Pages

sábado, março 29, 2008

O exemplo das abelhas...

Abelhas voam cerca de 800km em sua vida de operárias e produzem apenas meia colher de chá de mel.

Sexta-feira fui ao treino, já sabendo que não iria correr. Participei do alongamento com o pessoal e após o alongamento, enquanto eles realizavam os tiros, eu caminhei por 40 minutos na grama.

Confesso que não gostei nada daquela situação. Senti vontade de chorar por estar machucada e não poder estar na pista correndo ou ao menos trotando na grama.

Nossa vida é feita de escolhas. Naquele dia eu tinha duas opções: Dormir um pouco mais ou ir "caminhar". Eu preferi a segunda opção.

E embora meu íntimo estivesse em ebulição, por não poder fazer algo que tanto gosto, minha escolha foi acertada! O meu rendimento daquele dia foi dentro do que eu podia realizar, nada mais, nada menos.

Na sexta-feira me deparei com aquela frase logo acima do post. Me senti assim, como as abelhas. Embora o esforço seja grande, muitas vezes não conseguimos produzir em grande quantidade. Entretanto, o pouco que produzimos é tão rico, que torna-se suficiente para sustentarmos a vontade de nunca desistir.

"Problemas são inevitáveis. Ser derrotado por eles é opcional" (Roger Crawford).

BONS TREINOS!

CURIOSIDADE: O mel é o único doce rico em proteínas, sais minerais, vitaminas, enzimas, dextrinas, aminoácidos e hormônios naturais e essenciais para a vida do homem. Possui ação antibactericida como poucos alimentos.

quinta-feira, março 27, 2008


Ontem - teste 3000m. Fui ao treino. Teste não realizado.

Motivo: Dor! (1 x 0) para ela.

Ontem pela manhã - Fui ao médico. Raio X: uma suspeita.

Ontem a tarde - Ressonância Magnética: Aguardarndo o veredicto.


Beijos e bons treinos!




segunda-feira, março 24, 2008

No pain, no gain


Acordar hoje para treinar foi uma missão quase impossível. Um final de semana com feriado muitas vezes pode servir como um período de descanso. Outras vezes de cansaço extra.

Mas nesta manhã "o peso extra" falou mais alto e resolvi queimar os chocolates que havia prometido não comer nesta Páscoa! Aliás, a preguiça, o sono e o cansaço são rapidamente superados quando gostamos do que fazemos.

Hoje realizamos um treino de "soltura", como preparação para o teste de 3000m que realizaremos na próxima quarta feira. Este teste serve para avaliar como está nosso desempenho e a partir dele é que são montadas nossas planilhas de treino.

Foram 40 minutos de corrida leve na grama + alguns exercícios educativos.

Teria sido um treino mais agradável se eu não estivesse com uma bendita dor nas canelas. Estou parecendo um "pára-dor". Essas malditas dores estão achando que ficarão freguesas desta pobre mortal? Dores intrometidas! Simplesmente chegam e se instalam! Começou no tendão. Depois foi o joelho. Agora são as canelas.

O problema, ou melhor, a solução, é que eu sei que vai passar. Meu corpo está se acostumando com treinos de qualidade que antes ele não estava habituado.

E embora possa não parecer, eu sou cautelosa. Fico preocupada só de pensar numa hipótese onde eu tenha que me afastar da corrida. Fui ao médico quando o joelho reclamou. Não era nada! Na semana passada acabei indo ao médico novamente para ver se havia algo de errado com as canelas. A avaliação médica também não diagnosticou nada. Ótimo!

Sendo assim, a briga está comprada: Jacke x Dores. Pode até ser que no meio do percurso eu acabe perdendo algumas batalhas, mas a guerra eu com certeza ganharei!

Portanto, os treinos continuam. Afinal, minha próxima meia maratona está aí, a menos de um mês! Como diz o sábio Wanderlei, tudo tem seu preço. Agora são as dores, depois serão as alegrias! QUE VENHAM AS ALEGRIAS!

sexta-feira, março 21, 2008

Aniversário - Correr é Viver


Esta é minha postagem nº 200. E neste dia o blog Correr é Viver completa seu primeiro ano!

