dia da Volta da Pampulha aposto que a largada será as 12:00. Que venha o próximo campeonato brasileiro em 2008 , quem será o próximo a cair?

Prof. Marcelo Camargo
Treinador do Clube Fórmula de Corrida.
Atleta de Corrida há 22 anos.

Nenhum comentário: