Pages

segunda-feira, outubro 29, 2007

Ayrton Senna Racing Day

Cíntia, Regina, Gilmara, Joelma, Ivone, Aline e Ana Beatriz

A Equipe Excelência, fez jus ao nome escolhido pela empresa que eu trabalho. Foi a equipe pela qual corri ontem (embora eu não esteja na foto acima!).

Nossa equipe ficou em 3º lugar dos 30 octetos femininos que participaram desta prova. Fiquei muito feliz quando soube do resultado. Por incrível que pareça, só fiquei sabendo quando estava em casa, de banho tomado! Pois é, infelizmente eu não pude ficar até o final da premiação. Mas assim que as meninas estavam com seus troféus nas mãos, me ligaram contando a tamanha novidade!

Na verdade, desde a montagem da equipe, nossa capitã Regina, já nos incentivou ao máximo, acreditando a possibilidade de um terceiro lugar
!

Eu bem no fundinho, achava que isso poderia acontecer, não pelo meu potencial, longe de mim! Mas pelo potencial das outras meninas da equipe que correm muito bem! Ao mesmo tempo tinha receio da decepção. Bem, no final deu tudo certo e ficamos todas felizes e orgulhosas!

Bom, eu fui a segunda atleta a correr na equipe. A Ana Beatriz, passou a responsabilidade para mim com aproximadamente 27 minutos após a largada. Ela tinha ido muito bem!

Mas como sempre, eu fui na minha. Não adiantava eu querer fazer milagres pois sabia que poderia quebrar mais adiante.

Completei o 1º quilômetro em 5'40''. A partir daí tentei puxar um pouco mais o ritmo. Mas logo veio uma subida! Continuei correndo, um pouco mais lenta (óbvio!), mas fui.

Quando chegou no terceiro quilômetro veio a SUPER SUBIDA. Não acreditava quando olhava para cima. Ela não era tão íngrime, mas era longaaaaaaaa!

Pensava, "vou andar, não vou, vou andar, não vou"... Mas meu trote estava muito ruim. Então decidi! Marquei 10 segundos no relógio e caminhei rapidamente para tomar fôlego e ganhar ritmo novamente. Até que valeu a pena, pois aí consegui melhorar minha velocidade.

Um pouco antes do 4º quilômetro, o Paulo que estava completando sua segunda vola, me encontrou (
é um santo, ele sempre aparece na hora que mais preciso!). Me ofereceu água... Aí ele foi me incentivando até a entrega da munhequeira para a 3ª atleta da minha equipe.

Ele me ajudou e muito, pois eu já estava bem cansada e o apoio dele foi fundamental.

Bom, eu não sei se eu marquei direito, mas no meu relógio eu terminei o percurso de 5.275 em 30 minutos e alguns segundos. O tempo oficial foi 30'59''. Acho que esta marca foi até a entrega da munhequeira, sei lá. Não entendi bem. Mas enfim. Nossa equipe concluiu a prova em 03 horas 59min 25seg!!!

Eu sei que fui uma das mais lentas, mas tentei dar o melhor de mim... e vejo que valeu a pena!


Depois disso eu participei do quarteto da equipe Nossa Turma. O quarteto era formado pelo Paulo, Edmar, Vitor e eu. Na verdade eu sabia que não ia ter pique para correr mais duas voltas! Então pedi para o Ricardo, que queria correr e estava sem inscrição, para que corresse no meu lugar. A primeira volta eu acabei indo com ele. Aliás, fui até o começo da subida do 3KM... depois deixei ele ir embora, pois fui em ritmo bem lento. Como estava descompromissada com o tempo, não estressei!

Terminei a segunda volta tranquila, sem muito cansaço, do jeito que eu gosto, rs. Nosso quarteto concluiu a prova muito bom: 03h58m57s.

Valeu pessoas... vocês foram demais!

Ah. Não poderia deixar este post, antes de parabenizar as outras 9 equipes da empresa que trabalho, que também mandaram muito bem! Principalmente as meninas que nunca tinham participado de uma prova antes! Vocês foram um SUCESSO!

Ah! Antes que eu esqueça, eu adorei esta prova pois revi muitos colegas corredores... entre eles vários da Playtea: João, Rogério Tavares, Marcelão, Luis(NT), Edmar(NT), Pamela(NT), Carlos(NT), Paty(NT), Vitor(NT),.... Correr é sempre bom... principalmente porque sempre temos oportunidades de encontrar pessoas bacanas!

UPDATE



Hoje eu ganhei um tênis novo: NIKE AIR ZOOM VOMERO+2
Eu adorei!
Esta semana irei fazer um test drive com ele e depois conto todos os detalhes!






domingo, outubro 28, 2007

DEU PÓDIO!!!!


Gente... vou ser breve... amanhã contarei com todos os detalhe.. Minha equipe de revezamento pegou 3º lugar, na Ayrton Senna Racing Day!!!
Eu não sei de detalhes ainda, tempo e nada... porque eu corri e fui embora. A única coisa que fiquei sabendo que pegamos pódio e que meu lindo troféuzinho está com a capitã da equipe!
Amanhã contarei tudo!
Muitos beijos e parabéns para equipe EXCELÊNCIA!

sexta-feira, outubro 26, 2007

Enfim chegou... Sexta-feira!