Foi um ano muito prazeroso, onde pude compartilhar minhas experiências,
conquistas, decepções, alegrias e tristezas com vocês. Correr para mim, é algo que tenho profunda paixão em realizar.

Ainda sou
iniciante no assunto, estou aprendendo muita coisa, mas independente disso ou de qualquer outra coisa, quero ir até onde minhas pernas permitirem.

O blog é conseqüência de uma explosão de emoções que a corrida me promove.
Ele foi a maneira que encontrei de traduzir as agradáveis sensações que tenho quando corro. É fascinante poder compartilhar este pedacinho da minha vida com vocês!

Para comemorar este primeiro aniversário, montei um vídeo, com momentos especiais que marcaram este primeiro ano de blog. Montando este filmezinho, revivi momentos que ficarão para sempre em minha memória!

CORRER É VIVER!!!





segunda-feira, março 17, 2008

Comer bem é Viver bem


Essa semana tive meu primeiro retorno com a nutricionista. E embora achasse que fosse levar uma bela bronca por ter derrapado alguns dias até que me sai bem.

Em termos de peso a mudança foi pouca, diminui apenas 700grs. Mas o interessante é que houve uma compensação: Perdi quase 1,1kg de massa gorda e ganhei 400grs de massa magra. Claro que isso não veio de graça. São frutos dos treinos e da mudança dos hábitos alimentares.

Lembro-me de uma ocasião, quando uma colega me perguntou quanto quilos eu pesava. Eu lhe contei e ela me disse: "Nossa, pesamos a mesma coisa!". Eu fiquei inconformada, pois embora tivéssemos a mesma altura, ela era esteticamente bem mais magra que eu.

Hoje eu consigo compreender essa situação. Há uma comparação interessante que li outro dia: 1kg de massa gorda equivale quase ao tamanho de uma bola de futebol, enquanto 1kg de massa muscular é um pouco maior que uma bolinha de tênis.

Enfim, saí do consultório, contente com os primeiros resultados. Aliás, os resultados são consequências do que realizamos. Se almejamos alguma coisa, é preciso correr atrás do objetivo. Há coisas na vida, que só nós podemos fazer por nós mesmos!

Já dizia o filósofo grego, Aristótoles: "Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência não é um modo de agir, mas um hábito."

quinta-feira, março 13, 2008

Companhia nunca é demais...

Fevereiro terminou e junto dele terminamos a fase básica dos treinos. Estamos na fase específica, com treinos de tiros e exercícios funcionais.

Posso garantir que são treinos de tirar o fôlego, entretanto eles são fundamentais para aprimorarmos nossa velocidade com qualidade.

Ontem por exemplo, foram 5 tiros de 1000 m num ritmo de 5'10'', com pausa de 3 minutos. O treino é semelhante para todos do grupo, porém cada um tem um ritmo e quantidade de tiros específicos, de acordo com a performance de cada um.

Como o treino é bastante puxado, é interessante realizar o tiro com alguém que tenha um ritmo parecido ou igual ao seu. É um estímulo para não desistir!

No treino de ontem acabei sendo premiada, pois além de eu ter uma pessoa que me ajudou a não perder o pique, pude dar muita risada ao lado do Beto, que é sempre muito divertido! O Beto foi uma das primeiras pessoas que fiz amizade na equipe. Aliás, fui muito bem recepcionada por ele quando entrei na RFL. É uma pessoa simples, divertida e está sempre no maior alto astral!

O Beto é garçom e entrou na equipe cerca de 8 ou 9 meses atrás, através da professora Mônica, com a intenção de perder peso. Segundo ele, quando começou a treinar, pensou: " Isto não é para mim. Isso é só pra bacana". Mas hoje adora correr e evoluiu muito neste período. Já participou de provas de 10k e em dezembro realizou sua primeira São Silvestre.