SEXTA-FEIRA! Que dia lindo! Todo dia poderia ser sexta-feira, né? rs

Pelo meus planos hoje eu deveria ter ido para o Parque do Ibirapuera fazer um treininho, mas resolvi dormir um pouco mais. Com certeza meu corpo agradeceu!

Realmente correr é uma das minhas paixões, mas dormir também está no top da lista de coisas que mais amo fazer, rs!

Amanhã vou ver se rola um treininho lá na USP, bem de leve, pois no domingo participarei da Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day, no autódromo de Interlagos.

Como já comentei em posts anteriores, irei participar de duas equipes. Um octeto feminino, que é formado pelas meninas do meu trabalho e um quarteto formado pelos membros da equipe Nossa Turma.

Hoje, eu e mais três meninas da nossa equipe, fomos almoçar para "aumentar a nossa integração". Fomos comer uma massinha básica para deixar o "tanque abastecido" para aguentar as super curvas da pista do autódromo de Interlagos.


Aninha, Ivone e Regina


Aninha, Eu e Regina


É Aninha, o almoço estava muitoooo bom!

quinta-feira, outubro 25, 2007

Novidades no ar!


Boas novas viciados em corrida! A matéria feita pela nossa amiga Yarinha, da revista Contra Relógio deste mês, está redendo frutos! Temos novos blogs de corridas aparecendo por aí!
Isso aí pessoal! Vamos aumentar este ciclo de amizade de corredores e blogueiros. Bem vindos ao mundo dos viciados em corrida e de blogs, rs!

Abaixo os mais "novos lançamentos", rs! Vamos prestigiar pessoal!





Outra novidade! Eu vou participar da prova da Nike 10k este ano. Na verdade eu não ia. Tinha até me inscrito na prova do Sesc. Mas eu ganhei a inscrição, então não vou perder esta né? Vou na categoria "CARTEL", viciado em corrida! VAMO QUE VAMO!!! uhuuuuuuu

quarta-feira, outubro 24, 2007

Correndo na chuva...

Depois de 40 minutos que o despertador estava "esgoelando", eu finalmente o ouvi! Pois é, eu estava tão cansada que demorei todo este tempo para acordar!

Por sorte eu já tinha arrumado todas minhas coisas ontem a noite. Então eu simplesmente levantei, troquei de roupa, coloquei meu "companheiro tênis" nos pés e lá fui eu para o Ibirapuera.

Cheguei por volta das 7hs. O céu estava hiper fechado, indicando que a qualquer momento poderia cair um pé d'água. Estava morrendo de vontade de correr pelo parque, mas hoje eu optei correr na pista de cooper mesmo, pois caso chovesse sabia que ali não me molharia muito, pois a pista é bem arborizada e com certeza as árvores "segurariam" um pouco a chuva.

Depois de duas voltas de 1,5km, a chuva resolveu dar o "ar da graça", então pensei: Darei só mais uma volta.

Mas não resisti. A corrida estava tão gostosa. O ritmo suave, sem estresse. Me deu vontade de ficar lá por horas e horas, sentindo aquele cheiro de terra molhada! A chuva cada vez mais forte, mesmo assim resolvi completar o treino com mais uma volta, totalizando 6km.

Eu adoro correr na pista de cooper por causa do barulhinho que ouvimos das nossas pisadas sobre o cascalho. O legal é que conseguimos perceber se alguém está se aproximando da gente.

Hoje, na minha última volta, percebi que alguém estava chegando perto de mim. E vinha numa velocidade mais rápida do que a minha. Em poucos segundos essa pessoa me alcançou e começou a correr do meu lado.

Diminui as passadas para que este "corredor desconhecido" me ultrapassasse, mas ele continuou no mesmo ritmo que o meu. Logo a frente, tinha um casal correndo juntos. Então decidi acelerar e ultrapassar o casal e assim, deixar o "corredor desconhecido" para trás. Mas para minha surpresa ele também apertou os passos. Já estava ficando incomodada com aquele cara!

Faltando uns 500 metros para terminar o treino, resolvi dar um sprint e deixar o cara definitivamente para trás. E não é que ele acelerou também! Fala sério! Cara sem noção, rs!

Terminei a volta esbaforenta (existe esta palavra?). Resolvi parar por uns segundos para ganhar fôlego e então seguir até o meu carro. Na hora que parei, o cara passou por mim e disse: "Valeu".

Eu hein...
é cada um que me aparece! Vai que é um "maníaco do parque". Hahahahahaha

Nessa vida de corredora acontece cada coisa! Mas eu AMO MUITO TUDO ISSO!!!

terça-feira, outubro 23, 2007

Mudanças de planos!


Hoje tive um treino na academia, específico para minha performance em corrida. O treino era semelhante ao que eu já fazia, só que com mais repetições.

Na metade do treino não estava me sentindo bem. Me deu uma moleza forte e ânsia de vômito. Resolvi parar e conversei com a Aline.

Com jeitinho ela me perguntou se eu queria continuar aquele treino puxado. Eu confessei que não, pois não estava gostando.

Confessei à ela, que o que eu realmente gosto é correr "sussa", sem estresse, sem cobrança, sem compromisso. E ela concordou que devo fazer isso.

Na academia irei seguir o treino que já fazia antes. E de seg, qua e sex, correr por prazer!!! Como sempre fiz, desde que comecei a correr!

Sabe, para mim é muito mais prazeroso, concluir uma prova de 10km em 57 minutos e terminar bem, do que fazer a mesma prova em 55 minutos e chegar passando mal. O que eu vou ganhar com essa diferença? Apenas dois minutos e deixar o prazer de correr bem! Não estou fora! Isso não é para mim. Não sou competitiva.

Claro que quero melhorar meu tempo, mas isso a longo prazo. Sem pressa. Sem estresse.

Hoje li uma frase muito boa, enviada pelo Regis, corredor que conheci na prova VOLTA DA USP:

Lembre-se, a linha de chegada esta no final da prova, não gaste toda sua energia antes de chegar lá" (Jack Daniels, treinador norte americano)

E é que aplicarei na minha vida!!! Um bom final de terça feira para vocês!

segunda-feira, outubro 22, 2007

Segunda de chuva e nada de treinos....

Hoje pela minha planilha de treino eu deveria ter feito 10 tiros de 1 minuto a 15km/h. Deveria né! Mas quem disse que eu consegui levantar? Que vergonha!

Para me redimir, coloquei meu "kit corrida" no carro e depois do trabalho fui na USP realizar este treininho. Estava com a maior preguiça do mundo e para melhorar a situação o tempo estava fechado, tipo aquele tempinho de ficar em casa assistindo um filminho e comendo pipoca.

Mas lá fui eu. Estacionei o carro próximo a praça do relógio e me troquei dentro do carro mesmo.

PRIMEIRO TIRO: 1 minuto bem puxado! E dois andando para recuperar. Beleza!

SEGUNDO TIRO: Ainda foi bem feito. A preguiça tinha ido embora!

TERCEIRO TIRO: Já um pouquinho cansada. Mas nada de desanimar! Nos dois minutos de caminhada para recuperar o fôlego, a fina garoa engrossou.

Não pensei duas vezes, entrei no carro e fui embora. QUE VERGONHA... Eu sei. Já que estava lá deveria ter completado o treino mesmo debaixo de chuva.

Mas fui preguiçosa e voltei para casa. Mas tudo bem. Eu vou tomar jeito!

Domingo que vem participarei da prova de Revezamento Ayrton Senna Racing Day, com o pessoal do trabalho. Iremos numa equipe feminina com 8 meninas. Serei a segunda pessoa da equipe a correr. Depois que terminar irei participar de outra equipe. Um quarteto. Ou seja, no domingo a preguiça vai ter que ficar bem longe de mim, pois correrei quase 16km. Só espero que o dia não esteja muito quente, pois infelizmente eu e o Sol não fazemos uma boa dupla em dia de corrida!

E vamos que vamos! Uma ótima semana à vocês!

domingo, outubro 21, 2007

Churrasco e Corredores: Combinação Perfeita!


Hoje foi uma dia de encontro de amigos corredores! Um dia diferente. Não foi um dia de "gastar calorias", mas sim de ganhar, rs!

Fizemos um churrasco super gostoso no Pico do Jaraguá! Foi um dia de jogar conversa fora e levar a família para passear.

O dia não poderia estar melhor. Um dia de super agradável, regado de muita risada e bom humor.

Alguns mega viciados ainda tiveram pique de subir até o pico correndo, né casal 20 - Ju e Thiagão!? Parabéns... quando crescer quero ser que nem vocês!

Outros optaram subir de carro, mas foram lá, ver a vista maravilhosa que temos lá de cima.

Bem, eu optei por comer, comer e comer.... e aumetar minha dobra cutânea. hahahaha! Minha nossa, o negócio tá ficando feio para o meu lado. Aliás, não só o lado, mas a circunferência inteira, rs.

Bom, eu gostaria de agradecer à todos, pois a prenseça de cada um foi fundamental para que esse dia fosse perfeito.

Não poderia deixar um agradecimento especial para nosso amigo Márcio que se prontificou em reservar um ótimo quiosque para realizarmos nosso churrasco... Lugar perfeito!!!

Aos nossos churrasqueiros Beto e Henrique. Esses manjam de churrasco! Estava bom demais!!!

Bom... aproveitando gostaria de dar um puxão de orelha no Nadais. Que falou que ia buscar a família e acho que se perdeu pelo caminho... e não voltou, né Nadais??

Bom pessoal. O negócio agora é dobrarmos o treino da semana, para queimarmos todas as colorias consumidas hoje!

Valeu a pena! E que venha o próximo churrasco! Fiquem com alguns registros do dia de hoje...

Henrique e PC


Bons de garfo: Thiagão e Nadais


M.A. no levantamento de garfo


Bú!..rs Que susto!


"Babá "Juju e as crianças!


"Vovó" Manuela e o Pedrinho


Claúdia e o Andrezinho fofo!


O povo mandando bem!


Mayumi e Ciro, seu esposo


Ary e seu filhão


Ary e Maurício


Ô galera animada!