Há quem diga que corrida é um esporte individual. Neste ponto eu concordo! Mas jamais será um esporte solitário. Sempre existirão “Betos” como boa companhia de treino.

terça-feira, março 11, 2008

Exemplo

Nossa colega Anita da Run For Life, saiu na revista PENSE LEVE deste mês de março. Mostra que nunca é tarde para se começar! Um verdadeiro exemplo a ser seguido. Parabéns Anita!

Para ampliar, basta clicar na figura.

domingo, março 09, 2008

Circuito Vênus

O espetáculo da organização continuou no dia de hoje! Nota 10 para eles! Diferente de algumas provas, o dinheiro pago na inscrição valeu a pena!

De última hora, optei em correr 5km ao invés de 10k. Foi uma perfeita escolha. Embora não estivesse sentindo dor, pensei no meu joelho que há poucos dias estava "gritando". Enfim, acabei terminando os 5k sem problemas, o que me deixou aliviada! Aliás, 5k e 200m de brinde!

Percurso de 5km


Amigas do trabalho


Tecnologia também fez parte da prova. A tarde, recebi uma mensagem no celular, com o meu resultado:

Tempo: 28'27''.
Ranking Geral: 36º
Ranking Categoria: 9º

Resumo da prova:



A prova terá a segunda etapa no Rio e a terceira em São Paulo novamente. Novembro quero estar na terceira etapa!


BONS TREINOS!

sábado, março 08, 2008

Feliz dia da mulheres!

8 de março - Dia internacional da mulher

Retirada do kit no Jockey Club. Estava tudo muito bem organizado. Se a organização tiver a mesma continuidade do dia de hoje, com certeza amanhã será um grande sucesso...

Caras e bocas

Prof. Mõnica Peralta and Me

Olha que poster lindo!

Meninas super poderosas

Minha aposta foi nela!!!

E nele também!


A festa continua amanhã!

sexta-feira, março 07, 2008

Corrida cor-de-rosa

Quem não se lembra da Corrida Maluca, desenho animado produzido pela Hanna-Barbera? Você é capaz de lembrar a quem pertencia o Carro 5?

Pois bem! O carro 5, pertencia a única mulher do desenho: Penélope Charmosa. Super feminina, delicada e sempre de cor-de-rosa!

O dia internacional das mulheres está chegando e para comemorarmos, teremos uma corrida estilo “Penélope Charmosa”, toda cor-de-rosa, somente para nós. A primeira etapa do Circuito Vênus acontecerá no próximo domingo.

Os marmanjos que vão me desculpar, mas desta vez, somente nós suaremos a camisa! Em contrapartida, poderão prestigiar uma corrida “delicada e atraente” que com certeza contará com lindas mulheres!

Em outra ocasião comentei aqui, que em 2006 tive oportunidade de participar da TRIBUNA FEMININA, uma prova que também é exclusiva para mulheres. Foi muito gratificante encerrar a prova e juntamente da medalha ganhar também uma rosa! Singelos detalhes que fazem toda a diferença.

A prova de domingo terá um diferencial ainda maior que qualquer prova que estamos acostumados a participar. Na véspera da prova teremos um “DAY CARE”, um dia inteiro de atividades (palestras, sessões de massagens, aulas de yoga e muito mais).

Domingo estarei lá, no percurso de 10K. Diferente da Penélope, não estarei motorizada, mas o "carro nº 5" será bem representado com meu lindo par tênis cor-de-rosa!

FELIZ DIA DAS MULHERES!!!

terça-feira, março 04, 2008

Tudo no seu tempo

A decisão está tomada. Eu adiei mesmo minha primeira maratona!

Para algumas pessoas, este fato pode parecer uma derrota, um passo para trás, seja lá qual o termo mais apropriado. Confesso que fiquei chateada em primeira instância, entretanto, estou cada vez mais convicta que fiz uma escolha acertada.

Há dois anos e meio atrás, comecei a correr. Mas analisando friamente, a bagagem que tenho nestas pernas é muito pequena para encarar uma maratona.

Aprendi que existe um tempo para coisa. Tempo de plantar e tempo de colher. E é impossível colher algo que não tenha dado tempo de plantar.