Flávião, fotográfo oficial!


Essas duas se esbaldaram de brincar!


E essa pose aí Thiagão! Tô estranhando, rs!


Grande Nelson!


O Henrique adorou este "brinquedinho"

sábado, outubro 20, 2007

Sábado "literalmente corrido"


Hoje aconteceu a 7ª corrida PA Kids. Acordei extremamente tarde para o dia da corrida da minha pequena! A prova começou às 9:00 e cheguei na prova 8:50. Mas no fim deu tudo certo! Como sempre ela estava muito empolgada e feliz porque ia correr.

Espero que ela continue assim e siga os passos da mãe..rs

Embora eu ache as provas infantis da Corpore bem mais organizadas, eu achei que esta prova estava muito boa. O legal é que os "super-heróis" não são tãoo"paraguations", rs... Só não sei como aquele povo aguenta ficar dentro daquelas roupas no calor que tem feito. São verdadeiros "SUPER HERÓIS", rs.

Depois da prova da Clara, fomos ao shopping, almoçamos e voltamos para casa. Cheguei em casa, fiz umas coisas e corri para USP, pois às 16:00hs estava marcada a 44ª VOLTA DA USP. Cheguei faltando 7 minutos para a largada. Fui correndo pegar o chip e o número de peito. No fim só consegui pegar o chip. O número de peito não deu tempo.

Cheguei na largada faltando apenas um minuto para começar a prova. Estava um calor insuportável. Na hora pensei, o que estou fazendo aqui?

Fui de boa. Esta era uma prova que já estava na minha planilha de treinos montada pela Aline. E nela ela dizia para eu dar tudo de mim. Garanto para vocês.. dei o pior de mim, rs!

Já no segundo km queria desistir da prova. Os termômetros estavam registrando 33º!!! Eu não estava aguentando mais o insuportável calor. E o posto d'água nunca que aparecia.

Comecei a caminhar. Estava ficando hiper nervosa. Minha vontade era dar meia volta e ir para casa.

Próximo ao 4º km apareceu o posto d'água. Peguei 3 copos. Já estava exausta. Depois do refresco veio a rua do matão. Ela não me assusta mais. De verdade! Mas eu estava tão cansada que só queria caminhar. Na verdade eu queria ir embora. Acho que nunca passei tanta raiva numa prova. Só pensava, "NUNCA MAIS VOU FAZER ESSA PROVA".

Caminhei a rua da Biologia inteira. E quando chegou no topo comecei a correr. E desci gostoso..... como eu amo descida!!!

Passando o 6º km encontrei a Karina, que trabalha comigo. Quando gritei pelo seu nome, ela olhou minha cara de cansaço e começamos caminhar. Foi muito bom encontrá-la. Pelo menos tinha com quem dividir aquela agonia. Credo!

No 7º km apareceu mais um posto d'água. Naquele momento a água estava valendo mais que ouro para mim.

Peguei 4 ou 5 copos. Me esbaldei. Eu e a Karina continuamos caminhando. Faltando dois kilometros para acabar a prova começamos a correr novamente. Fui correndo até o final. A Ka estava cansada e resolveu caminhar mais um pouco.

Quando estava há uns 5 metros do tapete da chegada, ouvi uma pessoa me chamando: "Vai Jacke". Virei para o lado e vi uma pessoa tirando uma foto minha pelo celular, mas não consegui reconhecê-la.

Enfim. Terminei a prova! Já mais calma, mas pensando em nunca mais fazê-la novamente.

Estava indo para a retirada do kit e uma pessoa veio me cumprimentar, me chamando pelo nome. Era a mesma pessoa que me deu o incentivo no final para concluir a prova. Ele se apresentou como Regis e disse que me conheceu pelo blog.

Conversamos um pouco e ele comentou que viu o blog na revista contra relógio. Muito bacana! Parece ser mais um apaixonado pela corrida!

Que bom Regis, espero encontrá-lo em outras provas e neste mundo virtual também!!! Fico no aguardo do seu novo blog!

Ah... Meu tempo na prova foi de 1h10min e uns 13 segundos. Pior tempo nos 10km da minha vida,rs.

Mas estou feliz, pois embora ter pensando em desistir em 99% do tempo da prova, acabei concluíndo, mesmo que mal!

E que venha a próxima... REVEZAMENTO AYRTON SENNA RACING DAY.

PS: O Duathlon que eu ia correr no próximo sábado foi suspenso. PACIÊNCIA!

quinta-feira, outubro 18, 2007

Estou de volta

Nossa! Faz uma semana que não passo aqui no blog. Ando na maior correria. Infelizmente não literalmente falando, rs. Estou em dívida comigo. Primeiro que comi que nem uma condenada no feriado. Não tem jeito, feriado para mim é sempre sinônimo de pisar na jaca. O céus, porque não consigo mudar isso? Todo final de feriado prolongado sempre acabo ganhando umas dobrinhas a mais no abdômen (vulgo pança!,rs)...

Além de tudo, não treinei praticamente nada esta semana. Está "punk" para levantar cedo. Acho que meu organismo ainda não se habitou com o horário de verão.

Mas amanhã é sexta-feira. Dia de correr no Ibirapuera! Vou madrugar! Tenho fé, rs.

Bom, novidades! Já peguei meu resultado do ergoespirométrico. Hãhãm! Já tenho o resultado do meu VO2!

Pois bem... meu VO2 máximo atingido foi 42,3 ml/kg/min (112 % do VO2 máx predito).

Bem, se eu entendi bem o que a Aline (minha professora da academia) me explicou, eu atingi 112% do que era predito "dentro do meu perfil", digamos assim. Ou seja, até que estou bem, rs.

Limiar Anaeróbico (LV1): O Limiar Anaeróbico ocorreu no VO2 de 24,8 ml/kg/min (59 % do VO2 máx atingido), durante o 5 min e 35 seg do exercício na freqüência cardíaca de 126 bpm e 9,0 km/h com 0% de inclinação.

A explicação deste 59% é a seguinte: a razão do VO2 no limiar anaeróbico e o VO2 máx (24,8 / 42,3) determina o meu grau de condicionamento físico. Essa razão abaixo de 40% indica uma provável patologia, abaixo de 50% sedentários, entre 50% e 60% ativos, entre 60% e 70% treinados, acima de 70% atletas bem condicionados. Ou seja, estou na classe dos ativos! Para mim está de bom tamanho.

Ponto de Compensação Respiratória (LV2): O ponto de compensação respiratória ocorreu no VO2 de 2,227 1/min, ou 38,4 ml/kg/min (91% do VO2 Máx atingido), durante o 9 min e 31 seg do exercício na freqüência cardíaca de 164 bpm e 14,6 km/h com 0% de inclinação

Achei um site que tem uma explicação bem detalhada sobre o VO2. Vale a pena ver. Cliquei AQUI para entrar no site. Inclusive o médico que escreveu a respeito, foi o mesmo que fez o meu exame.

Bom, a partir deste resultado a Aline já montou um treininho mais específico para mim. Ela disse que não vai ter moleza! Que medo! Mas vai ser bom aprender seguir planilha, assim me disciplino mais e quem sabe dessa forma surgirão bons resultados! O tempo dirá!

Bom, mudando um pouco de assunto, tenho uma coisa interessante para contar para vocês. Terça a noite foi o único dia que corri. Foi um treininho sem vergonha de 28 minutos, depois que sai do trabalho. Mas isso não vem ao caso. Neste dia, eu corri na USP e nos primeiros metros de corrida encontrei o Rui, um colega corredor que conheci na PlayTeam.

Aí corremos um pouco juntos e fomos jogando conversa fora. Ele me contou uma coisa interessante e que me impressionou. Comentei com ele que minha próxima prova será a VOLTA DA USP, no próximo sábado. Aí ele me disse que esta foi a primeira prova que ele fez na vida, em 1984! Pois é, ele corre há muitos anos.


O curioso foi que ele disse que nesta prova só havia um posto d'água. Bem, até aí tudo bem. O que me deixou de orelha em pé, foi que quando ele chegou no final da enorme subida da Rua do Matão, ele finalmente encontrou o posto d'água. Como ele estava cansado, resolveu dar uma paradinha para tomar água. Foi aí que uma das pessoas da organização disse, "Você não pode parar não, corre, corre!!!" O Rui contou que naquela época você não podia andar, muito menos ficar parado, senão os fiscais da prova tiravam o número do seu peito e você era desclassificado!! Vocês imaginam que situação!

Pois bem pessoas queridas é isso aí. Ainda bem que neste ano, quando eu chegar no topo da rua do Matão, eu vou poder dar uma espreguiçada, tomar uma águinha e voltar a correr, rs... E vamos lá!!! Espero encontrar uns de vocês por lá!

RECADINHOS:

Aninha, acho que este post te consolou, não? Ou você acha que só você pisa na Jaca e não treina como deveria, rs?

sexta-feira, outubro 12, 2007

Santos Dumont 10K


Hoje aconteceu a prova de Santos Dumont. Foram 10km de pura endorfina na veia!!! Uma prova super gostosa com um percurso planinho, planinho!

A única coisa ruim foi o incomodo do sol forte e como o percurso tinha pouca arborização acabamos sentido bastante o calor. Em compensação tínhamos água a cada 2km!!!

E para um apoio moral ainda tive uma super companhia do meu amigo Flávio... que foi de bike e me acompanhou toda a prova! Que moral hein!

Meu apoio moral: Flavito e eu!


Esta foi a primeira prova que participo, organizada pela JJS EVENTOS. Achei perfeita. Organização nota 10!

Cheguei super cedo com medo de pegar transito por causa do feriado, mas a marginal estava livre e tranquila. Acabei chegando antes da 7hs. Peguei o número de peito e o chip muito sossegadamente.

Depois encontrei o Nadais e demos um pouco de risada antes da prova...

A largada foi no horário previsto, sem atrasos!

No final da prova encontrei outros amigos: O casal Paulo e Pamela e minha treinadora da academia Aline! Que por sinal correu muito bem! Fechou os 10km em 50'30'' (segundo o relógio dela).