Ninguém me obrigou a tomar tal decisão. Não foi uma dor no joelho que me afastou dos treinos, aliás, meu joelho vai bem, obrigada! Eu simplesmente quis acatar as orientações de pessoas EXPERIENTES e COMPETENTES.

Meus treinos para maratona continuam, mas agora não tenho a necessidade de correr contra o tempo. Meu corpo ganhará o condicionamento físico necessário para enfrentar os 42,2 km, mas sem pressa. Tenho certeza que o treino será até mais prazeroso!

Continuarei sob orientação do Wanderlei e da Mônica, que são profissionais altamente capacitados. Não estou fazendo uma sessão de "puxa-saquismo", mas não é à toa que a RUN FOR LIFE, fundada pelo Wanderlei tem "apenas" 28 anos! Os anos de experiência lhe presentaram com um currículo invejável.

O que posso garantir é que estou feliz! Farei provas de 10, 15, 21km que servirão de preparo para minha estréia na maratona. Não pularei etapas e o dia de colher meus frutos chegará. Tudo no seu tempo certo!

sábado, março 01, 2008

Escutando a voz da Experiência


Existem decisões na vida que são difíceis de serem tomadas. Decidir fazer uma maratona é uma delas. Pelo menos foi para mim. Lembro da minha empolgação quando de fato decidi e postei aqui para quem quisesse ler.

Mas o mais difícil que decidir realizar uma maratona é decidir deixá-la de fazê-la. E hoje findo minha decisão de não realizar minha primeira maratona neste ano de 2008.

Criei uma grande expectativa para que isso acontecesse. Tenho sido "fiel" nos treinos, tenho mudado meu hábitos alimentares, estou procurando seguir a planilha a risca. Mas tudo isso não é suficiente.

No treino de ontem, o professor Wanderlei me deu vários argumentos para eu não me precipitar em realizar a maratona, mas no fundo eu não queria ouvir nada daquilo. Entretanto, como um ótimo e experiente profissional que é, sei que falou aquilo para o meu bem.

Ele poderia ser hipócrita e dizer "vai lá, você consegue", mas ele preferiu ser coerente e dizer que é preciso MUITO preparo físico até chegar a uma maratona. "O que eu mais prezo é a saúde e maratona machuca", este foi o termo que ele usou. O corpo precisa estar muito bem condicionado para poder enfrentar 42,2 km. "Eu recomendo dois anos de preparo", disse ele.

Quando ouvi isso, pensei: "Meu Deus, restam apenas 3 meses para o dia D."

Confesso que saí do treino muito desmotivada, mas pensando em cada palavra "do grande mestre" que já realizou 22 maratonas.

Hoje, após o longo que acabei não concluindo, por falta de condições físicas e psicológicas, conversei com a professora Mônica. Ela foi muitíssimo sincera comigo a dizer as mesmas coisas que tinha ouvido ontem do Wanderlei. Me explicou que a dor do meu joelho, por exemplo, é o meu corpo dizendo para eu ir com calma. E que é necessário dar tempo para que o corpo "acostume" com a nova rotina de treino.

Falei que iria pensar e tomar uma decisão.

No caminho para casa, lembrei de quando era mais nova e recebia conselhos dos meus pais. Quantas vezes "dei de ombros" e depois ouvi: "Eu avisei!"

Eu confio plenamente na experiência do Wanderlei e da Mônica e por isso tomei a decisão de ADIAR minha maratona.

Eu cheguei em casa tão chateada e contei tudo ao Henrique. Falei que estava "dando um passo para trás". Ele olhou para mim e disse "Muito pelo contrário. Você está dando um passo à frente! Está seguindo o conselho de pessoas competentes que prezam pela sua saúde".

A decisão está tomada. Meus treinos continuarão para que eu esteja preparada de verdade para uma próxima, que ainda decidi qual será.

Este ano vou me preocupar com provas menores e quem sabe melhorar meu tempo nos 10k.

E assim vamos indo. A vida continua e os treinos também. Como diz meu amigo Harry: "Bola pra frente".