Meu tempo nos 10km foi um pouco mais de 57 minutos. O de sempre. Mas um dia eu vou melhorar!

Ah... no final conheci um novo amigo da NT, o Luis Augusto, que por sinal além de corredor é blogueiro também!!! Nestas últimas semanas tenho conhecido muita gente nova... isso é muito legal no mundo das corridas!

Pamela, Paulo, eu e Aline


Na hora que estava indo embora, fiquei sabendo que meu colega blogueiro e corredor do Rio de Janeiro me procurou! É Jorge! Não foi desta vez que nos conhecemos! Já foram duas oportunidades perdidas. Na minha ida para a meia do Rio e agora você aqui em Sampa! Mas com certeza outras oportunidades surgirão!

Falou galera... até a próxima e bom feriado à todos!!!

quinta-feira, outubro 11, 2007

Teste ergoespirométrico

Hoje finalmente fiz o teste ergoespirométrico que a professora da academia havia solicitado para eu fazer. Realizei no hospital do coração (HCOR). Olha, recomendo! Achei o atendimento muito bom e senti muita confiança nos profissionais!

E para que serve este exame?

Através do teste
ergoespirométrico, consegue se detectar o VO2 Máximo (capacidade cardiorespiratória máxima da pessoa), o limiar aeróbio e o limiar anaeróbio. Em termos práticos, esse teste mostra em seus resultados, em qual velocidade e qual a faixa de F.C. que o organismo muda do metabolismo aeróbio para o anaeróbio. Esses valores (identificados como LV1 e LV2 ), sendo bem trabalhados durante o treinamento, conseguem otimizar os resultados respeitando o limite de cada um.

E partir dos meus resultados a professora montará um treino de corrida personalizado para mim! Vamos ver se partir daí consigo melhorar um pouco os meus tempos em provas.

Sobre o meu exame... Como foi realizado.

Primeiramente a técnica de enfermagem me colocou sentada diante um aparelho ligado à um computador. Coloquei um tubinho na boca (melhor dizendo, um tubão) e com um negócio semelhante a um prendedor de roupa, ela tampou o meu nariz.

Com todos estes aparatos eu realizei dois exercícios:

1º exercício: Eu tinha que encher todo pulmão de ar, o máximo que eu conseguia. E em seguida soltar tudoooooooooo de uma única vez até não sobrar mais ar algum. E em seguida encher o pulmão novamente ao máximo possível. (O exercício foi repetido 3 vezes).

2º exercício: Eu tinha que ficar respirando como se tivesse super cansada, bem ofegante, respirando e soltando. (O exercício também foi repetido 3 vezes).

Conforme eu realizava o exame, era gerado um gráfico no computador.

Olha, posso garantir uma coisa para vocês, esses exercícios cansam mais do que correr!!!


Depois disso foi a hora da esteira. Com todos aqueles eletrodos e a uma máscara de "extra terrestre" lá fui eu correr. Começa tudo muito lento e a velocidade vai aumentando gradativamente. O cardiologista vai acompanhando cada minuto e velocidade. A enfermeira ia medindo a pressão em alguns determinados instantes do exame.

O mais legal era o médico: "Vamos lá Jacke, excelente. Você consegue. Vaiiii Jacke. Agora é uma prova de 10km... Muito bem". Parecia aquelas pessoas que ficam apoiando em corrida de rua, rs. Tive vontade de rir!

A velocidade máxima que consegui atingir foi 16km/h. No final o médico falou que o exame foi excelente, inclusive comentou mais algumas coisas, mas não lembro mais nada, rs. Mas na semana que vem já estarei com o resultado em mãos!

Bom pessoas, falei demais né? Agora vou descansar, pois amanhã é feriado mas irei participar de uma provinha de 10km: Santos Dumont, organizada pela JJS Eventos.

Depois conto como foi! Enquanto isso, veja mais uns momentos da prova de revezamento que fiz no sábado passado!

terça-feira, outubro 09, 2007

Reportagem Contra Relógio

NOVIDADES para meus amigos leitores deste blog!

Este mês minha amiga jornalista, corredora e blogueira Yara Achôa, escreveu uma matéria sobre blogs de corrida para a revista Contra Relógio. A matéria ficou muito bacana e até ensina como montar um blog!

Bom, mas a sensação é que nós estamos na matéria!!! Eu, Nadais, Thiagão, a própria Yarinha, entre outros amigos blogueiros. Agora não falarei mais nada! Quero que vocês mesmo leiam a matéria e contem o que acharam! E quem sabem comecem a montar um blog também!!!

OFF: Ainda não fiz a matrícula na natação. What shame! Mas eu vou! Depois do feriado sem falta!!!

PROVAS: Irei participar da prova Santos Dumont no feriado de 12 de outubro. Será a primeira vez que irei participar desta prova! Quem de vocês eu encontrarei por lá???

RECADINHOS: Yara, obrigada pelo convite para participar desta matéria.

ANINHA, com certeza você vai tirar de letra a subidinha da Brigadeiro na São Silvestre... e finalmente vamos nos conhecer!!!

domingo, outubro 07, 2007

E chegou o dia!


Galera! Ontem, sábado, dia 06 de outubro participei da minha primeira prova GRANDE de revezamento! Vários amigos meus que já haviam feito pelo menos uma vez uma prova deste tipo me disseram que eu irei amar! E realmente posso dizer que eu QUERO MAIS!

Acordei às 4:00hs para arrumar os últimos detalhes e então pegarmos a estrada até Bertioga. No fim acabamos saindo de casa por volta das 5:20. Paramos num posto para abastecer o carro. Chegamos em Bertioga por volta das 7:00hs, super tranquilo, pois a largada era às 8hs.

Encontrei o pessoal da minha equipe. Conheci a Debora que ainda não conhecia. Edmar e Vitor eu já havia visto pelo menos uma vez. E o casal Paulo e Pamela já são velho de guerra, rs.

Não houve atraso nenhum na largada. Ponto positivo para a prova. O Vitor, irmão do Paulo, abriu a prova. Fez o primeiro trecho.

O dia estava com bastante sol. Fiquei até preocupada, pois meu rendimento não é nada bom com o sol! Correr no calor e em praia é uma coisa que para mim não combinam muito!

Enfim. Mas não tinha escolha! Estava lá com sol ou chuva, tinha que correr! Eu, Henrique e a Clarinha fomos direto para o terceiro trecho, o qual eu iria correr. O Henrique desceu a bike do carro, pois ele ia me acompanhar pedalando, como apoio. Fiquei ansiosa aguardando o Edmar chegar (ele fez o segundo trecho)... Ia chegando gente, ia saindo gente... e eu cada vez mais ansiosa. Daqui a pouco o Paulo grita, "Jacke, o Ed tá chegando!"

Peguei a munhequeira e lá fui eu. Feliz e contente. ADOREI este trecho. Tinha quase 7km, divididos em três diferentes tipos de lugares: praia, trilha e asfalto. O Henrique me acompanhou de boa. Disse que se todo mundo corresse naquele meu ritmo ele acompanharia todo mundo. Me chamou de lerda, mas tudo bem, rs!

Trecho 3 - Praia, Trilha e Asfalto

Enquanto ele me acompanhava, aproveitava para tirar algumas fotos. Fez até uns filminhos (estão no final do post).

O trecho da praia foi tranquila, pois a areia era dura. Não tive problema nenhum.

Depois entramos numa trilhinha. Delícia. Fresquinho para correr!

Aí a pior parte chegou. Pelo menos foi a que eu menos gostei: Asfalto. Não sei se é porque o cansaço estava chegando. O calor estava aumentando. Enfim. Mas tinha que correr, pois a Pamela estava me esperando para correr o trecho 4. E lá fomos nós.

Achei engraçado, que na praia uma menina saiu correndo no maior gás. Me ultrapassou e foi longeeeeee. Quando chego no asfalto, lá estava ela, cansada! Foi minha vez de ultrapassá-la, rs! Essas coisas sempre acontecem, não tem jeito.

No final deste trecho uma surpresa. Uma subida bem íngrime, mas curta. Só que eu não tinha idéia se meu trecho estava acabando e já estava muito cansada. Na metade da subida eu resolvi caminhar. Lá no topo vi que faltavam poucos metros para terminar e aumentei um pouco o ritmo e entreguei a munhequeira para a Pamela. O Henrique continuou pedalando e acompanhou a Pamela.

Cheguei e minha princesinha me esperava com um abraço, toda orgulhosa e dizia: "Parabéns Mamãe, você correu igual ao Flecha (dos Incríveis)?". Só dei risada, mal sabe ela que a mãe dela correu como uma tartaruguinha.

Fomos para o próximo posto, onde o Vitor iria correr novamente. Neste posto o Henrique resolveu parar, pois já estava com dores fortes no joelho. Ele nem poderia ter pedalado, pois está fazendo fisio por causa de problemas no joelho.

No trecho seguinte nem paramos. A Debora ia fazer a troca com a Vitor. Fomos direto para o próximo posto de troca, onde eu ia fazer o 7º trecho.

Já era próximo de 12:00. Estava sossegada conversando e de repente o Paulo (sempre atento) fala: "Jacke, olha Debora!". Peguei a munhequeira e lá fui eu, pela segunda vez. Mas desta vez "alone", sem um apoio moral.

Este trecho já estava bem mais "deserto" que o outro que eu fiz. Os corredores já estavam bem mais espalhados. O trecho começou com uma estradinha de terra, meio areiosa.

Várias pessoas iam me ultrapassando. Mas eu não esquentei a cabeça, pois além deste trecho ser mais longo que o outro (9,7km) eu sabia que não seria um trecho fácil.

Estava indo bem, o tempo tinha virado e não tinha sol. Até que, "hãhãm", vejo uma BELA de uma subida (sabia que ela viria). Deu vontade de sentar no chão e rir, ou chorar... não sabia! Precisei andar, minhas pernas não permitiram eu corresse (acho que o psicológico também não).

Lembrei dos dois treinos que tinha feito no Pìco do Jaraguá. Parecia que foram em vão. Mas tudo bem. A maioria dos corredores andaram (que consolo). Os que subiam correndo, iam num trote tão lento que andar era mais rápido. Quando cheguei no topo da subida, tinha uma maravilhosa recompensa. Uma vista maravilhosa!!! Deu vontade de sentar e apreciar o lugar! Mas não tinha tempo, o Edmar já deveria estar impaciente me aguardando que eu chegasse!

Bom, mas como meus amigos dizem, o que me anima na subida é a descida. Que delíca. Fui no maior gás! Só dei uma maneirada no final, pois tinha bastante areia e fiquei com medo de escorregar. Imagina que maravilha se isso acontecesse, rs.

Logo depois da descida tinha um posto d'água. Aproveitei e peguei dois copos. Um para beber e outro para o corpo.

Enfim, chegou a parte da praia. Pensou que a parte difícil acabou? Eu também achei, rs. Doce ilusão.
Areia fofa... ai ai ai.. Acho que muito pior que subida! Corri bem "beira-mar" para tentar pegar a areia mais dura.

Esse trecho parecia não ter fim. O pior é que eu havia esquecido de cronometrar meu tempo então eu estava perdida, não fazia idéia de quanto tempo eu já tinha corrido. E para piorar, o percurso não tinha sinalização de quilometragem. Ponto negativo da prova.

Eu ia correndo e torcendo para que faltasse pouco, pois realmente já estava muito cansada. Estava morrendo de inveja daquele monte de gente no mar, de outros jogando frescobol. Naquele momento daria tudo para trocar de lugar com eles, rs.

Mas Edmar estava me esperando. E tinha que parar de delirar e tentar apertar os passos.

Mais a frente percebi o final da praia. Foi então que vi um fotográfo da prova. Fiquei contente, pois isso significava que eu estava chegando nos finalmente. Logo avistei o Paulo que gritou, "Valeu Jacke, tá acabando". Nem acreditei!!!

Confesso que terminei a prova com dores nas pernas, mas valeu muitoooooo a pena!!! Nesse segundo trecho o apoio do Henrique fez muita falta. Mas tudo bem, faz parte!

A Clara já estava ansiosa para entrar na água. Então falei para o Paulo que já íamos direito para a chegada da prova.

Na estrada, indo para a ponto da chegada, encontramos o Ed correndo. Meu trecho era fichinha perto do dele. Minha nossa!

Edmar, no 8º trecho

Mas o último trecho era ainda muitoooooooo pior. O trecho que o Paulo correu. Meu Deus! Aquilo sim era para pagar os pecados mais absurdos que você já pôde ter cometido na vida, rs!

Várias pessoas andando. Trechos absurdamente ABSURDOS, rs.

No percurso encontramos mais duas pessoas da Nossa Turma, equipe pela qual eu corri nesta prova. Dois vitoriosos, Patrícia e Carlos, encararam este percurso.

Corajosos e vitoriosos: Patrícia e Carlos, no último trecho

Chegamos na praia e a Clara foi direto para a água. Estava ansiosa para que o Paulo chegasse. Vi a galera com as medalhas. MUITO LINDA POR SINAL!!! Quando era um pouco mais de 15:00hs o Paulo chegou! Vermelho como um pimentão! Mas com uma carinha de satisfação fora do comum! Ele não sabe em quanto tempo ele completou este trecho, mas foi muitíssimo bem!!! Parabéns garoto. Você foi um verdadeiro orgulho para a equipe!

Aliás, este sexteto está de parabéns. Essa prova não é fácil! Com o calor então, podemos dificultar a prova por 3!

Galera, obrigada por esta oportunidade de ter corrido com vocês e ainda por ter me "cedido" correr o antepenúltimo trecho! Para mim foi uma vitória ter concluído esta prova!

Foi suada! Mas valeu a pena! É bonita demais, não?


Todo mundo orgulhoso com suas medalhas, principalmente eu!


Encontrei velha amiga de guerra, Juliana, minha primeira amiga "mulher" da PlayTeam


Este trio correu MUITOOOO: Carlos, Vitor e Joelmo


Mais fotos da prova podem ser vistas no meu Flickr.

RESULTADO DA NOSSA EQUIPE: 196º/316º
TEMPO: 07:07:47





Trecho 3: PRAIA





Trecho 3: TRILHA




Trecho 3: ASFALTO

quinta-feira, outubro 04, 2007

Dupla JACK DANIEL´S vem aí!!!


Dupla dinâmica na parada! Pois é gente. Vou participar do meu primeiro Biatlhon no dia 27 de outubro. Como AINDA não sei nadar para participar individualmente de uma prova como essa, irei com meu colega e ex-chefito Daniel!

Ele topou ir comigo nesta prova, onde ele nadará 800 metros e eu correrei 4km! Nossa! Deve ser bem divertido! Não vejo a hora!!!

Nossa inscrição já foi feita. Foi engraçado na hora de escolher o nome da equipe. Mandei um email e perguntei: "Dani, precisamos de um nome para a equipe, pode escolher!". Comecei a rir quando recebi a resposta do email: "Jack Daniel´s ué!". Perfeito não é? rsss

Amanhã cedo irei fazer mais um treininho no Ibira e sábado de madrugada sairemos daqui para Bertioga! Volto no domingo para contar todos os detalhes desta prova! Vai ser SUCESSO!!!